quinta-feira, 22 de junho de 2017

Bosque Azul: famílias de Águas Maravilhosas recebem novas moradias

2017-06-22 15:21:00 - Jornalista: Julie Silveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de pessoas no Condomínio Bosque Azul
Foto: Ana Chaffin - Arquivo Secom
Condomínio do Bosque Azul será o novo lar de 262 famílias de Águas Maravilhosas
Após 10 anos de processo, Macaé comemora uma conquista histórica. A prefeitura inicia, na próxima segunda-feira (26), a mudança de 262 famílias da comunidade de Águas Maravilhosas para novas moradias do Condomínio Bosque Azul. A ação de remoção também envolve a demolição dos imóveis para que não sejam reocupados na área do antigo lixão da cidade, considerada de risco. O processo seguirá até a sexta-feira (30).
A secretária Adjunta de Habitação, Alessandra Aguiar, informa que, durante o processo, cada responsável vai assinar um Termo de Autorização de Demolição (TAD). As chaves da nova moradia, no Condomínio Bosque Azul, serão entregues no mesmo momento da assinatura.

- Tudo vai acontecer simultaneamente. As casas serão demolidas no mesmo dia da mudança. A comunidade foi trabalhada, desde o processo de selagem das casas, que aconteceu em agosto de 2014. A próxima semana marca o início de uma nova vida para todas essas pessoas que terão finalmente o acesso a moradia com dignidade, destacou a secretária, acrescentando que o processo de demolição vai contar com os trabalhos da Secretaria Adjunta de Serviços Públicos.

As famílias passarão a residir na quadra 6, com 12 blocos do Bosque Azul. Para atender a comunidade e manter o laço dos territórios onde viviam antes, foram realizadas reuniões para que cada grupo escolhesse o endereço, respeitando a vizinhança. Além disso, foi feito ainda um trabalho em conjunto com a Secretaria de Trabalho e Renda, em parceria com Sebrae, para formalizar a profissão dos comerciantes da região, incluindo novos pontos de vendas.

O atendimento à Águas Maravilhosas no Bosque Azul faz parte da cota de área de risco do residencial cuja ocupação não foi feita por sorteio. De acordo com Alessandra Aguiar de todas as famílias da localidade apenas vão precisar aguardar a regularização da documentação para efetuarem o processo de mudança, que está previsto para o final de julho.

Bosque Azul - O projeto é uma parceria entre a prefeitura e o governo federal que já beneficiou 1.040 famílias. Os apartamentos contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e total acessibilidade a portadores de deficiências físicas. As quadras têm infraestrutura de esgotamento sanitário e águas pluviais; asfaltamento; calçadas e iluminação pública.

Cada quadra contém um Centro Comunitário e dois cômodos para recolhimento do lixo, reciclável e comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário