quinta-feira, 22 de junho de 2017

Programa Identidade Jovem pode beneficiar 100 mil em Belém

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 22/06/2017 08:02

  • / LANÇAMENTO / 22/06/2017 08:02

    Os estudantes Edilson Pinheiro e Priscila Postilha comemoraram o benefício nesta quarta-feira, 21, no lançamento do ID Jovem no CIIC.


Foi lançado nesta quarta-feira, 21, no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), em Belém, o maior programa social do Governo Federal para a juventude brasileira, o Identidade Jovem (ID Jovem), documento que garante benefícios como meia-entrada em espetáculos culturais e esportivos e passagens em sistema de transporte coletivo interestadual para jovens na faixa etária de 15 a 29 anos com renda mensal familiar de até dois salários mínimos.
No Pará, o ID Jovem está sendo implementado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Pro Paz, com o apoio das prefeituras municipais. O município do estado que se destaca com o maior número de pessoas aptas a integrar o programa é Belém, com mais de 100 mil jovens que se enquadram as exigências do Governo Federal.
Para usufruir dos benefícios do ID Jovem, uma das exigências é que a pessoa esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que na capital paraense é administrado pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa). A inscrição pode ser efetuada na Central do Cadastro Único, localizada na rodovia Augusto Montenegro, em Belém, e nos Centros de Referência em Atendimento Social (Cras).
De acordo com o secretário municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Wilson Neto, o foco da gestão municipal será o de alcançar não só os jovens que já estão inscritos no CadÚnico, mas também aqueles que se enquadram ao perfil, porém ainda não efetuaram a inscrição.
"É uma política pública direcionada para a juventude, que permite que jovens em situação de vulnerabilidade social sejam inseridos na sociedade. Então, o que a Prefeitura busca nesse momento, através da Sejel e da Funpapa, é identificar os jovens que estão cadastrados no CadÚnico e que podem ser contemplados com os benefícios do ID Jovem e também os jovens que ainda não estão inscritos. Hoje temos cerca 20 mil jovens cadastrados no CadÚnico que estão aptos a participar do programa e pretendemos fomentar para que mais jovens com o perfil sejam alcançados e tenham acesso a esse serviço, que é importantíssimo", ressaltou Wilson Neto.
Aprovação - Estudante da Escola Municipal Paulo Fonteles, em Belém, Edilson Pinheiro, de 17 anos, é um dos jovens que já está inscrito e em breve começará a usufruir dos benefícios do programa. Ele recebeu dentro da própria escola as informações necessárias para se inscrever ao CadÚnico e realizou a inscrição no Cras da Marambaia alguns meses atrás.
"É uma boa iniciativa para a gente que já está na porta da universidade e vai precisar ir para congressos muitas vezes no interior. Conseguir uma passagem gratuita já facilita muito", afirmou.
Assim como Edilson, a estudante de 16 anos Priscila Postilha também já faz planos de como utilizará o documento ID Jovem. "Vou poder viajar mais. Soure é o local mais longe que conheço aqui no estado. Agora, vai dar para conhecer outros lugares", disse a jovem.
Pro Paz - Para propagar o ID Jovem no estado, o presidente do ProPaz, Jorge Bittencourt, explica que a Fundação intensificou a emissão do documento nas Caravanas do Pro Paz Cidadania, nos cinco polos do programa Pro Paz nos Bairros. 
"Antigamente, para ter acesso a meia entrada era preciso pagar taxas, o que já traz um impedimento para muitas pessoas. E com o ID Jovem isso agora é totalmente gratuito", explicou o presidente do Pro Paz.
Pacto federativo - O secretário nacional da Juventude, Francisco de Assis Costa Filho, que esteve em Belém especialmente para o lançamento do ID Jovem, aproveitou a ocasião para lembrar que o país apresenta hoje mais de 15 milhões de beneficiários do programa e que mais de 1 milhão de jovens paraenses têm direito ao documento. 
"Nós vivemos em uma realidade de centenas de municípios no Brasil que passam por enormes dificuldades sociais e que precisam de atenção dos governos para mudar. O estado do Pará e a Região Norte não são diferentes nas suas desigualdades sociais. O Governo Federal está buscando parcerias institucionais com todos os governos estaduais e prefeituras, que atendam a todos os princípios do pacto federativo para promover a efetivação do estatuto da juventude", afirmou o secretário.
Texto: Kennya Corrêa
Foto: Uchôa Silva-Agência Belém
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário