terça-feira, 25 de julho de 2017

APROVEITE AS FÉRIAS DE JULHO COM O QUE HÁ DE MELHOR EM CABO FRIO

Por em 25/07/2017
Cabo Frio é a 5º cidade litorânea mais procurada do mundo, de acordo com o site de viagens Kayak, e ocupa o 10º lugar na lista dos 25 melhores destinos do Brasil em relação ao custo-benefício, segundo maior buscador de hotéis do mundo, o Trivago. E não é para menos. A cidade reúne belas praias de águas cristalinas e areias brancas, além de inúmeras opções de cultura e lazer.
 
Neste mês de julho, o recesso escolar promete movimentar o município com a chegada dos turistas e muita programação pela cidade. Segundo a Secretaria de Turismo, são esperadas cerca de 60 mil pessoas durante o período. Por isso, a Prefeitura reuniu o que há de melhor para que sua passagem pelas terras cabo-frienses seja fantástica.
 
PRAIAS

Praia do Forte - a mais movimentada e badalada praia da região tem 7,5 quilômetros de extensão com o Forte São Mateus e o Mirante do Arpoador no canto esquerdo, compondo um cenário de tirar o fôlego. A praia foi eleita pelo prêmio ‘Travellers Choice’ uma das 25 melhores praias do Brasil. Aos domingos, a orla da praia está aberta para aqueles que querem caminhar, andar de bicicleta e outros esportes.
 
Praia do Peró e das Conchas - As praias que ficam a 8 Km do Centro são separadas por uma elevação rochosa, onde está localizada a Cabana do Pescador, que foi cenário para a novela “Avenida Brasil” e mais recentemente pela trama “A Força do Querer”. As praias estão inseridas no Parque Estadual da Costa do Sol, com vegetação e dunas peculiares. Vistas de cima, as praias formam um coração.
 
Praia Brava - Deserta e protegida por escarpas, o local é frequentado por nudistas e surfistas, que lá encontram ondas fortes e areia fofa. A praia fica na ponta  e o final do seu acesso é feito a pé, por trilha de pedra.
 
Praia das Dunas - As ondas fortes fazem da praia das Dunas a mais procurada para a prática do surf, windsurf, kitesurf e vela. É cercada por dunas gigantescas, entre elas, a Duna Mãe, que guarda uma visão privilegiada do pôr-do-sol. 
 
Praia do Pontal - A praia, localizada em Tamoios, é onde há o encontro do mar com o Rio São João, servindo de passagem dos pescadores para o oceano. O local é rodeado de barcos e restaurantes, formando uma bela paisagem.
 
CULTURA E LAZER
 
“Museu do Surf”- Reaberto na atual gestão, o museu conta com uma coleção de peças raras. São 823 pranchas de surf, body board e long board, além filmes, documentos, miniaturas, revistas, quadros e troféus que contam a história de um dos esportes mais praticados no Brasil e no mundo. Recentemente, foi aberta a exposição de windesurf no local.  O museu está localizado na Praça da Cidadania, funcionando de terça a domingo, das 17h às 22h.
 
Rua dos Biquínis - Cabo Frio foi nomeada Capital da Moda Praia do Rio de Janeiro. O setor tem como principal vitrine a Rua dos Biquínis. A rua está localizada no bairro Gamboa e conta com cerca de 150 lojas. O shopping também oferece lojas de moda fitness, acessórios, artesanato, bares e restaurantes. O local funciona todos os dias, das 9h às 21h.
 
Polo Gastronômico da Passagem - O bairro mais peculiar da cidade virou um grande polo de gastronomia. Aos finais de semana e feriados, o Largo São Benedito tem o trânsito de veículos interrompido dando mais comodidade aos freqüentadores, que têm maior acesso aos bares e restaurantes, a arquitetura histórica e as belezas naturais do local.
 
Igrejas - Cabo Frio reúne um grande acervo histórico e religioso em suas igrejas. A tricentenária Matriz de Nossa Senhora da Assunção é a sétima igreja mais antiga do Brasil. O local é uma construção no estilo barroco e decorada em ouro. A igreja está localizada em frente a Praça Porto Rocha, no Centro.  
 
Convento Nossa Senhora dos Anjos - A construção histórica hoje é sede do Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart). Referência da arquitetura do período colonial, reúne arte sacra dos séculos XVII e XVIII e peças de mobiliário. O funcionamento é de terça a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h. Finais de semana e feriados, das 14h às 18h, no Largo Santo Antônio.
 
Charitas - O Museu e Casa de Cultura Jose de Dome - Charitas é um edificação de estilo necolássico do século XVIII. O local já foi orfanato, Câmara Municipal, biblioteca e hoje é sede da Secretaria de Cultura. O museu conta com exposições permanentes e atividades culturais. O Charitas está localizado na Avenida Nossa Senhora da Assunção, 855, no Centro, funcionando das 9h às 18h.
 
Forte São Mateus - Construída em pedra, argamassa, cal e óleo de baleia, por portugueses e índios tamoios para defender a terra das invasões dos franceses, ingleses e holandeses, o Forte é um dos principais cartões postais da cidade. O monumento é parte do patrimônio histórico nacional e compõe junto com a Praia do Forte um dos mais belos cartões postais do litoral do Brasil. O local é aberto ao público.

Boulevard Canal - À beira do Canal do Itajuru e com um estilo boêmio o local, é o ponto preferido na noite cabo-friense. Lá encontram-se algumas das melhores opções de lazer noturno e alimentação da cidade. Ao longo do Canal tem uma feirinha de comidas e artesanato local, mais à frente encontram-se restaurantes, pubs e casas noturnas. O ponto também é uma boa opção para frequentar durante o dia. No calçadão do Boulevard está localizado o Terminal de Passageiros, de onde saem os passeios de barco. 

Mirante do Arpoador - Localizado no Canto do Forte, o Mirante é um dos lugares mais lindos para observar a Praia e o Forte São Mateus. No ponto mais alto do Mirante a vista é mais panorâmica, podendo ver o começo do Canal e a Ilha do Japonês. O local tem a subida ornamentada por uma trilha revestida de madeira e bancos.
 
Sunset Temático
E fechando a programação de julho, a orla da Praia do Forte vai ser transformada em um pedacinho do Havaí no sábado (29), quando os empresários vão decorar os estabelecimentos e vão realizar o Sunset Temático. Das 15h às 23h a confraternização conta música e gastronomia e será uma espécie de boas-vindas aos atletas da 3ª etapa do Campeonato de Canoas Havaianas, que acontece no domingo (30), e uma opção de lazer para os turistas e moradores da cidade. O sunset terá apresentação de DJ shows musicais.

Fotos do Forte São Mateus e de banhistas tirando selfie na praia: Evangelos Pagalidis
Foto Paróquia Nossa Senhora de Assunção: Vânia Maria | PASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário