quinta-feira, 31 de julho de 2014

5º Festival Macaé de Cultura e Gastronomia começa dia 7 de agosto

31/07/2014 11h21 - Jornalista: Liliane Barboza
Foto de prato com arroz em forma de coração com rolinhos árabes
Foto: Divulgação
O cardápio é diversificado e vai da comida mineira à culinária portuguesa, italiana e oriental.
O 5º Festival Macaé de Cultura e Gastronomia acontece de 7 a 10 de agosto, na Praia dos Cavaleiros. O evento, com o tema: "Macaé a Gosto", tem participação de 12 restaurantes, conta com apoio da prefeitura, através da Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur), e infraestrutura para proporcionar comodidade ao público, que terá a oportunidade de degustar pratos especialmente preparados para o evento, com cardápio diversificado - da comida mineira à culinária portuguesa, italiana e oriental. O preço é de R$ 15. 

Os restaurantes participantes são: Devassa Macaé, Durval, Estação da Praia, Ilhote Sul, Kebab Store, Koni Store Macaé, Lucca, Parada do Chopp, Picanha do Zé, Sancho Panza, Seu Adonias e Tokyo. A Deguster Delikatessen vai estar presente no festival vendendo vinhos. O público pode participar também das oficinas de gastronomia, com a presença de chefs renomados, como Claude Troigros, Pedro Artagão, Jan Santos, Massimo Torresan, Checho Gonzales, Paquito, e Bruno Marasco, entre outros.

O festival é uma realização da Associação do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, em parceria com o Macaé Convention Visitors Bureau (Macaé CVB), Sebrae, Prefeitura de Macaé e Fesportur e o patrocínio é da Difratelli, com apoio da Firjan, Sindicato de Hospitalidade e Alimentação de Macaé, Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), Câmara de Diretores Lojistas (CDL), Casa Valduga, EDF e Projeto Agua Boa/Itaipu Binacional.

Cardápio:

Devassa Macaé ?-‎ Devasarela: arroz com carne seca desfiada e refogada com cebola, linguiça calabresa, bacon e queijo coalho e, para finalizar, inhame palha crocante com um toque de ovo ralado e salsa.

Durval Macaé - polvo com batata ao murro: polvo, azeite, cebola roxa e batata ao murro. Estação da Praia - ‎trem bão: cumbuca com angu cremoso, filezinhos mix de lombo suíno, bovino e frango e queijo, acompanhados de couve e linguiça mineira defumada.

Ilhote Sul ?- tinta de lula: arroz com tinta de lula fresca e mix de frutos do mar grelhados, molho de ervas finas e manga rosa

Kebab Store - merche com arroz turco: merche de folha de uva acompanhado de arroz com grão de bico e especiarias árabes.

Koni Store Macaé - hot bowl de camarão: arroz gohan, legumes refogados e camarão ao molho clássico.

Lucca Ristorante -‎ polenta italiana: polenta com mix de cogumelos ao vinho tinto com linguiça toscana.

Parada do Chopp ?- bacalhau do chef: bacalhau grelhado, azeite, cebola, azeitona, alho, pimentão, batata e alecrim.

Picanha do Zé - salmão peito do pombo: filé de salmão fresco marinado no limão e grelhado na manteiga ao molho de soja com mel e batatas sautée. 

Sancho Panza Café – ‎burrito San Domingo: tortilla mexicana em forma de panqueca recheada com carne ou frango desfiados, feijão e queijo. Acompanha três molhos: guacamole, cheddar e tomate vermelho.

Seu Adonias Botequim - lombo matuto: lombo suíno marinado no vinho tinto, recheado com linguiça matuta e purê de batata com agrião.

Tokyo Restaurante - Tokyo Shio: Jow de salmão defumado ao creme de shimeji acompanhado de harumaki de nutella.

Programação:

Quinta-feira: 18h30 - Abertura Oficial; 19h - Chef Massimo Torresan - Fratelli Restaurante; 20h - Chef Checho Gonzales; 21h - Chef Pedro Artagão - Irajá Gastrô, 22h - Show - Tipo Luau

Sexta-feira: 18h - Palestra: Agricultura familiar e preservação da água e meio ambiente

19h - Oficina Senai / Verrines; 20h - Oficina vinho - Sommelier Paulo Nicolay/Mistral; 21h - Chef Jan Santos - Restaurante Entre Tapas e Iberico; 22h - Chef Claude Troigros - Olympe; 23h - Show - Renato Borghetti

Sábado: 14h - Oficina Senai/ Chef Coimbra; 15h - Oficina Senai / Pop Cake; 16h - Oficina literária - contação de história; 19h - Chef Fabiano (Búzios); 20h - Chef Bruno Marasco - Carmine Pizzaria; 21h - Show - Marina Elali

Domingo: 10h - A Cerva Macaé - Desmistificando cerveja artesanal; 11h - Sommelier - João Miguel; 12h - Chef Mauro Dias; 13h - Chef Paquito - Restaurante Parador Valenciano

15h - Oficina literária - contação de história; 16h - Show - Conversa comigo; 18h - Encerramento
FOTOS RELACIONADAS
Lucca Ristorante - polenta italiana: polenta com mix de cogumelos ao vinho tinto com linguiça toscana Ilhote Sul - tinta de lula: arroz com tinta de lula fresca e mix de frutos do mar grelhados, molho de ervas finas e manga rosa Durval Macaé - polvo com batata ao murro: polvo, azeite, cebola roxa e batata ao murro Koni Store Macaé - hot bowl de camarão: arroz gohan, legumes refogados e camarão ao molho clássico Kebab Store - merche com arroz turco: merche de folha de uva acompanhado de arroz com grão de bico e especiarias árabes Devassa Macaé - Devasarela: arroz com carne seca desfiada e refogada com cebola, linguiça calabresa, bacon e queijo coalho e, para finalizar, inhame palha crocante com um toque de ovo ralado e salsa Tokyo Restaurante - Tokyo Shio: Jow de salmão defumado ao creme de shimeji acompanhado de harumaki de nutella Picanha do Zé - salmão peito do pombo: filé de salmão fresco marinado no limão e grelhado na manteiga ao molho de soja com mel e batatas sautéeParada do Chopp - bacalhau do chef: bacalhau grelhado, azeite, cebola, azeitona, alho, pimentão, batata e alecrim

Prefeitura e instituições discutem violência no trânsito em Nova Friburgo

Publicado em 31 julho de 2014
 
O objetivo da reunião foi debater a prevenir os acidentes de trânsito
O objetivo da reunião foi debater a prevenir os acidentes de trânsito
O Prefeito Rogério Cabral recebeu na tarde desta segunda-feira, 28, representantes do Codenf, Conseg, Firjan, Corpo de Bombeiros e Policia Militar, além dos secretários de Ordem e Mobilidade Urbana, Defesa Civil, Educação e do diretor do Hospital Municipal Raul Sertã para discutir melhorias no que tange à violência no trânsito em Nova Friburgo. O objetivo da reunião foi debater a prevenir os acidentes de trânsito, discutindo ideias para poder solucionar o problema.
 
Dentre as ideias debatidas, o ponto alto de comum acordo foi a adoção de um software que seja implementado nas principais instituições envolvidas no combate à violência no trânsito, interligando todas com informações em tempo real sobre os acidentes e estado de saúde das vítimas, caso existam. Essa medida, além de evitar duplicidade nos casos, pode gerar dados mais preciso sobre os acidentes como: dia da semana; local; horário; faixa etária dos motoristas envolvidos; veículos; causas, etc.
 
Outra vertente da discussão sobre a prevenção passou pelo tripé da educação, conscientização e fiscalização. A Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana mostrou números do trabalho realizado no município e a Secretaria de Educação informou que a partir de agosto irá iniciar nas escolas um trabalho de prevenção e educação no trânsito para jovens.
 
Ao fim, ficou resolvido que, no primeiro momento, a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana irá concentrar os números da PM, Corpo de Bombeiros e do Hospital Municipal Raul Sertã para gerar estatísticas do ano de 2014 e, a partir de setembro, realizar o trabalho em tempo real. Conseg e Codenf irão estreitar laços com municípios referência no Brasil, como São José dos Campos (SP), e agendar uma visita para ver de perto como o trabalho é realizado.
 
Uma nova reunião ficou pré-agendada para o dia 5 de agosto, no 6º Grupamento de Bombeiro Militar de Nova Friburgo, durante a qual as instituições apresentarão novas sugestões e resultados do que ficou resolvido neste primeiro momento, além de um esboço do software que irá concentrar as informações.
 
Fotos: Leonardo Vellozo 

Kuarup e Baía Formosa homenageiam Caymmi

Foto: Gabriel Sales
Cia de Dança Baía Formosa também participa da abertura do Festival
Foto: Divulgação
Orquestra Kuarup abre mais uma vez o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival
Quem acompanha o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival sabe que a Orquestra Kuarup tradicionalmente abre os shows da Cidade do Jazz, em Costazul. Nesta edição, o grupo divide o palco com as bailarinas daCompanhia de Dança Baía Formosa para homenagear um dos grandes artistas da Música Popular Brasileira, Dorival Caymmi, que em 2014 completaria 100 anos. A apresentação será dia 8 de agosto, às 20h. 

“Esperamos que o público nos receba, mais um ano, com muito carinho e se divirta conosco. É um desafio tocar junto com um corpo de balé, principalmente por ser uma homenagem importante a um ícone da MPB. Já tributamos Tom Jobim e Moacir Santos e cada um deles tem um trabalho que marcou a música”, disse o maestro da orquestra, Nando Carneiro. 

No repertório, estarão canções como “É doce morrer no mar”, “Retirantes” e “Vatapá”. O objetivo da união destes artistas é abrir o Festival com uma proposta mais lúdica, mesclando os instrumentos e a dança, interagindo com a iluminação de palco

DANÇA - Além de se apresentar com a orquestra Kuarup, a Companhia de Dança participará dos shows com Carlos Malta e Pife Muderno, na canção “Nítido e Obscuro”, no dia 8, e com a da Rio Jazz Orchestra, no dia 16, com uma canção de Stevie Wonder. 

Segundo a coreógrafa da Cia de Dança, Nora Kholki, as apresentações serão emoções únicas. “Gosto muito da música brasileira. Ela é mais animada do que a pop americana e nos dará uma grande oportunidade de mostrar nosso trabalho a um publico diferenciado. Estamos muito emocionadas de ter aceitado este convite da Fundação Rio das Ostras de Cultura. Vale o desafio”, relatou. 

Para a musicista Graciana Souza subir ao principal palco do Festival é uma oportunidade indescritível. “É sempre um grande prazer participar do Rio das Ostras Jazz & Blues. Espero que a apresentação seja cheia de emoções. Estar ali no palco, com os músicos, será uma sensação única de estar entre os melhores do mundo”, brincou a jovem. 

Rio das Ostras é reconhecida por revelar profissionais para o mundo da arte. Para o Cosme dos Santos, presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, é uma oportunidade de mostrar os talentos locais para o mundo. 

“O Festival de Jazz & Blues atrai turistas de todo o Brasil e do Mundo devido à programação, sempre bem selecionada. Por isso, quando vemos nossos músicos integrando o casting, ao lado de artistas de renome internacional é uma grande emoção. Sempre abrimos espaço para que nossos artistas mostrem seu talento e tenham a visibilidade merecida para serem conhecidos e reconhecidos”, disse o presidente.

HINO DE MACAÉ

QUISSAMÃ RECEBE AMBULÂNCIA DE SUPORTE BÁSICO

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO EM . PUBLICADO EM SAÚDE

VEÍCULO SERÁ UTILIZADO NOS SERVIÇOS MUNICIPAIS DE SAÚDE

Foto: Adilson dos SantosAmbulância será utilizada na Emergência do HMMMJ - foto: Adilson dos SantosNa tarde desta quinta-feira (31), a Prefeitura Municipal de Quissamã recebeu da Autopista Fluminense, a doação de uma ambulância de suporte básico (Tipo B). O veículo zero quilômetro é equipado com maca retrátil, sistema de oxigênio, prancha e maleta de primeiros-socorros. O novo veículo será utilizado no serviço de emergência doHospital Municipal Mariana Maria de Jesus. A empresa é responsável, desde 2008, pelos 320 quilômetros da rodovia BR-101/RJ, no trecho que atravessa o estado do Rio de Janeiro de Niterói à divisa com o Espírito Santo.
A entrega contou com as presenças do Prefeito, Octávio Carneiro, da Secretária de Governo, Ana Alice Barcelos, da Secretária de Saúde, Mara Regina, e dos representantes da Autopista: o Diretor Superintendente, Odílio Ferreira, o Diretor de Operações, Edmundo Régis Bittencourt, e o Coordenador, Sérgio Mansur.
Esta foi a décima primeira ambulância entregue pela concessionária, também, para as cidades de Campos dos Goytacazes, Macaé, Niterói, Conceição de Macabú, Itaboraí, São Gonçalo, Rio Bonito, Rio das Ostras, Silva Jardim, Tanguá, Carapebus e Casimiro de Abreu. O objetivo é contribuir para a melhora do transporte, e da remoção de pacientes nessas regiões.
O Prefeito Octávio Carneiro, destacou no ato de entrega, que a ambulância vai ampliar os serviços prestados na área da saúde no município, permitindo cada vez mais um atendimento rápido e com qualidade. “Todo direcionamento que possa ser revertido em ações de saúde é recebido com entusiasmo”, declarou.
A Secretária de Saúde, Mara Regina, também comentou a doação e falou sobre a importância de iniciativas que resultem em benefícios para os munícipes. "Precisamos continuar trabalhando para garantir que novas conquistas e parcerias favoreçam Quissamã, pois esse é um dos nossos principais objetivos. Pedir é sempre importante, mas precisamos também saber agradecer, principalmente, quando a conquista vem reforçar a melhoria na qualidade da saúde do nosso município”, afirmou.

Amvisa interdita mercado e farmácia

31/07/2014 18h33 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Fiscais da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Amvisa) de Macaé, interditaram nesta quinta-feira (31), um mercado no bairro Engenho da Praia e uma farmácia no Centro. Os estabelecimentos estarão impedidos de funcionar até que todas as irregularidades estejam resolvidas.


De acordo com a equipe de fiscalização do setor de Alimentos da Amvisa, o dono do mercado já havia sido advertido sobre a necessidade de adequações e melhorias em alguns setores. Esta semana, um consumidor fez uma denúncia do estabelecimento sobre a presença de insetos, falta de higiene e carne com mau cheiro.

No estabelecimento, os fiscais encontraram problemas na área de açougue, onde foram inutilizados e descartados aproximadamente 400 quilos de carne. O produto estava mau acondicionado, tornando-se impróprio para consumo.

Também estão entre as irregularidades encontradas, a presença de roedores. Os produtos inutilizados foram retirados pela equipe da Secretaria de Limpeza Pública para descarte correto.

Farmácia - A Diretoria de Farmácia da Amvisa interditou parcialmente uma farmácia no Centro. A venda de medicamentos controlados com retenção de receita, psicotrópicos e antibióticos, foi interrompida por falta de responsável técnico e farmacêutico. Após a saída do profissional, o estabelecimento tem 30 dias para se regularizar. 

O cidadão que quiser realizar alguma denúncia ou até mesmo buscar mais informações poderá entrar em contato pelo telefone: 2762-0935.

Cultura será representada no “Festival Andanças”

Foto: Divulgação
Alexandre Marinho aprendeu a profissão de lutier na Oficina de Luteria, com mestres da arte de construir instrumentos de corda
Entre os dias 4 e 10 de agosto, Rio das Ostras participará do “Festival Andanças”, em Portugal, para apresentar as atividades da Oficina de Luteria, mantida pela Fundação de Cultura. Para representar o município, o Lutier Alexandre Marinho fará uma exposição de rabecas e violatas, violinos construídos com latas; e ministrará um workshop sobre a confecção de instrumentos de cordas

A Oficina de Luteria, que hoje é coordenada por Alexandre, foi a responsável por dar à Fundação Rio das Ostras de Cultura o prêmio de Cultura 2014, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. O projeto, que chamou a atenção dos profissionais da Arte e Cultura, fezvoltar os olhos de muita gente para esta escola diferenciada do interior do Estado. 

“Rio das Ostras é uma referência em oficinas de luterias em todo Estado do Rio. Ser reconhecido pelo Governo Estadual foi uma grande alegria para nós que acreditamos na Arte e na Cultura. Agora, enviar um represente da Fundação para a Europa para falar sobre um projeto nosso é uma honra”, relatou Cosme dos Santos. 

LUTIER – Alexandre Marinho aprendeu a profissão de lutier na Oficina de Luteria no ano de 2002, com grandes mestres da arte de construir instrumentos de corda. 

“Para mim é um sonho se realizando, que marcará para sempre minha carreira profissional. Uma oportunidade maravilhosa de levar a outros povos a nossa arte”, disse o lutier. 

ANDANÇAS - O “Andanças” é um festival que promove a música e a dança popular enquanto meios privilegiados de aprendizagem e intercâmbio entre gerações, saberes e culturas. 

Com um olhar dos dias de hoje, o Andanças propõe-se reavivar hábitos sociais de viver a música, retomando a prática do baile popular através de múltiplas abordagens às danças de raiz tradicional, portuguesas e do mundo, com o objetivo de recuperar as tradições musicais e coreográficas, fundindo-as com elementos contemporâneos.

Confiança do Comércio tem primeira melhora desde fevereiro

Da Redação com Agências

  Tamanho da Fonte Diminuir a fonte da matéria Aumentar a fonte da matéria
Apesar de registrar a primeira evolução favorável desde fevereiro, o Índice de Confiança do Comércio (Icom) fechou osegundo trimestre do ano com recuo de 6,3% em relação ao mesmo período de 2013. O dado faz parte da pesquisa Sondagem do Comércio divulgada nesta quinta-feira (31), pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Segundo o instituto, o resultado é consequência da combinação de piora do quadro atual com a melhora das expectativas em relação aos meses seguintes.
Com isso, a taxa interanual trimestral do Índice de Expectativas (IE-COM) passou de um resultado negativo de 6%, em junho, para -4,7% em julho. No mesmo período, o Índice da Situação Atual (ISA-COM) passou de uma taxa de -7,1% para -8,9%, respectivamente.
Para o economista do Ibre Aloisio Campelo Jr., superintendente adjunto de Ciclos Econômicos do instituto, “passado o período de intensificação da desaceleração do setor em função dos feriados relacionados à Copa do Mundo, as empresas parecem esperar alguma recuperação no volume de vendas ao longo dos próximos meses”. Segundo ele, o cenário, embora factível, “não altera o quadro de baixo crescimento que vem caracterizando o comércio em 2014”.
O levantamento do Ibre indica que a melhora das expectativas ocorreu de forma mais notável exatamente nos segmentos que observaram as maiores quedas de confiança nos meses anteriores. No segmento veículos, motos e peças a variação interanual trimestral do IE-COM passou de uma avaliação negativa de 16,4%, no trimestre encerrado em junho, para -9,8%, em julho. Material para construção passou de -11,5% para -9,8%; enquanto no varejo restrito houve ligeira piora das expectativas, com as taxas passando de -3,7% para -4,6%, respectivamente.
O Índice da Situação Atual (ISA-COM), que retrata a percepção do setor em relação à demanda no momento presente, na média do trimestre terminado em julho, 12,5% das empresas consultadas avaliaram o nível atual de demanda como forte e 28,1%, como fraca. No mesmo período de 2013, os percentuais haviam sido de 15,7% e 23,0%, respectivamente.
De junho para julho, o indicador que mede o otimismo com a situação dos negócios nos seis meses seguintes foi o que mais contribuiu para a melhora do Índice de Expectativas (IE-COM), ao passar de uma variação interanual trimestral de -7,2% para -4,9%. A taxa de variação do indicador que mede o otimismo em relação às vendas nos três meses seguintes passou de -4,7% para -4,6%, no mesmo período.
C/ AGÊNCIA BRASIL
YR