quinta-feira, 27 de julho de 2017

Viver Primavera - um mês de casa nova para mais de 700 famílias

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 26/07/2017 16:06

  • / MORADIA DIGNA / 26/07/2017 16:06

    O cadeirante Ailton nem consegue tirar mais o sorriso do rosto com a nova casa totalmente adaptada e que ele percorre sozinho, sem precisar de ajuda


“A gente morava numa palafita no meio da lama e o medo imperava”, relata dona Claudete Silva, 44 anos, ex-moradora da chamada Baixada Fluminense, área ocupada desordenadamente no distrito de Icoaraci e marcada pela ausência de infraestrutura e também pela violência. O marido dela, Juraci Ferreira, 44 anos, está desempregado e confessa que tinha medo de deixar a família sozinha em casa. “Agora eu fico menos preocupado em sair para procurar emprego. Sei que eles podem ficar aqui com mais segurança, além disso, meus netos têm opção de lazer com esse parquinho e a quadra de esportes”, alegra-se, referindo-se à estrutura do residencial Viver Primavera, nova morada da família, entregue pela Prefeitura de Belém há um mês, no bairro do Tapanã. “Hoje estamos aqui, meu marido, filhos, nora, todos desfrutando do conforto e tranquilidade que esse lugar passa”, comemora Claudete sem conseguir tirar o sorriso do rosto com a nova realidade.
O residencial Viver Primavera é o primeiro empreendimento executado pelo programa “Viver Belém – Minha Casa, Minha Vida”, criado por decreto do prefeito Zenaldo Coutinho em junho de 2013 e que tem mais de 9 mil novas moradias já com obras em andamento. Ainda este ano, devem ser entregues os residenciais Viver Maracá, com 550 apartamentos em Icoaraci; Viver Pratinha, com 768 unidades na Pratinha, e os residenciais Tenoné I, com 384 unidades e Tenoné II, com 96 unidades. “Queremos inaugurar todas estas unidades até o final de dezembro”, planeja o titular da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), Maiken Souza.
Maiken explica que as famílias contempladas com os apartamentos do residencial Viver Primavera continuam a receber apoio dos órgãos municipais até a total adaptação. “Nosso trabalho é no sentido de proporcionar uma rápida acomodação para os moradores e, para isso, designamos um profissional que está reunindo com eles diariamente para definir alguns pontos como o grupo que vai representar a associação de moradores, a regularização de vendas na área interna para que gere lucro aos próprios condôminos”, enfatiza.
Há quinze dias no novo lar, a família da empregada doméstica Edileusa Maia, 46 anos, têm vivido uma rotina bem diferente da que tinha antes. “Viemos de uma casa alugada no bairro do Tenoné, que mal cabia nossas coisas. Eram dois compartimentos que juntavam sala, cozinha e quarto, e o outro era o banheiro”, conta Edileusa. “Imagina só o que era pagar 400 reais de aluguel e 300 de energia, sabendo que a gente não teria retorno desse investimento? Agora é diferente, esse é o nosso cantinho”, festeja a empregada doméstica.
Casada com o aposentado Ailton Maia, 76 anos e cadeirante, Edileusa e o marido comemoram a acessibilidade desfrutada em todos os cômodos da casa. “Hoje tenho total independência pracircular pela casa. Tomo banho só e ninguém precisa ficar me carregando”, orgulha-se Ailton que lembra que antes a cadeira não passava pela porta do banheiro. “Nossa vida melhorou bastante. Sinto uma renovação. Agradeço a Deus e ao prefeito Zenaldo (Coutinho) por ter se empenhado em fazer o bem para tantas famílias”, completou Edileusa.
O residencial Viver Primavera dispõe de toda infraestrutura de abastecimento de água e de esgoto, iluminação externa, praças, quadras poliesportivas e centro comunitário. O final da linha de ônibus foi transferido para a frente do conjunto, para atender a maior demanda de moradores. Durante a entrega dos apartamentos no último dia 26 de junho, o ministro das Cidades, Bruno Araújo, garantiu ao prefeito Zenaldo Coutinho apoio para a construção de uma creche de tempo integral e uma Unidade de Saúde na comunidade.
Inserido no programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, o programa de habitação de Belém, viabilizado pela Lei Municipal nº 9014/2013, do prefeito Zenaldo Coutinho, na qual o município abre mão da arrecadação de impostos municipais, como ITBI, IPTU e ISS, como forma de incentivo aos empreendimentos, em favor da população de baixa renda.
Serviço
As inscrições no Programa Viver Belém podem ser feitas pelo site da Prefeitura de Belém (viverbelem.belem.pa.gov.br) ou diretamente na sede da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) - na Avenida Júlio César, 126A, no bairro de Val-de-Cans. Os requisitos são: renda familiar de até R$ 1.800,00. É necessário fornecer o número do RG, CPF e também o Número de Identificação Social (NIS).
Texto: Karla Pereira
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário