domingo, 31 de agosto de 2014

              BOM DIA!  MACAÉ  RJ.
 Blog ''MACAÉ EM PAUTA''  registra nessa noite /31/ de agosto.400.000 mil acessos!
Quero expressar os meus agradecimentos a todos do Brasil e do exterior, que nos acessam diariamente!!
Macaé, 31 de agosto de 2014
Rubem  Almeida
Diretor
Prefeitura transfere para outubro vistoria anual de mototáxi
Texto: Rafael Zarôr | Fotos: Paulo Polônio
Recadastramento será realizado de 20 a 29 de outubro. Ao todo, 90 mototaxistas são autorizados a oferecer o serviço
A Prefeitura de Maricá transferiu para outubro, entre os dias 20 e 29, a vistoria anual dos permissionários de mototáxi – estava prevista para iniciar nesta segunda-feira (01/09). A resolução 009/2014 da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes foi publicada no dia 27 de agosto e estará disponível no site da Prefeitura a partir da próxima semana. Ao todo, 90 motociclistas são autorizados a oferecer o serviço de transporte de passageiros no município.
O recadastramento será realizado na sede da secretaria (Rua Fernando Henrique Assumpção, lote 33-A3, Quadra M, no Parque Eldorado), das 10h às 16h. A resolução municipal fixa as datas, que serão respeitadas, por ordem alfabética, os nomes dos responsáveis pelas permissões, sejam eles condutores ou auxiliares. Na abertura do processo, dia 20 de outubro, os mototaxistas com nomes iniciados pela letra A deverão se apresentar na sede da secretaria e entregar os documentos (originais e cópias) exigidos pela prefeitura. O mesmo procedimento será realizado para todos os permissionários até o dia 29 do mesmo mês, quando serão recebidos profissionais com iniciais de S a Z. Mais informações pelo telefone 3731-2143.
Documentação exigida:
- CRLV 2014 em nome do autorizado;
- Carteira Nacional de Habilitação, com a categoria A remunerado;
- Comprovante de ISS 2014 quitado;
- Prontuário da CNH expedido pelo Detran/Ciretran, comprovando não possuir nos últimos 12 meses multas por infrações graves ou gravíssimas;
- Comprovante de inscrição na Previdência Social atual;
- Atestado de bons antecedentes, expedido pelo Fórum Municipal de Maricá;
- Comprovante de residência de Maricá atualizado;
- 1 foto 3x4;
Comprovante de pagamento da taxa de vistoria de veículos (mototáxi), no valor de 0,5 Ufimas (Unidade Fiscal de Maricá), de acordo com o decreto nº 111, de 18 de outubro de 2012;

Datas de vistorias:
* A – 20/10;
* B, C e D – 21/10;
* E, F e G – 22/10;
* H, I, J, K e L – 23/10;
* M, N, O e P – 27/10;
* Q e R – 28/10;
* S, T, U, V, W, X, Y e Z – 29/10;

3ª SEMANA LITERÁRIA DE QUISSAMÃ FOI UM SUCESSO

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO EM . PUBLICADO EM EDUCAÇÃO

HOMENAGEM PÓSTUMA AO PROFESSOR DAVID MOREIRA EMOCIONOU O PÚBLICO NO ÚLTIMO DIA DO EVENTO

Foto: Adilson dos SantosEncerramento da 3ª Semana Literária de Quissamã - foto: Adilson dos SantosA 3ª Semana Literária de Quissamã terminou nesta sexta-feira (29), após três dias de intensa programação baseada no tema “Monteiro Lobato e Dorival Caymmi: um legado de sonhos, contos, cantos e encantos”.
Recheado de atrações que reuniram cerca de 1.600 alunos da Educação Infantil até o 9º ano de escolaridade das 16 escolas da Rede Municipal de Ensino, além de gestores, equipes técnicas e artistas e músicos quissamaenses, o evento que aconteceu no auditório da Prefeitura, foi organizado pela Coordenação de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) com a parceria das coordenadorias de Comunicação Social, Cultura e das secretarias de Governo e Esporte e Lazer.
Ocorreram exibições de coral, esquetes teatrais, monólogos, animações culturais, interpretações musicais, contação de histórias, coreografias, maculelê e jongo, dentre outras atividades, nas quais artistas locais se superaram mais uma vez este ano, arrancando elogios da plateia pela qualidade de suas performances que abrilhantaram as apresentações da festa literária.
Os personagens de Monteiro Lobato e o universo do Sítio do Picapau Amarelo com a presença da Emília, do Jeca tatu, da Cuca, do Saci Pererê e do Rabicó, entre outros, encantaram a todos, bem como a musicalidade e baianidade de Dorival Caymmi que tomaram conta do ambiente onde se respirava educação aliada à cultura. Havia ainda, uma exposição com livros, charges e reportagens referentes ao músico e ao escritor no hall de entrada do auditório.
Uma homenagem póstuma ao professor de teatro David Moreira emocionou o público neste último dia do evento. Um de seus ex-alunos, Igor Costa recitou poema referenciado-o. Também foi apresentado um vídeo dirigido por Carol Moura com depoimentos de colegas do Centro CulturalSobradinho e diversos ex-alunos de David, que interpretava o palhaço Alegria e a drag queen Laysa Liza (personagem mais famoso dele), e trabalhava em Quissamã na ocasião em que faleceu. Numa das declarações mais emocionantes foi destacada uma forte característica do diretor teatral: 'A primeira missão do David era arrancar sorrisos'.
As coordenadoras de leitura da SEMED, Rosângela Barcelos, Andréa Trindade e Maria Josefa Pessanha que estiveram à frente da organização da Semana Literária explicaram que o evento é a culminância dos trabalhos realizados nas salas de leitura em conjunto com os projetos escolares.
“Percebemos que o tema foi muito bem trabalhado nas escolas que estão de parabéns, pois foi visível o desenvolvimento da oralidade nas apresentações e nesses dias nós sonhamos, contamos, cantamos e encantamos. Esse foi o grande legado que fica, a importância da leitura que proporcionou o sucesso dessa 3ª Semana Literária que se tornou realidade devido ao trabalho em equipe e às parcerias não só com setores daadministração municipal, mas com o apoio incondicional da comunidade que também nos prestigiou, especialmente, na figura dos pais dos alunos”, concluíram as coordenadoras de leitura.

IMAGENS DO EVENTO

FOTOS POR ADILSON DOS SANTOS

Ministério da Saúde disponibiliza 2ª dose da vacina contra HPV a partir de segunda-feira, dia 1º

Meninas de 11 a 13 anos podem se proteger do câncer de colo de útero

Por Luiza Tenente - 29/08/2014 09h55 - atualizada em 29/08/2014 11h23
Siga Revista Crescer no Pinterest
vacina_hpv (Foto: shutterstock)
O Ministério da Saúde comunicou nesta sexta (29) que a segunda dose da vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) começará a ser oferecida no SUS e nas escolas públicas e privadas a partir de segunda-feira (1 de setembro). Assim como na primeira imunização, ocorrida há seis meses, terão direito a ela todas as meninas de 11 a 13 anos.

Se a sua filha fez 11 anos recentemente ou completará até dezembro, ela pode comparecer até o fim do ano aos postos e receber a primeira dose. O esquema é o mesmo utilizado em países como Argentina e Suíça: intervalo de seis meses para a segunda vacina e de 5 anos para o reforço, prolongando a proteção. "Sem a segunda dose, não há imunização", reforça Arthur Chiori, ministro da Saúde. "Nós vamos mudar a história do câncer da mulher em nosso país."

Desde 10 de março até junho, mais de 4,3 milhões de pessoas foram beneficiadas. Considerando os seis meses, o Ministério da Saúde afirma que alcançou 87,5% do grupo-alvo. Em 2015, o público será ampliado e garotas de 9 e 11 anos também serão contempladas pela vacinação. A partir de 2016, a ação ficará restrita às de 9 anos. O objetivo é imunizar 80% do total de 5,2 milhões de meninas de 9 a 15 anos no país até 2016. Além de proteger contra o câncer de colo de útero, essa imunização também impede o aparecimento de verrugas no ânus e na genitália.
Aproximadamente 15 milhões de vacinas serão distribuídas. Segundo o Ministério da Saúde, quando se aproximar a data de tomar a segunda e a terceira doses, a menina receberá uma carta, informando o endereço do posto de saúde onde será vacinada – isso será possível graças a um sistema que armazena dados como nome, endereço e telefone de cada uma.

Até 2018, de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil já terá capacidade de produzir a vacina contra o HPV. A empresa alemã Merck fará a transferência de tecnologia nesse intervalo para o Instituto Butantan.
Sobre o HPV
O vírus do papiloma humano é responsável por cerca de 90% dos casos de câncer do colo de útero, o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres. Ele é transmitido por meio do contato sexual. Estima-se que mais de 290 milhões de mulheres no mundo sejam portadoras do HPV. No Brasil, cerca de 685 mil pessoas são infectadas pelo vírus a cada ano e 4.800 mulheres morrem em decorrência da doença.
A idade mínima para tomar a primeira dose foi definida a partir de pesquisas sobre o início da vida sexual das adolescentes brasileiras. Atualmente, cerca de uma em cada cinco mulheres no oitavo ano do ensino fundamental (13 ou 14 anos) afirma já ter feito sexo, de acordo com dados do Ministério. As evidências científicas mostram que a imunização é mais eficaz quando introduzida antes do início da atividade sexual.

Por ser tratar de um vírus relacionado à atividade sexual, o Ministério quer evitar que se construam tabus em torno do problema. Por isso, será preciso deixar claro que a vacina não eliminará a necessidade de uso da camisinha durante as relações sexuais, já que não protege de todos os subtipos do HPV nem de outras doenças sexualmente transmissíveis. O teste de Papanicolau também não deve ser esquecido. A longo prazo, o governo avaliará o impacto da vacina, medindo a incidência do câncer de colo de útero e o índice de mortalidade da doença.
Sobre o Autor
Diretor-adjunto do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.
Posted: 04 Aug 2014 08:46 AM PDT
Cerca de 215 barcos das classes 49er, Finn, Laser, 470 e RS:X (masculinas), 49er FX, Laser Radial, 470 e RS:X (femininas) e Nacra 17 (mista) disputarão as provas naquele que é o maior evento de vela já realizado no Brasil. Foto: Paulino Menezes/ME
Cerca de 215 barcos de diversas classes disputarão as provas. Evento de vela já é o maior realizado no Brasil. Foto: Paulino Menezes/ME
Esta semana (5) começa a contagem regressiva de dois anos para as Olimpíadas Rio 2016. E o domingo (3) também foi marcado como data histórica com o início das provas da Regata Internacional de Vela, a primeira competição do Aquece Rio, programa de eventos testes para os Jogos do Rio 2016. A disputa é o primeiro dos 45 eventos teste de todas as modalidades olímpicas a serem realizados até 2016 nas arenas de competição dos Jogos.
Até sábado (09), 320 atletas, de 34 países, incluindo 24 medalhistas olímpicos, dentre os quais está o brasileiro Robert Scheidt, bicampeão olímpico (Atlanta 1996 e Atenas 2004) e dono de outras três medalhas nos Jogos (prata emSydney 2000 e Pequim 2008 e bronze em Londres 2012), disputarão provas em 10 classes olímpicas para testar as condições das cinco raias Baía de Guanabara que abrigarão as competições em 2016.
Além de testar as raias olímpicas, a Regata Internacional de Vela permitirá aos velejadores se familiarizem com a cidade e com condições climáticas e de vento do Rio de Janeiro nesta época do ano, a mesma em que serão disputados os Jogos Olímpicos.
“É uma felicidade grande poder realizar o que planejamos nos últimos cinco anos”, destacou Agberto Guimarães, diretor executivo de esportes do Rio 2016. “Trata-se de um grande evento para nós e tudo foi muito planejado para que possamos tirar importantes lições dessa competição que serão aplicadas em 2016”, continuou.
A Regata Internacional de Vela será disputada nas cinco raias dos Jogos do Rio 2016, localizadas nas áreas do Pão de Açúcar, da Ponte Rio-Niterói, da Escola Naval, da Praia de Copacabana e da orla de Niterói. Foram feitos testes para identificar a qualidade da água nos cinco pontos de competições e os resultados recebidos no dia 1º de agosto apontaram que água não representa qualquer risco à saúde dos velejadores.
“O nosso foco principal é testar as raias de competição”, declarou Rodrigo Garcia, diretor de esportes do Rio 2016 e responsável pela Regata Internacional. “Trata-se de um evento da maior importância para que possamos testar não só as condições de competição, mas também as condições climáticas”, prosseguiu.
Diretor de comunicação da Federação Internacional de Vela (Isaf), Alaistar Fox elogiou a estrutura montada para a Regata Internacional de Vela. “Todos estamos impressionados com o que temos visto até agora”, frisou. Ele também ressaltou a satisfação da Isaf por disputar os Jogos Rio 2016 no Rio de Janeiro e não em outra cidade, como ocorreu, por exemplo, nas Olimpíadas de Pequim 2008, quando as provas de vela não foram disputadas em Pequim, mas na cidade de Qingdao.
Medalha de ouro nos Jogos de Londres 2012 na classe 470, o australiano Mathew Belcher afirmou que os atletas estão muito empolgados para competir no Rio de Janeiro. “Estamos muito animados por estar aqui. É a minha primeira vez no Rio e achei a estrutura ótima. Para nós, vai ser muito bom entender as condições climáticas e conhecer a raia que vamos competir em 2016 e esperamos ter uma ótima competição nesta semana”, pontuou.
Sobre a polêmica das condições da Baía de Guanabara no que diz respeito à poluição, Rodrigo Garcia explicou que diversas providências foram tomadas e que houve um reforço nas ações para que a Regata Internacional de Vela seja disputada sem qualquer problema até o dia 9 de agosto.
No que diz respeito à poluição da Baía de Guanabara, Rodrigo Garcia explicou também as providências tomadas e reforço nas ações para a competição. Ele lembrou as várias ecobarreiras instaladas previamente e que os ecobarcos para o evento, que recolhem o chamado lixo flutuante (sacos plásticos e outros detritos lançados ao mar), passaram de três para 10. Além disso, Rodrigo ressaltou entre 12 e 14 outras embarcações para ações de apoio, assegurando a qualidade da competição.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, reforçou a qualidade da água paraas cinco raias e adiantou a ansiedade do Rio para os outros eventos testes a partir do ano que vem. “Nós iniciamos as obras de Deodoro e o Parque Olímpico está três semanas adiantado (no cronograma). As obras de legado de infraestrutura estão todas em dia e não tenho dúvida de que a partir da metade do ano que vem a gente começa a ter vários eventos testes a partir do momento em que formos entregando as arenas, os equipamentos esportivos e, mais importante, entregando aquilo que fica para a cidade e que a população já começa a usufruir”, analisou.
Após as regatas deste domingo, o brasileiro Jorginho Zariff, campeão mundial em 2013 na classe Finn, que lidera a prova após o primeiro dia de competição na classe Finn, disse que cada vez mais está sentido o clima dos Jogos do Rio 2016 e que espera ótimas regatas nesta semana. “A gente está fazendo um trabalho totalmente voltado para as Olimpíadas. A gente tem um Mundial no mês que vem e nem sei se o nosso resultado vai ser muito bom pelo fato de a preparação estar sendo feita totalmente para cá (para os Jogos do Rio), mas eu acredito muito a gente daqui a dois anos, se for eu ou se for o Bruno (Bruno Prada), vai chegar bem forte para as Olimpíadas”, declarou Jorginho.
O velejador elogiou a estrutura dada aos atletas neste ciclo olímpico “Eu fui para Londres e acho não dá para comparar o apoio que a gente está tendo agora do COB, do Ministério do Esporte e da Confederação (de Vela). Não dá para reclamar de nada. Todo o material, todas as viagens e todos os profissionais que a gente quis contar a gente está podendo ter e contar e está muito bacana. Se continuar assim até 2016 acho que vamos conseguir ficar entre os dez no quadro de medalhas.”

Fonte: Ministério do Esporte.
 MACAÉ!  CIDADE  MAIS  CLARA DO  BRASIL!
ADDP Cabo Frio recebe Blumenau neste sábado pela Liga Nacional de Futsal
Por Anderson Lopes em 29/08/2014
Em ótima fase na Liga Nacional de Futsal, a ADDP Cabo Frio tem mais um compromisso diante de sua torcida pela competição neste sábado (30/8). Em jogo que começa às 19h no ginásio Alfredo Barreto, no Portinho, a ADDP Cabo Frio enfrenta o Blumenau/SCF, em valendo pela 12ª rodada da Liga.
 
A ADDP Cabo Frio não é derrotada há seis partidas e está muito perto da classificação para a próxima fase da Liga Nacional. No entanto, terá como adversária a forte equipe catarinense, vice-líder da competição depois da vitória conquistada na noite desta quinta-feira (28/8) diante do Carlos Barbosa, por 4 a 1. O Blumenau/SCF tem 24 pontos em 11 jogos, enquanto a ADDP Cabo Frio tem 18 pontos em 10 jogos.
 
Enquanto a ADDP Cabo Frio conta com a força do conjunto – que ficou evidenciada na goleada aplicada sobre o São Paulo/FIB, na terça-feira (26), por 7 a 1 – uma das atrações do Blumenau/SCF é o goleiro Roncaglio, que com seu chute forte de média e longa distância já marcou quatro gols na Liga Nacional deste ano e, ao lado de David, do Corinthians, é o goleiro com mais gols marcados na competição até agora.
 
A expectativa é que o público neste sábado ultrapasse as 2 mil pessoas que incentivaram a equipe cabofriense na goleada de terça-feira. A entrada é franca e este é o último jogo da ADDP em Cabo Frio antes de uma sequência de dois jogos em São Paulo: segunda (1/9), contra o Corinthians, na capital; e dia 13, contra o Brasil Kirin Futsal/Umbro, em Paulínia, no dia 13.
 
A ADDP Cabo Frio só volta a jogar no ginásio Alfredo Barreto pela Liga Nacional de Futsal no dia 17 de setembro, uma quarta-feira, diante do Floripa Futsal (SC).
 
Para a disputa da Liga Futsal, a ADDP Cabo Frio conta com o patrocínioprincipal da Prefeitura de Cabo Frio e da Ollé Sports, o apoio logístico da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e da COMSERCAF; e os patrocínios da Branca Confeitaria, da COTREL, da Academia Body Club Fitness, das Fraldas Looping, do Caribe Park Hotel, do Laboratório Teuto e da Drogaria do Povo.