sábado, 31 de outubro de 2015

Desafio Petrobras Stock Car chega em Porto Alegre

29.Out.2015
StockCar.jpg
Preparamos uma série de ações promocionais para a próxima etapa da Stock Car, que será realizada no dia 8 de novembro, no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS). Uma das atrações é o nosso estande no Shopping Bourbon, onde o público poderá testar, entre 31 de outubro e 7 de novembro, suas habilidades em um simulador de última geração. Os participantes concorrerão a ingressos para assistir à competição do Camarote Petrobras na promoção Desafio Petrobras Stock Car.
O simulador faz com que o público tenha a sensação de pilotar um carro de corrida real. Os participantes do Desafio Petrobras Stock Car que conseguirem completar uma volta abaixo do tempo estipulado ganham um par de convites para o nosso camarote. A promoção é válida para maiores de 18 anos.
Carro madrinha no aeroporto
O mundo da Stock Car também é atração no Aeroporto Internacional Salgado Filho. De 31 outubro a 7 de novembro, quem passar pelo terminal poderá conferir de perto o carro madrinha Petrobras da Stock Car e obter informações sobre a promoção.
Blitz Promocional
Outro atrativo é a blitz promocional, que promete movimentar os bares da capital gaúcha. A programação ocorre nas noites de 30 e 31 de outubro, quando promotores vão convidar o público a experimentar uma volta virtual no Autódromo Internacional de Tarumã, realizada em um game para tablet preso a uma réplica do volante de competição.
Serviço:
Promoção Desafio Petrobras Stock Car

- De 31 de outubro a 7 de novembro
Estande da Petrobras no Shopping Bourbon (Av. Grécia 1.500 - Porto Alegre)
Atração: Simulador de carro de corrida
Obs.: Válida para maiores de 18 anos.
Aeroporto Salgado Filho
- De 31 de outubro a 7 de novembro
Atração: Carro madrinha Petrobras da Stock Car
Blitz Promocional
Nas noites de 30 e 31 de outubro
Locais: Bares da capital gaúcha
Atrações: Experimentar uma volta rápida no Autódromo Internacional de Tarumã, em um game para tablet.
Postado em: [Sociedade e Meio Ambiente, Postos Petrobras]
 Nossa Senhora Aparecida, padroeira doBrasil!

Vagas de estacionamento rápido estão sendo sinalizadas em Macaé

29/10/2015 17:42:00 - Jornalista: Carlos Fernandes
Compartilhe:  
Imagem da vaga sinalizada em via pública.
Foto: Divulgação/Mobilidade Urbana
Vagas permitem a parada por até 15 minutos para o acesso a farmácias, unidades de saúde e ensino
A Secretaria de Mobilidade Urbana está intensificando as ações para regulamentação de vagas de estacionamento de curta duração nas vias de Macaé. A medida reforça o que está descrito na Resolução 302/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que define e regulamenta as áreas de estacionamentos específicos de veículos. É esta resolução que serve como base para a Lei Municipal 4.068/2014, que também trata do assunto.
A lei municipal estipula que ficam destinadas duas vagas aos usuários de área de estacionamento de curta duração próximo às farmácias, unidades de saúde e unidades de ensino em geral. Estes espaços específicos, de acordo com o que é estipulado pelo Contran, são parte da via sinalizada para estacionamento não pago. Neles, é obrigatório o uso do pisca-alerta, em período de tempo determinado e regulamentado de até 15 minutos.

A medida vale para toda cidade, mas, por conta da maior demanda, a Secretaria de Mobilidade Urbana iniciou a sinalização destas vagas pelo Centro da cidade. Com isso, algumas farmácias localizadas em vias bastante movimentadas, como a Avenida Rui Barbosa e a Rua Teixeira de Gouveia, por exemplo, já contam com estas vagas. E a continuidade da regulamentação continuará sendo realizado nos próximos meses.

Isso inclui pinturas de guias e placas de estacionamento regulamentado em frente às farmácias, unidades de saúde e unidades de ensino. Com isso, os condutores que estacionarem nestes locais poderão utilizar as vagas somente pelos minutos estipulados pela sinalização ou estarão sujeitos a punições previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Benefícios - A grande quantidade de veículos em circulação diariamente reduz a disponibilidade de vagas de estacionamento, especialmente nas principais vias da cidade. E com a falta de vagas de estacionamento desocupadas próximas a esses estabelecimentos, muitos motoristas se arriscam, cometendo infrações de trânsito para facilitar o acesso ao local. Sendo assim, a ampliação das vagas rápidas evita transtornos como estacionamento em local proibido e multas aos motoristas.

- Hoje temos uma quantidade de veículos muito grande na cidade para utilizar as vagas disponíveis. E, estas vagas de estacionamento rápido, estão sendo posicionadas por proximidade, em regiões estratégicas, de forma a atender a maioria dos estabelecimentos – explica a subsecretária de Engenharia Urbana, Laismeyre Meireles.

No entanto, vale ressaltar que os veículos estacionados nestas vagas devem permanecer com a sinalização de emergência acionada. E, os motoristas que pararem o automóvel nestes espaços, mas não utilizarem os serviços das drogarias, se encaminharem as unidades de saúde ou instituições de ensino, poderão ser autuados, seguindo a legislação de trânsito. As únicas exceções serão os períodos em que locais estiverem fechados ao público.

Estacionamento – Outra resolução, sancionada em julho define uma alteração no CTB e tornará a punição por estacionamento irregular mais rígida. Trata-se do Inciso 17 do Artigo 181, que fala sobre estacionar em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização (placa de Estacionamento Regulamentado).

Por enquanto, esta é uma infração leve (três pontos na Carteira de Habilitação), com penalidade de multa no valor de R$ 53,20 e possibilidade de remoção do veículo. No entanto, conforme a Lei 13.146/15, a partir de 3 de janeiro de 2016, esta infração passa a ser de natureza grave, com multa no valor de R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira de Habilitação, além da possibilidade de remoção do veículo.

Apesar de, inicialmente, a mudança ter sido destinada a assegurar e a promover o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania, por alterar o Inciso em questão, a medida acaba implicando em mudanças em outros espaços regulamentados. É o caso das vagas destinadas às pessoas com deficiência, ao estacionamento de idosos, rotativo e de carga e descarga, e, também de estacionamento de curta duração.

PRESIDENTE DA ACIM É REELEITO POR ACLAMAÇÃO




Em conformidade com o estatuto vigente, foi realizada, na noite da última quarta-feira (28/10), a Assembleia Geral Ordinária 2015, que reelegeu o presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM). A eleição ocorreu por aclamação, já que a instituição não registrou a inscrição de nenhuma outra chapa. O empresário Antonio Martius Gondim, da Mactel Telecomunicações, foi reeleito a presidência e, no dia 01 de janeiro de 2016, iniciará seu novo mandato por mais um ano.

Além do novo presidente, foi eleita também a nova diretoria da ACIM, que inclui Conselho Fiscal e Deliberativo. Durante a solenidade, Gondim aproveitou a oportunidade para apresentar um balanço das ações executadas em 10 meses de gestão. “Este foi um ano de uma forte reestruturação interna, onde olhamos mais para dentro da instituição para que possamos no ano que vem atuar de forma mais eficaz para o nosso associado”, observou.

Entre as ações destacadas, estão a adesão de novos associados, que teve um grande avanço neste ano. “Com a implantação do setor Comercial, conseguimos incluir 80 novas empresas como associadas de janeiro a outubro deste ano. Este número representa um grande avanço, já que antes tínhamos dificuldade na captação das empresas”, explicou.

Após a aclamação de todos os associados presentes, em concordância com a reeleição de Antônio Martius Gondim e sua nova diretoria, o presidente da instituição declarou que espera poder dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado e implementar novas ações. “ O próximo ano será muito importante, pois vamos comemorar o centenário da ACIM. É uma data muito importante e todos nós, que fazemos parte da diretoria desta data, temos que ter muito orgulho e nos empenharmos ainda mais”, destacou.

Confira a lista completa com os nomes da nova diretoria:

Presidente: Antônio Martius Leite Gondim 
Vice-Presidente: Antonio Severino dos Santos
Secretário: Tânia Monnerat Navega
Tesoureiro: Márcia Eliane Ribeiro Barbosa Costa

Conselho Deliberativo
Presidente: Francisco Mancebo Agostinho,
Marcelo de Almeida Vianna Reid,
Aristóteles Cliton da Silva Santos
Oscar Pires
Evandro Capistrano Cunha
Suplentes: Rodrigo de Campos Arenales
Rita de Cássia Abila Bersot
Frederico Antonio Nunes Barreto

Conselho Fiscal
Efetivos: Lilian Nogueira de Almeida
Olavo da Silva Pinheiro Júnior
João Batista Mansur Fouraux
Suplentes: Odilon Tavares Nogueira
Olívio Osório Reis
Amilton Rodrigues

Diretor de Comunicação
Eduardo Freitas Buechem
Suplente: Rafael Viana Mattos

Diretor de Patrimônio
Marco Antônio Antunes Navega
Suplente: Cláudia Márcia Torres Pessanha Faria

Diretor de Petróleo, Energia e Relações Exteriores
Emerson Rodrigues Esteves da Silva
Suplente: Marco Aurélio Gomes Maia

Diretor de Indústria
Edmilson Gonçalves dos Santos
Suplente: Wesley Rocha Guimarães

Diretor de Comércio
Guilherme Braga de Abreu
Suplente: Valéria de Oliveira Ribeiro

Diretor de Agricultura e Pecuária
Francisco de Assis Antunes Navega
Suplente: João Batista de Araújo

Diretor de Serviços
Fernando Antônio Ramos da Silva
Suplente: Elizabeth Alvim Lopes 


Fonte: ACIM - Ive Talyuli

Patrocinamos área infantil e juvenil da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre

31.Out.2015
livro-poa.jpg
Somos a patrocinadora exclusiva da área Infantil e Juvenil da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre, que acontece até o dia 15 de novembro, no centro da capital gaúcha.  Com o objetivo de promover a formação de leitores e de mediadores de leitura, a programação tem como tema este ano “Alice no País das Maravilhas”, em homenagem aos 150 anos de publicação da primeira edição do livro. As atividades se dividem entre a Biblioteca Moacyr Scliar, o Teatro Carlos Urbim e a Casa do Pensamento.
Dentro da programação, o público poderá conferir os títulos que integram a Biblioteca Moacyr Scliar, situada na sede da Câmara Rio-Grandense do Livro, que serve ao longo do ano de consulta para professores, bibliotecários, promotores de eventos literários e outros mediadores da leitura.  Entre os espaços disponibilizados estão a Sala da Leitura - com acervo de referência em literatura infantil; a Bebeteca - com ambientação e acervo concebido para receber crianças de 0 a 6 anos; Sala dos Autores - espaço de acolhimento, orientação e convívio social dos autores; e a Sala do Professor, onde ocorrem oficinas, bate-papos e exibição de filmes.
No Teatro Carlos Urbim, as atrações são espetáculos, concertos, saraus e atividades para jovens e adultos, dentre os quais alunos e professores de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como encontros do ciclo “O Autor no Palco”, para turmas do ensino fundamental. Já a Casa do Pensamento oferece espetáculos, encontros de escritores com alunos dos ensinos médio e fundamental e programação para jovens e adultos.
Outro destaque da programação fica por conta do ciclo “A Hora do Educador”, destinado a professores, bibliotecários e mediadores de leitura, além do 8º Seminário A Arte de Contar Histórias.
Paralelamente à feira, ocorre o “Adote um Escritor”, com 132 encontros com a participação de 70 autores, que percorrem 96 escolas da rede municipal. Outro projeto que merece destaque é a Feira vai à Fase, que promove visitas de escritores a adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (Fase).  Já o projeto Quintanares e Arautos da Área Infanto Juvenil completam a programação.
Serviço
61ª Feira do Livro de Porto Alegre
Data: 30 de outubro a 15 de novembro
Local: Praça da Alfândega – Porto Alegre-RS
Horário de funcionamento: 14h às 21h na Área Geral; 9h às 21h, na Área Infantil e Juvenil.
Postado em: [Sociedade e Meio Ambiente]
Alunos da Escola de Artes participam do Dance Joaçaba 
 
Um grupo embarca nesta sexta-feira para apresentar a coreografia “Cangaceiras”. No sábado, o restante da equipe segue para o Meio-Oeste para duas apresentações, uma de jazz, chamada “Panteras”, e um solo de repertório com “Gisele”
 
No domingo, as meninas da coreografia “Pirulito” sobem pela primeira vez ao palco de evento competitivo (Foto: Andressa Fagundes / Arquivo)
 
