sábado, 22 de julho de 2017

Obras no Chalé Tavares Cardoso avançam e patrimônio deve ser entregue em outubro

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 21/07/2017 17:40

  • / PATRIMÔNIO / 21/07/2017 17:40

    Prédio teve toda a parte estrutural refeita e reforçada para assegurar durabilidade da obra


As obras de restauro do prédio histórico do Chalé Tavares Cardoso, em Icoaraci, entraram em fase final com previsão de conclusão em três meses. Para conferir de perto o andamento da reforma, o prefeito Zenaldo Coutinho visitou o espaço na manhã desta sexta-feira, 21, acompanhado de moradores da área.
O local já abrigou a Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha e o museu de Artes Populares. Foi desativado em 2014 por problemas estruturais e desgastes ocasionados pelo tempo. A restauração do prédio, tombado como patrimônio histórico, iniciou em julho do ano passado, e busca manter os traços originais e históricos da arquitetura. Fachada, escadaria frontal e os guarda-corpos estão sendo reconstituídos nos mínimos detalhes, assim como as duas cúpulas que integram a fachada.
Durante a visita Zenaldo destacou a importância de conferir o avanço da obra na companhia de moradores. “Fico feliz de, nessa visita, poder contar com moradores de Icoaraci que vieram confirmar essa obra expressiva de resgate no patrimônio cultural de Belém, porque o Chalé faz parte do patrimônio cultural de Icoaraci, portanto, patrimônio cultural da nossa cidade”, afirmou. “Ele é um prédio antigo, lindo, e que vinha sendo destruído ao longo dos anos. Foi então quando conseguimos preparar um projeto e, em parceria com o Governo do Estado, agora estamos chegando à fase de conclusão, inclusive decidindo a ocupação cultural a partir dessa inauguração”, informou o prefeito.
A obra de restauro se dá numa área total de 1900 metros quadrados e prezará por manter os traços originais da arquitetura do prédio.  Toda a estrutura do térreo, andar superior e subsolo será recuperada, bem como o telhado. Também foi feito um novo forro coberto por manta impermeabilizante, para evitar infiltrações. Além disso, recebe pintura especial para valorizar ainda mais a arquitetura.
O engenheiro responsável pela obra, Gleyson Sales, ressaltou que uma das principais intervenções feitas no Chalé foi na parte estrutural. “A parte lateral direita do prédio teve que ser toda reforçada porque estava cedendo por inteiro. Descobrimos que não existia nenhuma estrutura como fundação, pilar, vigas, na engenharia antiga, e isso foi feito agora. E em relação aos alagamentos que existiam aqui, fizemos uma contenção para evitar que aconteça novamente”, assegurou.
Para a oficial militar reformada, Bernadeth Pinheiro, 58 anos, moradora do distrito de Icoaraci desde a adolescência, “constatar que um gestor se dedicou a recuperar nossa cultura e especialmente, um de nossos pontos turísticos, é maravilhoso, isso é um avanço para a nossa cidade. Icoaraci é um berço da arquitetura, com essa reforma todos nós só temos a ganhar”, declarou.
A obra está orçada em aproximadamente R$ 2,8 milhões e deve ser entregue na primeira quinzena de outubro.
Texto: Karla Pereira
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário