terça-feira, 25 de julho de 2017

Conferência de Assistência Social discute políticas para o setor

2017-07-25 17:40:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de pessoas na Conferência de Assistência Social
Foto: Maurício Porão
'Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social' é tema da conferência
Teve início na tarde desta terça-feira (25) a XI Conferência de Assistência Social, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Ajuda. O tema do encontro é "Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas)". O evento continua nesta quarta-feira (26), no CCI, entre 9h e 17h.
O auditório do CCI ficou lotado, com mais de 150 pessoas, composto em sua maioria, por assistentes sociais, psicólogos, usuários dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), do Centro Especializado em Assistência Social (Creas), do Centro Pop e da Pousada da Cidadania. Também estiveram presentes profissionais destas unidades de atendimento social.

A mesa de abertura contou com a presença da promotora da Vara de Infância e Juventude, Regiane Cristina Dias Pinto; da secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Tatiana Oliveira Pires; do representante do Poder Legislativo, o vereador Júlio César de Barros.

Fizeram parte também da solenidade, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), Bruno Lemos Villela; a representante do Conselho Regional de Serviço Social, Eliana Monteiro Feres; e a usuária do Cras da Nova Esperança, Alexandra Porto.

O grupo teatral Portadores de Alegria, composto por pessoas com deficiência, apresentou vários números de dança, na abertura da conferência.

Valorização do Assistente Social

Na abertura, Bruno Villela disse que é importante unir as forças de todos para enfrentar as dificuldades no setor de Serviço Social. Tatiana Pires ressaltou a profissão de Assistente Social: "Como garantir os direitos se os assistentes sociais não são devidamente valorizados? O direito deles deve vir em primeiro lugar". Para o vereador Júlio de Barros, existem os pilares saúde, segurança e educação, aos quais a assistência social também deve ser incluída.

Já a promotora Regiane comentou sobre a atividade com ações provenientes dos Conselhos Tutelares. "Ao trabalhar com processos, observa-se que outras áreas, como o serviço social, também precisam de apoio", pontuou.

Objetivos da XI Conferência de Assistência Social

Na XI Conferência de Assistência Social serão promovidos debates coletivos que oportunizam a participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais. Também ocorre nesse encontro eleição de prioridades políticas para os respectivos níveis de governo e as diferentes organizações da sociedade civil, que representam usuários, trabalhadores e entidades de assistência social.

As conferências são espaços de caráter deliberativo que ampliam o debate e a avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes. Tudo isso visa consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos usuários. O apoio à Conferência Municipal de Assistência Social é ação da XI Conferência Nacional de Assistência Social, do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) e da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade.

Programação da conferência nesta quarta-feira (26):

9h às 9h30 - 
Apresentação cultural.

9h30 às 12h - Discussão dos eixos.

12h às 13h - Almoço.

13h às 14h - Leitura dos relatórios dos eixos.

14h às 16h30 - Eleição das deliberações para a conferência estadual.

16h30 às 17h - Finalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário