segunda-feira, 24 de julho de 2017

Programação da PMB em Mosqueiro agrada veranistas que lotam as praias da ilha

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 24/07/2017 09:30

  • / VERANEIO / 24/07/2017 09:30

    O penúltimo fim de semana de férias atraiu cerca de 50 mil pessoas à ilha de Mosqueiro.


Cerca de 50 mil veranistas estiveram no distrito de Mosqueiro no penúltimo final de semana das férias de julho.  Além de muito sol, os visitantes e moradores da ilha, aproveitaram para participar da programação de verão da Prefeitura de Belém, realizada pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
Na praia do Chapéu Virado ocorreu o Circuito Paraense de Patins, com 60 atletas inscritos na competição, válida pelo ranking  estadual. Além disso, a programação Verão Radical da Sejel contou com torneios de patins e BMX (ou bicicross, esporte praticado com bicicletas especiais).
O jovem Magno Benjamin, campeão paraense de patins street 2016 foi um dos inscritos no circuito. “São 14 anos  da minha vida dedicados ao esporte, e saber que o poder público incentiva essa prática, sem dúvida tem sido um presente para nós, atletas, e também para quem vem nos prestigiar. Esse não é um esporte visto com bons olhos por parte da população, mas quando ganha o apoio da prefeitura, como agora, a aceitação é bem melhor”, afirmou.
De acordo com o coordenador de esportes radicais da Sejel, José Eduardo Sardo, “a iniciativa da Prefeitura de Belém tem ajudado a fortalecer os esportes radicais no município, e a parceria com as entidades esportivas têm dado um saldo positivo nas ações”.
Banhistas – Neste final de semana o distrito de Mosqueiro teve picos de maré alta com níveis que ultrapassaram 3,5 metros. Como ação preventiva, agentes da Defesa Civil fizeram o monitoramento das principais áreas de risco e orientaram os banhistas. A ação contou com o apoio da Agência Distrital de Mosqueiro, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual.
No Chapéu Virado foi montada uma base com agentes voluntários e servidores da Defesa Civil, com o intuito de fazer o trabalho preventivo com crianças, por meio de pulseiras de identificação. Além disso, a base serve para atendimentos de primeiros socorros. “Nossa intenção surgiu devido aos índices de crianças perdidas nesta época do ano. Para trazer mais segurança às famílias, distribuímos uma média de 600 pulseiras por final de semana, e isso ajudou da seguinte maneira: até hoje somente quatro casos foram registrados, felizmente”, avaliou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Yan Miranda.
A dona de casa Luciana Monteiro aproveitou a oportunidade para garantir que o filho Enzo, de 3 anos, e a sobrinha Laíse, de 8 anos, não saíssem de sua vista sem a devida identificação. “A gente sabe que criança tem uns repentes, você pode ficar em alerta, mas, pra evitar um transtorno maior – Deus o livre – eu aproveitei que estão dando a pulseirinha, e trouxe eles”.
Alerta – A maior maré alta do ano deverá ocorrer nesta segunda-feira, 24, e terça-feira, 25, aproximando-se de 4 metros de altura. Por isso, alguns pontos na praia do Marahu, Paraíso, São Francisco e Baía do Sol serão isolados, e as equipes continuarão orientando para que as pessoas evitem os locais de risco.
Mas quem foi para a bucólica neste fim de semna não se prendeu somente às praias, não. Há quem não dispense um bom e tradicional cafezinho na Vila. Foi o caso da família da Lilian Carneiro, 27 anos, que veio de Belém especialmente para passar o dia na ilha. “Vir pra Mosqueiro e não tomar o café na Vila, não é a mesma coisa. A gente começa o dia por aqui, pede o que tem direito e aí sim, segue a programação”, contou a enfermeira. “Mosqueiro tá tão pertinho da gente, o trânsito é mais leve, menos carro e menos tempo. Além disso, o custo benefício vale a pena, porque não gastamos muito consumindo aqui”.
Mercado - Com a alta demanda de veranistas, uma das preocupações sempre tem a ver com os preços dos principais produtos comercializados no mercado municipal e nas tapiocarias da vila de Mosqueiro. Mas este ano, ao que tudo indica, quem precisou garantir as comprinhas por esses lugares garantiu que os valores não assustaram ninguém. “Não tenho sentido a diferença de comprar na capital, ou aqui. Tô aqui com a minha família desde o início do mês, e as compras são quase diárias no mercado, mas têm dado no bolso”, relatou o funcionário público Ismael Pastana.
A mesma avaliação foi feita pelos permissionários, como Lucivaldo Saldanha. “Nossos preços continuam cabendo no bolso no consumidor, e essa é uma maneira de garantir a boa venda. Tô achando as vendas melhores em relação ao ano passado”, disse o vendedor de carnes.
Trânsito – A Prefeitura de Belém realiza durante todo o mês de julho, ações de conscientização e prevenção de acidentes por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), e da Guarda Municipal de Belém. 

Texto: Karla Pereira
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário