segunda-feira, 24 de julho de 2017

Unidades de ensino encerram censo escolar no dia 31 deste mês

Unidades de ensino encerram censo escolar no dia 31 deste mês
No período de recesso nas 12 escolas e três creches da rede municipal de Quissamã, as secretarias das unidades de ensino promovem até 31 deste mês, diversas atividades internas. A renovação de matrículas ou novas matrículas para o 2º semestre estão abertas até o próximo dia 27 deste mês apenas no Ciep Municipalizado Dr. Amilcar Pereira da Silva, para os alunos da 1ª a 9ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os participantes terão que ter 15 anos completos, no ato da matrícula.
Na rede que está funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 h às 13 h, acontecem atividades como o censo escolar, iniciado no dia 31 de maio e com o término previsto para o próximo dia 31. Também estão sendo realizados, o preenchimento de documentos individuais dos alunos, atendimento ao público e repassadas informações sobre o rendimento escolar.
Segundo a chefe do Departamento de Supervisão Educacional, da secretaria municipal de Educação, Alexandra Mathias Netto, o período é de grande importância para que as secretarias escolares se organizem e finalizem toda a documentação do 1º semestre, e para dar continuidade a do 2º semestre.
— Este período é fundamental para que as secretarias concluam o levantamento do censo escolar, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação, responsável pelo repasse de verbas para os programas e políticas federais, como Livro Didático, Transporte e Merenda Escolar, entre outros, em 2018 — explicou, acrescentando que o censo também sinaliza o quantitativo de alunos para a Prova Brasil 2017, que contará com a participação de alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.
PROVA BRASIL — É uma avaliação censitária das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino. Participam as escolas que possuem, no mínimo, 10 alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental através de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Os estudantes respondem a itens (questões) de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os alunos fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

A partir das informações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

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