Mais uma vez a Escola de Artes Elionir Camargo Martins, da Fundação Cultural de Lages (FCL), participa do festival Dance Joaçaba. Na 24ª edição, que ocorre de 29 de outubro a 1º de novembro, estarão 40 bailarinos lageanos que integram cursos de dança, com idade entre 6 e 22 anos.
Um grupo embarca nesta sexta-feira (30) para apresentar a coreografia “Cangaceiras”. No sábado (31), o restante da equipe segue para o Meio-Oeste para duas apresentações, uma de jazz, chamada “Panteras”, e um solo de repertório com “Gisele”. No domingo (1), as meninas da coreografia “Pirulito” sobem pela primeira vez ao palco de evento competitivo.  
O festival Dance Joaçaba reúne sete gêneros: balé clássico de repertório, balé clássico livre, dança contemporânea, jazz, danças urbanas, danças populares e estilo livre. São cinco categorias: educação infantil (até 6 anos), infantil I (de 7 a 10 anos), júnior (de 11 a 14 anos), sênior (de 15 a 17 anos) e avançado (acima de 18 anos).

Gastronomia de Belém é destaque internacional na Expo Milão

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 31/10/2015 11:13

  • / CULTURA / 31/10/2015 11:13

    Culinária paraense é destaque em pavilhão brasileiro na Expo Milão, na Itália


O pavilhão do Brasil na Expo Milão, na Itália, ficou lotado de turistas do mundo inteiro, dispostos a conhecer mais sobre os encantos, delícias e sabores da Amazônia, durante a Exposição Universal de Milão que reúne tradição, cultura e inovação de mais de 150 países.
Com o tema “Alimentando o mundo com soluções”, o Brasil revela na Europa não apenas sua importância como produtor e exportador de alimentos, mas também o uso de tecnologias avançadas de maneira sustentável na agricultura.
Neste sábado, 31 de outubro de 2015, a expectativa é para o último dia de degustação, que já alcança número recorde de público: são mais de 20 milhões de visitas durante todo o evento. No pavilhão do Brasil, os turistas lotam o auditório para conferir palestras sobre gastronomia e experimentar um pouco das ervas, frutas e diversas comidas típicas de Belém do Pará.
Doces de Bacuri, sucos de Cupuaçu e Taperebá, chocolates da Amazônia e cervejas artesanais, além de pratos típicos como o Tacacá, tiveram destaque. O Italiano Massimo Garibaldi, 33 anos, experimentou o famoso tacacá de Belém do Pará e afirma nunca ter provado algo parecido. “É bem diferente e gostoso. Deixa a boca tremendo e aquece bastante. Uma delícia!”, disse o Italiano.
Na feira internacional ainda foram lançados, neste fim de semana, pela Prefeitura de Belém e Governo do Estado do Pará, o evento “Diálogos Gastronômicos”, que promoverá o encontro de chefs renomados de vários países na capital paraense em agosto de 2016, e foi apresentado o projeto de criação do Centro Global de Gastronomia e Biodiversidade da Amazônia.
A vice prefeita de Belém, Karla Martins, esteve em Milão representando o Estado do Pará. “A gastronomia é modelo de desenvolvimento para a região, desde os ribeirinhos até grandes restaurantes. O turismo gastronômico fortalece toda uma cadeia produtiva que coloca o Estado do Pará em destaque internacional”.
Em matéria veiculada pelo Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, na noite de sexta-feira, 30, a jornalista Ilze Scamparini também deu destaque as riquezas da culinária paraense e a criação do Centro Gastronômico, apontado como mais um fomentador da cultura paraense. 
O Centro será implantado ao longo dos próximos dois anos no complexo Feliz Lusitânia, às margens da Baía do Guajará, em Belém, e prevê uma estrutura com escola de gastronomia, laboratório de alimentos, barco-cozinha, museu e restaurante, e poderá oferecer ao púbico nacional e internacional um ambiente propício à realização de trabalhos sobre gastronomia e biodiversidade em diversas dimensões, como pesquisa, ensino, formação, fomento econômico, divulgação turística e cultural, entre outros. 
“Belém tem um elemento determinante e fundamental para isso, que é a gastronomia que melhor representa o Brasil, com características bem peculiares e uma variedade ímpar de ingredientes. Esse conjunto de coisas colabora para o sucesso dessa iniciativa, que faz uma articulação entre gastronomia, sustentabilidade e meio ambiente", disse o governador Simão Jatene no lançamento do projeto, no dia 15 de outubro deste ano, na capital paraense.
A proposta de criação do centro também faz parte das comemorações dos 400 anos da fundação de Belém, e foi apresentada ao Governo do Pará e a Prefeitura de Belém por um conjunto de organizações da sociedade civil, lideradas pelo Instituto Paulo Martins (entidade que promove e divulga a gastronomia paraense e amazônica, e que organiza anualmente o festival Ver-o-Peso), o instituto Atá (presidido pelo chef Alex Atala e principal instituição brasileira que trabalha a relação homem-alimento) e o Centro de Empreendedorismo da Amazônia (fundado em 2015 com o objetivo de estimular negócios sustentáveis e inovação na região).
Texto: Igor Fonseca
Foto: Comus PMB
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Cabo Frio na rota dos transatlânticos para a próxima temporada de cruzeiros
Por Rosália Moreira em 22/10/2015
Além das belezas naturais, Cabo Frio se destaca pelos investimentos que o Poder Público Municipal faz para colocar a cidade no topo do ranking do turismo nacional e internacional. Além de ter construído um píer para receber os turistas que chegam à cidade pelo mar, a Prefeitura tem feito investimentos com o objetivo de aumentar o número de escalas de transatlânticos na cidade.
 Dentre estes investimentos, estão estudo de novos pontos de fundeio para possibilitar maior estabilidade e conforto do transporte dos passageiros do navio ate o terminal; confecção de material promocional para distribuição aos turistas; e apoio da Guarda Marítima e Ambiental.

O prefeito Alair Corrêa recebeu pessoalmente os diretores da empresa MSC Cruzeiros, uma das maiores do ramo de turismo náutico na América Latina. Com a renovação da parceria entre a empresa e a Prefeitura, já está prevista para a próxima temporada a chegada de 34 navios de luxo da operadora à cidade. Com isso, estima-se que mais de 73 mil turistas e 23 mil tripulantes cheguem a Cabo Frio durante o verão de 2015/2016. Segundo o prefeito, os investimentos no turismo estão sendo feitos desde o início de sua administração.

- Cabo Frio é um porto potencialmente capaz de atrair vários navios, a começar pelos da MSC. Temos infraestrutura, temos qualificação profissional, já treinamos nossos taxistas, já qualificamos ambulantes e ensinamos os hotéis a fazer o tarifário, através de cursos ministrados pela Secretaria de Turismo - disse Alair.

A MSC tem rotas que saem do Rio de Janeiro para a Argentina, nos dois sentidos. Em média, cada turista gasta R$ 100 por dia na cidade, totalizando um saldo de R$ 7,3 milhões que serão colocados na economia da cidade. Nesta estimativa, não estão somados os gastos que cada integrante da tripulação faz na cidade.

A cada ano, o mercado de cruzeiros no Brasil se torna mais competitivo. Para o fechamento das escalas, diversas características são observadas, tais como: cais para desembarque, facilidade de atracação do navio e cidades que atraem os turistas. A escala dos navios é negociada e definida com uma média de dois anos de antecedência, através de eventos envolvendo as empresas proprietárias dos navios, armadores, gestores públicos e agências receptivas. 

Além disso, a Prefeitura de Cabo Frio investe nas rodadas de negócios, com a Secretaria de Turismo e a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA ABREMAR BRASIL), levando o nome da cidade para esses eventos, tendo como retorno os transatlânticos ancorados na Praia do Forte.

Para atender melhor aos visitantes que chegam a Cabo Frio, a Secretaria de Turismo montou uma Central de Atendimento ao Turista (CAT), que conta com recepcionistas bilíngues para orientação e sugestão de passeios. O CAT oferece, também, material de divulgação, como mapas e opções de roteiros culturais, religiosos, lazer e de compras.

A maior parte dos turistas vai à Praia do Forte, à Rua dos Biquínis aos e restaurantes da cidade localizados no Boulevard Canal ou na nova Orla do Forte. Outros procuram por praias mais distantes, como as praia das Conchas do Peró. Há quem opte pelo passeio a pé pela cidade, visitando monumentos históricos, como o bairro da Passagem, o Charitas, a Igreja Matriz Histórica de Nossa Senhora de Assunção e o mirante do Morro da Guia.
 

Coral e orquestra da Emart preparam edição de Natal

29/10/2015 17:39:00 - Jornalista: Assessoria FMC
Imagem da orquestra de apresentando para o público.
Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom
Apresentações prometem emocionar o público
Com a proximidade do período natalino, a Fundação Macaé de Cultura (FMC), com o projeto "Ensaios Abertos", da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), prepara uma nova edição musical para apresentar ao público macaense. Trata-se da junção coral-orquestra, formado pela Orquestra Escola Emart e o Coral da cidade de Macaé.
- O resultado dessa parceria orquestra é maravilhoso. Podemos explorar sonoridades originais e executar um repertório novo e de muito bom gosto. O público pode esperar por um concerto emocionante - afirmou a regente da orquestra, flautista e professora da Emart há mais de 10 anos, Thais Lopes.

Os ensaios para as apresentações natalinas já estão ocorrendo na primeira Igreja Batista, na Praça Washington Luiz, sempre as quintas-feiras, 19h. Segundo a regente da orquestra, a agenda final ainda está sendo definida, mas, já há previsão para duas apresentações nos dias 21 e 22 de novembro, no Teatro Municipal de Macaé (TMM) e na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, respectivamente.

Repertório de Natal - O repertório inclui clássicos natalinos como “Noite Feliz”, de Franz Gruber e arranjo de Joel Bezerra e as peças de Bach e Cesar Franck, entre elas, “Jesus Alegria dos Homens”, de J. S. Bach; “Joy The World” de Haendel, com a versão em português de "Mundo Feliz"; “Natal” (Mendelsohn) e Panis Angelicus, de Cézar Frank.

A orquestra Escola Emart é formada por 30 membros que vivenciam a música de Câmara de maneira plena através de violinos, violas, violoncelos, piano, flautas, trompetes, trombones, trompas, sax e clarinetes. Conta com a participação da solista soprano Lita Lopes, arranjos de Thais Lopes, Joel Bezzera e Lúcio Duval. A regente é licenciada em educação musical e integrou várias orquestras em Juiz de Fora (sua cidade Natal) e em Belo Horizonte. Como flautista, atuou ao lado de grandes músicos como Arthur Moreira Lima, Egberto Gismonti e Turíbio Santos, entre outros.

O coral da Cidade de Macaé existe há 12 anos e possui como regente atual o músico Wilson Souza, que já atuou nos municípios do Rio de Janeiro e São João Del Rey, em Minas Gerais. Tem a participação da professora Maristela Tavares na preparação vocal e do professor Joel Bezerra como arranjador e pianista acompanhador. De acordo com o regente, a junção coro-orquestra “é tradicional na música universal, possibilitando uma sonoridade riquíssima e imponente. O repertório que escolhemos para o período de Natal é conhecido e sua realização, em minha visão, tocará as pessoas”, destacou Joel.

Sobre o projeto Ensaios Abertos

A proposta do projeto "Ensaios Abertos", além de aproximar o público dos talentos da cidade e despertar o interesse pelo aprendizado musical, possibilita aos grupos artísticos fazer seus ensaios em locais públicos. "Eles exercitam a prática do seu aprendizado e alegram o público, oferecendo cultura de qualidade, através da boa música", disse a pedagoga Terezinha Vasconcelos, da Vice-Presidência da FMC.

Segundo a pedagoga, durante suas apresentações os grupos artísticos da Emart têm resgatado músicas da cultura popular ou que já foram temas de novelas, tais como: "Flor amorosa", de Antonio Calado; "Eleanor Rigt", dos Beatles; "Brejeiro", de Ernesto Nazareth; "Pelo Telefone" (primeiro samba gravado no Brasil), "Adeus Morena" e "Já te Ligo", do compositor Pixinguinha e muitos outros.

Para facilitar o acesso da população, os "Ensaios Abertos" têm sido feitos em locais públicos como o palco do Teatro Municipal de Macaé (TMM), na Praça das Artes (Centro Macaé de Cultura), na Sociedade Musical Nova Aurora (parceria), na Praça Veríssimo de Melo e no Calçadão da Avenida Rui Barbosa. Os locais e horários sempre são divulgados pela Fundação Macaé de Cultura (FMC). O evento é aberto ao público e gratuito.