domingo, 31 de maio de 2015

 Farolito Praia Imbetiba/Praia Campista!
                      Pico  do Frade !Macaé, RJ.

Semana da Família é festejada em Rio das Ostras

Foto: Mauricio Rocha
Crianças apresentaram coreografias para os familiares presentes à comemoração
Foto: Mauricio Rocha
Familiares dos assistidos puderam fazer corte de cabelo e maquiagem na Semana da Família
Foto: Mauricio Rocha
Aferição da pressão arterial fez parte da programação da Semana
Cerca de duas mil famílias participaram das atividades desenvolvidas nas unidades da Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras durante a Semana da Família, de 25 a 29 de maio. Apresentações de dança, teatro e música, além de mostra de trabalhos, que possibilitaram a convivência e a reflexão sobre o valor da família. A programação incluiu aferição de pressão e “dia da beleza”, com corte de cabelo e maquiagem. 

“Em nossas primeiras reuniões, não havia muita participação dos familiares. Aos poucos fomos mobilizando os integrantes dos projetos e trazendo pais, avós e tios das crianças e adolescentes assistidos e também os filhos dos idosos do Feliz Idade para dentro de nossas unidades. 

A Semana da Família promove ainda mais a cultura do cuidado, da paciência e do afeto que já é cultivada nos projetos que desenvolvemos”, lembra a secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos. 

A pedagoga Mônica Maia, que atua nos projetos da secretaria, fala da importância de trabalhar o tema entre os assistidos. “Hoje já não falamos mais apenas da família nuclear, formado por um casal e seus filhos. Afinal, temos tias que desempenham papel de mãe, avós que cumprem função de pais. Ao longo da semana buscamos integrar todas as famílias com suas particularidades”, explica. 

Na segunda, dia 25, a comemoração da Semana da Família aconteceu na Casa da Criança Âncora I. As unidades da Casa da Criança de Cidade Praiana e Liberdade festejaram a data no dia 26; o Centro de Referência Social – CRAS Sul, no dia 27; a Casa da Criança Âncora II e os CRAS Norte, Central e Rocha Leão, no dia 28; e o Centro Integrado de Convivência (CIC) Gilberto Sobral Barcellos e a unidade de Cantagalo, no dia 29.

QUISSAMÃ PARTICIPOU DO I SEMINÁRIO ESTADUAL DE CONSÓRCIOS DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM SAÚDE

O EVENTO OCORREU NESTA SEXTA-FEIRA (29), EM NITERÓI

Foto: DivulgaçãoI Seminário Estadual de Consórcios de Saúde do Rio de Janeiro    Foto: DivulgaçãoOcorreu nesta sexta-feira (29), em Niterói, o I Seminário Estadual de Consórcios de Saúde do Rio de Janeiro. Representantes da Secretaria Municipal de Saúde estiveram presentes no evento com o intuito de buscar parcerias para Quissamã. O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão discursou na abertura.
O seminário tem por objetivo o fortalecimento dos Consórcios Intermunicipais de Saúde no estado do Rio de Janeiro. Essa forma de cooperação possibilita superar dificuldades enfrentadas cotidianamente pelos gestores municipais, na busca pela garantia da atenção integral à saúde.
Foram esclarecidas questões de legislação e financiamento dos consócios pelo Assessor Jurídico do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro – COSEMS/RJ, Mauro Lúcio da Silva. Apresentações de experiências exitosas dos estados de Minas Gerais, Paraná, Ceará e Rio Grande do Sul também engrandeceram o evento.
“O seminário abordou diversas temáticas relacionadas à Saúde, visando melhorias contínuas para o nosso município”, declarou o Procurador-Geral de Quissamã, Wagner Gil, que compareceu ao evento, representando a Secretária de Saúde, Vivian Marins que cumpria outra agenda da pasta.
O Secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Felipe Peixoto, falou sobre o cronograma das oficinas regionais e fez o encerramento do evento que contou a presença de autoridades políticas, gestores públicos, técnicos e especialistas de diversas áreas do governo nacional.

Grupos de idosos participam da Tarde de Integração

29/05/2015 17:40:00 - Jornalista: Lourdes Acosta
Compartilhe:  
Foto de idosas se apresentando durante a tarde de integração
Foto: Ana Chaffin
Evento estimula o convívio social
Música e dança, teatro e muita alegria fizeram parte da Tarde de Integração da Terceira Idade, ocorrida nesta sexta-feira (29), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), reunindo cerca de 500 pessoas dos grupos de idosos da cidade.
Aberto ao público, o evento foi realizado através do complexo, formado pela concentração dos órgãos que executam a política do idoso (subsecretaria do Idoso, coordenadoria da Terceira Idade e Conselho do Idoso) na Prefeitura de Macaé. O grupamento da Guarda Sênior de Macaé também participou das atividades. Presentes ao evento a subsecretária de Desenvolvimento Social, Patricia Mendonça; a subsecretária do Idoso, Catarina Sousa; e a presidente do Conselho do Idoso, Mariléia Ramos.

A cantora Enete Santos, do grupo “Vivaidoso”, do Lagomar, abriu o evento. Logo após, os grupos Despertar, do Centro, e Amor, do Parque Aeroporto, apresentaram um coral e marchinhas carnavalescas, comemorando o mês das mães.

A coordenadora da Terceira Idade, Luciana Alvarenga, agradeceu a presença de todos no evento que estimula o convívio social. Na oportunidade, ela pediu um minuto de silêncio em homenagem póstuma à Andrea Meirelles, falecida no último dia 17. “Ela deixa um legado social em prol do cidadão macaense e o idoso. Incentivou o resgate de muitos grupos e nos estendeu a sua mão”, acentuou, chamando em seguida todos os funcionários da Coordenadoria da Terceira Idade, da subsecretaria do Idoso e do Conselho para prestarem um tributo através de cantos sacros.

Na oportunidade, subsecretária do Idoso, Catarina Sousa afirmou que o evento estimula o convívio social e visa inserir a melhor idade na rede de proteção que o município oferece melhorando a qualidade de vida dos idosos do município. “Nossa meta é promover a inserção dos idosos, reunindo os que frequentam os grupos existentes no município. É um importante evento, que proporciona acesso à cultura e ao lazer aos munícipes idosos”, garantiu.

Entre as atrações apresentadas na Tarde de Integração estiveram o grupo “Esplendor”, do Trapiche; a dança das “Periquitas”, do grupo Amor do Parque Aeroporto; e dos “Anos 60”, do grupo Sol Nascente da Virgem Santa. O cantor macaense Lian Costa, se apresentou com músicas sertanejas. Durante a tarde houve ainda, sorteio de brindes e lanche coletivo.

Para o cozinheiro Sebastião Passamanni, 65 anos, que participa das oficinas oferecidas no CCI e do grupo de idosos do Parque Aeroporto, a tarde foi bastante expressiva. “Gostei muito desta tarde que expressou alegria e entretenimento. Eu participo da oficina de pão e vou me integrar agora na academia do CCI”, disse. Já Geralda Vilarin, 71 anos, afirmou que participou para se distrair. “Aqui a gente se distrai e conversa com as pessoas. Adorei”.

Participaram da Tarde de Integração os grupos de idosos da cidade, dentre eles estão os seguintes: Alvorecer – Miramar; Amor - Parque Aeroporto; Corações - Morro de São Jorge; Despertar – Centro; Esperança- Sana; Esplendor – Trapiche; Estrela do Mar - Nova Holanda; Feliz Idade – Botafogo; Paz – Aroeira; Prosperidade – Barra; Renascer – Frade; Reviver – Ajuda; Serra Verde – Glicério; Sol Nascente - Virgem Santa; União - Córrego do Ouro; Vivaidoso – Lagomar; e Vivendo - Serra da Cruz.
 Blog Macaé  em Pauta, registra 549.180   acessos
no  dia  de  hoje.
Macaé,31 de maio de 2015.
Rubem Almeida .
Diretor.

Divulgamos concurso para o cargo de advogado(a) júnior

28.Mai.2015
carreiras_com_parenteses_1.jpgDivulgamos nesta quinta-feira (28/05) edital para novo processo seletivo público, com o objetivo de preencher 13 vagas para o cargo de advogado(a) júnior. As oportunidades estão distribuídas por quatro polos de trabalho distintos: Rio de Janeiro (10 vagas), Salvador (1 vaga), Brasília (1 vaga) e Estado do Amazonas (1 vaga).

As inscrições estarão abertas de 2 a 18 de junho no site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br) e o valor das inscrições é de R$ 62,00. Para o cargo de advogado(a) júnior, a remuneração mínima inicial é de R$ 8.866,74.

As provas estão previstas para ocorrer no dia 2 de agosto deste ano. Haverá provas objetivas de conhecimentos básicos e de conhecimentos específicos, além de prova discursiva.

A validade do cadastro de candidatos aprovados no processo seletivo será de seis meses, podendo ser prorrogada por igual período. O edital completo, com cidades de provas, requisitos e remuneração, pode ser consultado em nosso site (www.petrobras.com.br) ou da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br).
Postado em: [Sociedade e Meio Ambiente]

Sons da história

Publicado em 31/05/2015


Divulgação
Clique na foto para ampliá-la
Maestro Ricardo comanda a Lira de Apolo e faz isso com orgulho

Patrícia Bueno

19 de maio de 2015. Na sede da Lira de Apolo, ainda entre as heranças do incêndio de 1990, maestro Ricardo Azevedo concede entrevista, por telefone, a uma emissora de rádio. A ocasião é especial: 145 anos de fundação daquela que é considerada a quarta mais antiga banda do Estado do Rio. Antes, Ricardo, que também é o atual presidente da Lira, havia conduzido o grupo de músicos numa apresentação comemorativa, na Praça São Salvador, ainda nas primeiras horas da manhã, relembrando os velhos tempos das alvoradas.

Não é de se admirar que os músicos tenham se apresentado enquanto a cidade ainda acordava e debaixo de uma chuvinha insistente. Coragem é nome que define a Lira de Apolo que, para comemorar os 145 anos, vai brindar o público de Campos com uma série de apresentações em praça pública. - Chegar aos 145 anos significa que nossos instrumentos não se calaram durante todo esse tempo. Hoje revivemos o passado das alvoradas e pretendemos fazer apresentações em praça pública sempre no final de cada mês. É uma forma de comemorar e fazer com que as novas gerações conheçam a história da banda - comenta o maestro, conhecido como "coração de leão" por sua defesa incansável pela continuidade da Lira, fundada em 1870.

No acervo, o orgulho de ter recebido inúmeros prêmios, entre eles, o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, em 2014. O processo de restauração da sede histórica, após o incêndio de novembro de 1990, começou em 2012 e graças às intervenções feitas nos últimos anos, o prédio não tem mais nenhum risco de cair, mas ainda necessidade de recursos para que o processo seja, de fato, concluído. - A parte estrutural está pronta. É preciso agora investir na restauração arquitetônica - explica o maestro.

Campanhas vêm sendo feitas para que o sonho se torne realidade. E as novas gerações vêm, aos poucos, buscando somar. É o caso do músico e pesquisador Fabiano Artiles, que cuida da fanpage da Lira no facebook e também está envolvido com um documentário sobre a sociedade musical.

Conversar com Fabiano fala sobre a Lira é ouvir um apaixonado pela trajetória da banda. - A Lira de Apolo participou dos principais acontecimentos históricos da cidade desde a sua fundação, além de ter sido celeiro de grandes profissionais da música. No documentário há, inclusive, depoimentos de pessoas como o maestro Luiz Reis e o sambista Délcio Carvalho - enumera.

Fabiano e os 25 componentes da banda reconhecem a força e o valor do líder que têm. - Se não fosse o maestro Ricardo, isso aqui já teria acabado - comenta o clarinetista Sérgio Luiz da Silva, que também acompanhou a conversa na sede da Lira. Sob a batuta da persistência, um maestro e seus comandados seguem a trilha de um sonho que não virou cinzas. Quando você passar por uma praça e eles estiverem tocando, é bom lembrar que todo aplauso será pouco.
Fonte: O Diário -  31-05-2015

QUISSAMÃ SEDIA 1ª SEMANA DE CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM AÇÃO SOCIAL

EVENTO TEM O INTUITO DE BUSCAR DIRETRIZES PARA AS CONFERÊNCIAS ESTADUAIS

Foto: Adilson dos Santos                  Secretária de Assistência Social, Renata Queirós                    Foto: Adilson dos SantosQuissamã vai sediar nos dias 25, 26 e 27 de maio a 1ª Semana de Conferências Municipais, que vai contar com a realização da I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os eventos acontecem no Tattersal do Parque de Exposições Renato de Queirós Carneiro da Silva.
Esta é uma proposta conjunta que acontece pela primeira vez no município, com a realização de uma semana dedicada às conferências, pois tratam de assuntos que são comuns e precisam de uma discussão ampla com a sociedade.
A secretária de Assistência Social, Renata Queirós explicou que nas conferências são discutidos assuntos determinados pelos conselhos federais, e na ocasião produzidas as propostas de ações e diretrizes que serão encaminhadas para os conselhos estaduais e viram propostas para o governo federal.
“As conferências são espaços amplos e democráticos de discussão das políticas, gestão e participação, e tem como característica reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas nos próximos anos”, salientou.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, José Borba Pessanha, ressaltou que a conferência é uma busca por propostas que deverão virar realidade. “Por isso tem que ser discutidas, amadurecidas uma comunhão de ideias que visam a proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente”, disse.
Neste ano será realizada no município, I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que vai debater os desafios na implementação das  políticas públicas para as pessoas com deficiência. Para a presidente do conselho municipal, Maria Aparecida Carneiro da Silva, a conferência municipal é um espaço importante de participação social na avaliação e monitoramento das políticas públicas das pessoas com deficiência.
A abertura da I Semana de Conferências Municipais acontece na segunda-feira (25), a partir das 18h. No dia seguinte, terça-feira (26), será realizada, a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e na quarta-feira (27), I Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, ambas das 8h às 14h.

PREFEITURA DE QUISSAMÃ INICIA RECADASTRAMENTO DE TAXISTAS DO MUNICÍPIO

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM GOVERNO

PERMISSIONÁRIOS DEVEM SE DIRIGIR AO PROTOCOLO GERAL A PARTIR DE 1º DE JUNHO

Foto: Adilson dos SantosRecadastramento será realizado no Protocolo Geral da Prefeitura de Quissamã Foto: Adilson dos SantosA Prefeitura de Quissamã está convocando todos os permissionários de táxi do município para o recadastramento dos veículos e dos próprios permissionários, entre 1º e 15 de junho. Quem não cumprir a determinação terá a permissão revogada.
O recadastramento será realizado no Protocolo Geral da Prefeitura de Quissamã, localizado na Rua Conde de Araruama, 425, Centro, no horário de 8h às 11h30 e de 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.
Os permissionários deverão apresentar os seguintes documentos: Carteira Nacional de Habilitação – categoria B, C, ou D; Certidão Negativa de Débitos para com o Município de Quissamã; Comprovante de Residência e Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo.
Os documentos deverão ser apresentados por meio de cópia autenticada ou cópia acompanhada dos originais, mediante preenchimento de Formulário disponível no local. Vale ressaltar que somente o permissionário poderá realizar o recadastramento.
De acordo com o Subsecretário de Governo, Valdeí Santos, o objetivo é atualizar o cadastro das permissões dos serviços de táxi oferecidos no município. “A medida permitirá melhor organização, coordenação e fiscalização do serviço oferecido aos munícipes, ampliando assim, os mecanismos de controle de qualidade”, destacou.

Areia de Quissamã

Maricá participa de encontro sobre Olimpíadas 2016
Texto: Fernando Uchôa (edição: Gisele Paiva) | Fotos: Segov/RJ
Uma das propostas apresentadas foi a alteração do calendário escolar, com a mudança das férias de julho para agosto de 2016
Maricá participou ontem (29/04) de um encontro com os demais municípios da Região Metropolitana sobre estratégias de ação para as Olimpíadas 2016. A reunião foi promovida pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, no Palácio Cidade Nova, sede da prefeitura da capital.

O secretário municipal adjunto de Mobilização Olímpica e Paraolímpica, Vinícius Moro, representou o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, no evento. A pauta foi a preparação das cidades para as Olimpíadas 2016. Uma das propostas apresentadas as 13 das 20 cidades da Região Metropolitana foi a alteração do calendário escolar, com a mudança das férias de julho para agosto de 2016.

Gestão estadual

Foi apresentada também a ex-deputada estadual Graça Mattos como secretária municipal de Integração Metropolitana. A nova titular atuará fazendo a interface com os municípios da região, que darão suporte ao município-sede em questões, como alojamento e locais de treinos para os atletas olímpicos, mudança de calendários da rede de ensino ealterações no fluxo do trânsito.

“Maricá abriga a sede da Confederação Brasileira do Tiro com Arco e Flecha (CBTarco), esporte olímpico com competições internacionais no município. Estamos trabalhando também com a possibilidade de oferecer a prática de esportes náuticos, como remo e vela, nas lagoas maricaenses, e alojamentos condizentes para os atletas. Já iniciamos contatos com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para viabilizar esses projetos”, concluiu o secretário Vinícius Moro.

Antologia de Poetas Macaenses

    Captionless Image

    Para adquirir o livro Antologia de Poetas Macaenses

ADQUIRA O LIVRO PENSADORES DO CHORO

Pré-venda do livro Pensadores do Choro
capa pensadores do choro reynaldo berto
Com o objetivo de fomentar e incentivar a produção literária de novos autores brasileiros, voltada para o gênero musical choro, a#e-ditora] e a Revista do Choro promoveram, em 2014, o primeiro edital Pensadores do Choro.
Durante dois meses, a #e-ditora] recebeu muitos textos de autores de praticamente todas as regiões do país e, após minuciosa análise, apresentamos neste livro os dois trabalhos vencedores do edital.
Na categoria Crônicas e Memórias, o paraibano de 27 anos, Sergio Aires, instrumentista, professor de flauta e chorão, foi contemplado com o texto Tudo culpa do choro.
Na categoria Instrumentos, com o texto O choro marajoara de Adamor do Bandolim e um breve relato da  história do choro no Pará, Vanessa Trópico, 34 anos, cavaquinista e pesquisadora externa do Grupo de Estudos Amazônicos da Universidade Estadual do Pará foi a contemplada.
Os textos contemplados são o resultado da experiência, vivência, aprendizado, amor e paixão de dois instrumentistas brasileiros pelo choro.
Do Pará, extremo Norte do Brasil, de onde muito pouco, ou quase nada nos chegam de notícias do choro, se desvela um cenário marajoara riquíssimo culturalmente onde o mestre Adamor do Bandolim, com seu jeito único de compor choro, nos mostra que o gênero nunca foi tão vivo na terra mais cabocla do território brasileiro.
Do Nordeste, vem a experiência didática e de vida de um jovem professor, que ao descobrir o Brasil fora do Brasil, na África, hoje é um difusor entusiasta da história de seu país, atuando em um projeto de valorização da cidadania através da musica para jovens de comunidades em situação de risco social da Paraíba, especificamente João Pessoa.
Os dois textos convergem para a latente necessidade de criarmos mecanismos eficazes e plenos para perpetuar a linguagem musical e didática do universo do choro. As dificuldades do chorão do Marajó e o conclame do professor paraibano para que façamos métodos musicais com o legado do choro, nos mostram o quanto ainda há por ser feito para que nossos chorões e estudantes de musica possam vivenciar seu pertencimento ao Brasil de forma plena. Um, com a tranqüilidade de que sua obra está resguardada e outro com a certeza do aprendizado eficaz e sem deformações culturais. O Brasil onde o choro “é a alegria da tristeza que sorri e se lamenta”, onde se ensina e aprende generosamente de verdade. Este é o Brasil contido neste livro. Um Brasil de Pensadores do Choro.
O edital contemplou também o artista gráfico paulista Reynaldo Berta, que ilustra a capa do livro com sua arte.

Todos convidados para o grande lançamento do livro Pensadores do Choro, dia 3 de junho, às 20h, no tradicional pico do Choro em Macaé, oBico da Coruja.

Faremos uma grande Roda de Choro e lançaremos o livro Pensadores do Choro, resultado do Prêmio Literário da E-ditora e Revista do Choro, promovido no final de 2014.

O livro, organizado pelo chorão macaense Rúben Pereira e pela jornalista Leonor Bianchi (ambos editores da Revista do Choro), contemplou os autores Sergio Aires, de João Pessoa (PB), e Vanessa Trópico, de Belém (PA).

As categorias do prêmio literário foram: Instrumentos, e Crônicas e Memórias.

Vanessa Trópico foi premiada por seu texto sobre Adamor do Bandolim e o Choro no Pará, e Sergio Aires com o texto Tudo Culpa do Choro.

Seria muito bacana se a galera se organizasse para adquirir o livro na ocasião. O preço do livro custa R$ 42,00, mas em lançamentos e promoções o exemplar sai a R$ 29,90. Se preferir, adquira pelo site da Loja da E-ditora: wwwlojadaeditora.wordpress.com

O livro já foi lançado em João Pessoa, pelo autor Sergio Aires, em Lumiar, pelos organizadores Leonor e Rúben, e será lançado em Belém, no próximo dia 29.

Agradecemos a todos desde já o compartilhamento deste convite! Até lá!

Salvem os Pensadores do Choro!


Abraços,

Rúben e Leonor

www.revistadochoro.com
www.blogdarevistadochoro.wordpress.com
www.publiquepelaeditora.wordpress.com

Divulgamos concurso para o cargo de advogado(a) júnior

28.Mai.2015
carreiras_com_parenteses_1.jpgDivulgamos nesta quinta-feira (28/05) edital para novo processo seletivo público, com o objetivo de preencher 13 vagas para o cargo de advogado(a) júnior. As oportunidades estão distribuídas por quatro polos de trabalho distintos: Rio de Janeiro (10 vagas), Salvador (1 vaga), Brasília (1 vaga) e Estado do Amazonas (1 vaga).

As inscrições estarão abertas de 2 a 18 de junho no site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br) e o valor das inscrições é de R$ 62,00. Para o cargo de advogado(a) júnior, a remuneração mínima inicial é de R$ 8.866,74.

As provas estão previstas para ocorrer no dia 2 de agosto deste ano. Haverá provas objetivas de conhecimentos básicos e de conhecimentos específicos, além de prova discursiva.

A validade do cadastro de candidatos aprovados no processo seletivo será de seis meses, podendo ser prorrogada por igual período. O edital completo, com cidades de provas, requisitos e remuneração, pode ser consultado em nosso site (www.petrobras.com.br) ou da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br).
Postado em: [Sociedade e Meio Ambiente]

Cidade sedia circuito de ciclismo Audax Rio até domingo

Foto: Mauricio Rocha
Rio das Ostras foi escolhida para sediar a última etapa, de 600 km, que classifica atletas para o Circuito Paris-Brest-Paris
Foto: Mauricio Rocha
As provas são não-competitivas, de regularidade, nas quais os atletas buscam superar suas próprias marcas
Foto: Mauricio Rocha
Desafio Off Road Audax, que acontece no domingo, exige técnica e resistência dos ciclistas
Rio das Ostras sedia de sexta, 29, até domingo, 31 de maio, mais uma edição do Audax Rio, circuito de ciclismo reconhecido mundialmente. As provas são não-competitivas, de regularidade, nas quais os atletas buscam superar suas próprias marcas. A cidade foi escolhida para sediar a última etapa, de 600 km, que classifica atletas para o maior evento ciclístico do mundo, o Circuito Paris-Brest-Paris, de 1.200 km. 

A largada dos 600km será às 22h da sexta-feira, 29. O final de semana tem ainda o circuito de 200 km do Audax e desafios em percursos menores, com largada no sábado, dia 30. O Desafio Off-road tem saída às 8h, do domingo. 

“A região é perfeita, oferece um trajeto relativamente plano, ainda que os ventos criem algumas surpresas aos participantes. Além da prova final, que vai largar na sexta à noite, teremos uma prova de 200 km no sábado pela manhã, para iniciar outros atletas que queiram conhecer o Audax”, explica o organizador, Thiago Gomes. 

Segundo Thiago, a cidade permite que essa logística seja feita de forma eficiente, promovendo o desafio pessoal que os atletas da bicicleta não dispensam. 

PROVAS - No Audax não há disputa por colocações. O objetivo é concluir o itinerário, no tempo proposto, de acordo com cada etapa; de 200km, 300km, 400km e 600km. 

Para receber o brevet de 600 km da edição 2015, os ciclistas vão percorrer um circuito entre Rio das Ostras e Atafona, em São João da Barra, Norte do Estado do Rio, passando duas vezes por Quissamã e Barra do Furado. 

No sábado, dia 30, às 8h, largam os atletas que vão percorrer o circuito de 200 km, até Quissamã. 

O DORA (Desafio Off-Road do Audax), prova totalmente realizada dentro de Rio das Ostras, movimenta a cidade no domingo. Esse circuito tem 80 km, percorrendo estradas de terra, trilhas e fazendas particulares das regiões de Rocha Leão e Cantagalo. A prova inclui uma trilha conhecida como “Vietnam”, na qual os participantes terão que empurrar a bicicleta, atravessar riacho, andar no meio da mata, entre árvores e trilhas de boi, sempre com subidas e descidas alternadas, promovendo um grande desafio aos participantes. 

Ainda no domingo, os ciclistas do Brevet 600km retornam a Rio das Ostras, completando essa prova. 

O Audax Rio tem organização da Pedal 2, supervisão da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj) e apoio da Prefeitura de Rio das Ostras, por meio do Projeto Rio das Ostras Cidade Bike, de incentivo à prática do ciclismo. 


Confira abaixo a programação: 

Largada e chegada na Praia de Costa Azul, Praça da Baleia. 

Sexta Feira, dia 29 de maio
20h - Reunião Técnica Brevet 600 km e Brevet 200 km (Desafios)
22h - Largada Brevet 600 km 

Sábado, dia 30 de maio
8h - Largada Brevet 200 km e Desafios
16h - Reunião Técnica DORA - Vietnam
21h30 - Chegada dos últimos atletas do Brevet 200 km 

Domingo, dia 31 de maio
8h - Largada do DORA - Vietnam
14h - Chegada dos últimos do Brevet 600 km
15h30 - Encerramento e premiações

Projeto Rios Voadores capacita professores do Amazonas

31.Mai.2015
rios.jpgO projeto Rios Voadores, que conta com nosso patrocínio por intermédio do Programa Petrobras Socioambiental, capacitou professores da rede pública de ensino do Amazonas para que entendam a relação do deslocamento de massas de vapor d'água amazônico com a ocorrência de chuvas em outras regiões brasileiras. Os primeiros encontros ocorreram nos dias 13 e 14 de maio, em Manaus. Nas cidades de Coari, Carauari e Tefé, as aulas acontecerão entre os dias 10 e 15 de junho.

A capacitação dos docentes manauaras foi realizada pelo doutor em oceanografia Caio Augusto Magalhães, no auditório do Centro Educacional de Tempo Integral Gilberto Mestrinho, no bairro Educandos, e no auditório CETI Áurea Braga, no bairro Compensa. Sob coordenação do idealizador do projeto Rios Voadores, Gérard Moss, os encontros objetivaram difundir conhecimentos sobre o fenômeno e incentivar a preservação da floresta.

O projeto Rios Voadores integra o Programa Petrobras Socioambiental desde 2007. Suas pesquisas começaram por ocasião de uma expedição aérea comandada por Gérard Moss, a bordo de um monomotor, para estudar como o desmatamento da Floresta Amazônica poderia afetar o clima no Brasil e alterar o ciclo das chuvas no país, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. “A floresta tem uma capacidade muito superior à do mar para devolver umidade à atmosfera. Uma árvore pode capturar até mil litros de água por dia. É máquina fantástica de bombeamento hídrico. A derrubada das árvores acarreta menos chuvas”, explicou Moss.

Programa Petrobras Socioambiental
Por meio do Programa Petrobras Socioambiental, investimos em projetos de todo o país, com foco nas linhas de atuação Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.
Postado em: [Sociedade e Meio Ambiente]