segunda-feira, 24 de julho de 2017

Praça da Republica tem mais quatro monumentos reformados

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 24/07/2017 16:00

  • / PATRIMÔNIO / 24/07/2017 16:00

    Bancos, lixeiras, calçamento e monumentos seguem com mais de 50% das obras concluídas e a previsão é de que toda a praça esteja pronta até outubro


Com a conclusão dos serviços de restauro em mais quatro importantes monumentos na Praça da República, a reforma do local entra na reta final e a população terá de volta o famoso lago que fica na área central da praça. Além dele, foi finalizada a revitalização no coreto de alvenaria, na maloca e na Cascata Grega. A previsão de conclusão total da obra é até outubro.
Segundo o diretor de obra civis da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Reinaldo Leite, esses monumentos, reconstituídos em suas cores e formatos originais, conforme aprovação do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já podem ser usufruídos pelos visitantes da praça. “Como o complexo da Praça República é muito extenso e composto de muitos monumentos, a medida que estamos concluindo algumas etapas da obra, vamos entregando para a população. Só pedimos que todos também cuidem do espaço reformado com tanta satisfação pela prefeitura”, explica o diretor.
O trabalho segue concentrado no Anfiteatro, Monumento da República, Fonte Luminosa e quiosque do Bar do Parque.  “O anfiteatro está recebendo reparos, limpeza e pintura e deve ficar pronto até o fim de agosto. No Monumento da República, já foram revitalizados o guarda-corpo de ferro e os postes decorativos. A próxima etapa é limpeza das estátuas e restauro. Na Fonte Luminosa faltam apenas pintura e instalação da fonte. Em muito desses monumentos, o trabalho de restauro é minucioso para mantermos os traços originais, por isso, requer mais tempo”, esclarece o diretor.
A recuperação dos 12 mil metros quadrados de calçada de pedras portuguesas será finalizada esta semana, com a conclusão de menos de 800 metros restantes. Dos 160 bancos e 160 lixeiras da praça, cerca da metade já foi reformada e recolocada.
Reformados - Outros monumentos que já passaram por reforma foram: Pavilhão Euterpe (atrás do Theatro da Paz) e Coreto de Ferro (próximo ao monumento da República), bancos de alvenaria em frente ao Theatro da Paz, Obelisco dos Revolucionários e caramanchão. A plataforma do Bar do Parque já passou por reforma completa, bem como a cozinha e os banheiros que funcionam no subsolo. 
A Praça da Sereia, que também faz parte do complexo, foi entregue à população no ano passado com o monumento e o chafariz das Sereia, além de bancos, lixeiras, paisagismo, elementos decorativos recuperados.
Os banheiros públicos que funcionam em dois monumentos também foram reformados e entregues para o uso da população no ano passado. Outro elemento entregue foi novo posto da Guarda Municipal, construído em frente ao Teatro da Paz, para reforço da segurança na praça.

Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: Tássia Barros - Comus
Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário