sábado, 24 de junho de 2017

Público prestigia primeira noite da Programação Cultural Junina de Belém

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 24/06/2017 10:19

  • / SÃO JOÃO / 24/06/2017 10:19

    Talentos dos grupos juninos empolgou o público na primeira noite da Programação Cultural Junina 2017.


O clima de São João tomou conta de quem esteve presente na primeira noite da Programação Cultural Junina 2017, promovida pela Prefeitura de Belém, nesta sexta-feira, 23, na sede do clube da Tuna Luso, na avenida Almirante Barroso. Dez quadrilhas se apresentaram no primeiro dia do evento e promoveram o verdadeiro show de simpatia e animação.
A programação, que é gratuita, proporcionou ao público, além das apresentações de quadrilha, apresentações de bandas de música e grupos de mostra cultural. Quem deu início aos shows foi o Arraial do Pavulagem.
A aposentada Jurema Castro, 62 anos, do bairro da Pedreira, prestigiou a programação que, segundo ela, é sagrada. “Todos os anos eu prestigio essa festa, é um clima tão bom, com famílias animadas, shows a todo momento, comida típica sendo vendida. É, de fato, a hora de curtir o nosso São João que não fica atrás do de nenhuma outra capital”, afirmou.
Sobre o novo espaço do evento, dona Jurema foi enfática: “Está ótimo! Pelo fato de estar bem organizado, a gente consegue circular por todos os ambientes e ver a programação completa. Daqui eu só saio quando terminar”.
Durante os dias do evento, que segue até 30 de junho, quando haverá a apuração final, 49 quadrilhas devem se apresentar. E como parte da programação, no dia 1 de julho haverá o desfile da Miss Melhor Idade e da Miss Caipira Gay, encerrando a programação no dia 2 de julho.
Subiram ao palco da apresentação nesta primeira noite a quadrilha infantojuvenil Revolução Mirim, do Benguí, e as adultas Roceiro da Amizade, da Sacramenta; Brasileirinha, de Icoaraci; Mensageiro do Amor, da Pedreira; Explosão Junina, de Val-de-Cans; Sensação Caliente, de Mosqueiro; Estrela Junina, de Icoaraci; Arco Íris Mosqueirense, também de Mosqueiro; Sedução Ranchista, do Jurunas; e Rainha da Juventude, da Cremação. A quadrilha Rosa Vermelha, de Icoaraci, foi desclassificada porque seus integrantes não portavam os documentos necessários.
O tempo de apresentação das quadrilhas infantojuvenis é de 18 minutos. Já as adultas têm o tempo de 20 minutos. Ao todo, dez jurados avaliam os grupos nos quesitos conjunto, coreografia, evolução, marcação e traje.
Sem empecilhos - No meio do ensaio, antes de se apresentar, uma cena curiosa chamou atenção em meio aos grupos. Mãe e filho aproveitavam os últimos minutos para a amamentação. O pequeno Isaack Ribeiro, de 1 ano e 4 meses, acompanha a mãe a todo instante e precisa da paradinha para mamar. “Ele topa tudo. Enquanto eu danço, ele brinca ao redor, e quando sei que ele já está com fome, corro aqui para dar o leite”, contou Karla Brandão, 25 anos, que integra o grupo Roceiro da Amizade. Além do pequeno Isaack, a mamãe leva a filha mais velha para as apresentações. “Eu produzo as roupas deles de acordo com o nosso traje. É mais uma forma de sentir minha família sempre perto de mim”, explicou Karla.
Uma brincante não escondia a ansiedade para se apresentar mais um ano pela quadrilha do coração: a vendedora Soraya Baia Barbosa, 44 anos, carinhosamente chama de Sol, integra o grupo Brasileirinha, de Icoaraci, desde sua fundação, há 33 anos. “A cada ano é uma emoção diferente, o coração acelera, as mãos suam, mas a gente vem para dar o melhor. O objetivo é um só, o de levar o título de campeã. Já passamos perto, mas dessa vez trabalhamos e ajustamos o que faltava para levar o primeiro lugar. Vai ser indescritível essa conquista, por conhecer o esforço dessa equipe que se dedica diariamente pelo grupo”, destacou.
A Fundação Cultural do Município (Fumbel), que está organizando o evento, estima que cerca de 10 mil pessoas participem da programação. Para a presidente da Fumbel, Evanilde Franco, “esta primeira noite foi de fato as boas-vindas para a população, que terá, pelos próximos dias, uma vasta programação preparada pela Prefeitura de Belém para desfrutar nesta quadra junina. E mesmo em tempos de crise, conseguimos montar um evento desta grandeza, com organização e gratuito para que as pessoas possam aproveitar o melhor do São João”, afirmou.
A programação deste sábado, 24, se inicia às 18h30 com a quadrilha infantojuvenil Buscapé Mirim. Na sequência se apresentam os grupos juvenis e adultos Arrastão Junino; Império de São João; Sabor Açaí; Revelação do Marco; Paraíso Junino; Roceiros Pé de Moleque; Tradição Junina do Benguí; Reino de São João; Os Presepeiros; Sedução Cabocla; Os Ídolos Mosqueirenses; Folguedos Anarriê; Rosa Vermelha da Terra Firme; e Romance Matuto.
Apoio - Para garantir a segurança do público presente, a Guarda Municipal de Belém designou 40 guardas e duas viaturas que dão apoio na área interna e no entorno do clube. Além disso, equipes da Secretaria Municipal de Economia (Secon) atuam na fiscalização no espaço e equipes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) garantem a limpeza do evento.
Texto: Karla Pereira
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário