sábado, 16 de abril de 2016

Violonista de reconhecimento internacional lança cd na Sala Cecília Meireles

Da Redação

    
  
Uma das figuras dominantes no cenário internacional de violão clássico, como solista ou camerista, Fabio Zanon chega a Sala Cecília Meireles, no Centro do Rio, para lançar seu novo cd 'O Violão Romântico' (The Romantic Guitar). O lançamento celebra os 50 anos do violonista e acontecerá neste domingo (17), às 17hs.
Esse é o primeiro lançamento de Fabio Zanon para a GuitarCoop, uma plataforma online criada por um grupo de músicos que compartilham a visão de que é necessário ir além do modelo tradicional de negócios em música. O álbum traz as primeiras gravações mundiais de obras de Schumann, Liszt e Bobrowicz junto com música de Mendelssohn, Regondi, Coste e Mertz.
Fabio Zanon explica que “o intuito é preservar uma maneira orquestral de se tocar violão, maneira esta que tem sido abandonada nos últimos tempos. Meu Cd vai ter lançamento mundial e isso me deixa muito feliz. Vou tocar em Londres, Moscou, no festival GFA, etc. e assim vou celebrar meus 50 anos lançando um cd de composições da 1ª Geração Romântica”.
Fabio Zanon tem se apresentado por toda a Europa, América do Norte, América do Sul, Austrália e Oriente Médio, e é convidado regular de teatros como o Royal Festival Hall e Wigmore Hall em Londres, Carnegie Recital Hall e todos os maiores teatros do Brasil. Venceu por unanimidade dois dos maiores concursos internacionais: o 30° Concurso “Francisco Tarrega” na Espanha e o 14° Concurso da Fundação Americana de Violão (GFA) nos EUA. A essas vitórias seguiu-se uma turnê de 56 concertos nos EUA e Canadá e o lançamento de seus primeiros CDs.
Sua gravação da obra completa de Villa-Lobos, pelo selo americano Music Masters, é considerada uma referência e o CD Guitar Recital/Naxos, sendo escolhido pela revista Gramophone como o melhor de 1998: “Técnica fluente, grande beleza e variedade de som, resposta emocional finamente controlada, sensibilidade estilística”.
Desde 2008 é professor visitante da Royal Academy of Music de Londres. Em 2013 assumiu a coordenação artística e pedagógica do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.
FA

Nenhum comentário:

Postar um comentário