quinta-feira, 17 de agosto de 2017

“Aliança Pela Paz” chega a escola do bairro do Tapanã

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 17/08/2017 13:32

  • / AÇÃO INTEGRADA / 17/08/2017 13:32

    Semobinho foi a estrela da ação educativa “Aliança Pela Paz” na escola Benedito Monteiro, no Tapanã.


“Antes de atravessar perto da faixa sem sinal, devemos acenar para o motorista; quando ele parar, temos que olhar para os dois lados para poder seguir”, explicou Rafael Duarte, de 9 anos, aluno do 4° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Benedito Monteiro, do bairro do Tapanã. Esse conhecimento foi adquirido pela criança depois de mais uma ação integrada da “Aliança Pela Paz”, coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), com o apoio do governo do Estado.
A iniciativa desta quinta-feira, 17, contou com a participação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), por meio do seu grupo de ações educativas, além da Companhia de Policiamento Escolar do Pará (Cipoe).
Além de orientações sobre cuidados no trânsito, passados de forma teatral e lúdica aos alunos pelos agentes da Semob, foram ministradas palestras sobre bullying e acerca dos cuidados que se deve ter com o patrimônio público.
“As crianças são semeadoras dentro de suas casas. Tudo que tratamos na escola, elas comentam com os pais em casa e isso educa os mais velhos. A forma divertida como são apresentadas essas regras facilita também”, afirmou a professora Marcela Henriques, que acompanhou as atividades.
A Escola Estadual Benedito Monteiro é uma das 32 escolas a receberem a ação integrada “Aliança Pela Paz”. No primeiro semestre, 22 escolas foram visitadas, com mais de 9 mil alunos sendo beneficiados com novos conhecimentos. Além do Tapanã, os bairros do Tenoné, Cabanagem e Parque Verde também terão suas escolas visitadas pela iniciativa.
Como a escola fica em uma via com movimentação de veículos e várias linhas de ônibus, a diretora da escola, Lenira dos Santos, comemorou a chegada da iniciativa. “Trabalhamos com crianças e o conhecimento deve vir desde cedo. Bem na frente da escola há uma parada de ônibus e muitas dessas crianças vêm andando sozinhas para a escola. Elas devem passar por um contínuo aprendizado, sobre diversos temas”, disse a educadora.
“Nossa escola não tem um risco nas paredes, é sempre muito bem cuidada pelos funcionários e pelas próprias crianças. Isso é um orgulho, perceber que elas não danificam nada”, completou Lenira.
Esse cuidado todo com a escola é atestado pela aluna Alana Fernandes, de 7 anos, que está no 2° ano do ensino fundamental. “Não podemos riscar a parede, quebrar nada. É aonde aprendemos, temos que tomar cuidado com o que é nosso”, frisou Alana.
Para realizar as atividades, é feito um amplo estudo da situação do bairro e da escola, explica a técnica do GGIM Joana Melo. “Nós analisamos a situação do bairro. Como aqui no Tapanã tem muita moto, um trânsito muitas vezes complicado, achamos importante a palestra sobre trânsito. Também vemos muitas paredes pichadas e consideramos interessante abordar a questão ao cuidado com o patrimônio. E a questão do bullying, que também é tema constante nas escolas de todo país”, disse.
Nesta sexta-feira, será a vez da Escola Municipal José Alves da Cunha, também no bairro do Tapanã, receber os profissionais que atuam na ação “Aliança Pela Paz”.
Texto: João Alberto Rufino
Foto: João Gomes / COMUS
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário