quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Búzios exibirá Filme Documentário Biográfico em Homenagem aos Pescadores
Por em 16/08/2017
Memória de um povo
Exibição de Filme Documentário Biográfico
Homenagem às matriarcas e patriarcas de Búzios, representantes mais antigos das famílias tradicionais de pescadores

Quem se lembra da Bu´zios das latas d'a´gua na cabec¸a, dos cercos e arrasto~es de rede nas praias?
E´poca em que toda gente temia o boitata´, e se juntava nas Casas de Farinha ralando, moendo, assando o que na e´poca representava a pro´pria moeda local.
Na cangalha de burros por trilhos de mato seguia o peixe escalado e a economia de um povo que buscava seu sustento no mar.
A bordo de cai´cos do Mar Novo, a juventude de Bu´zios escrevia sua histo´ria. Regada a tempestades, peixes gigantes, cenas incri´veis onde so´ existe a´gua e ce´u, homens buzianos se aventuravam, como transformados em verdadeiros hero´is.
Em terra, mulheres e crianc¸as tratavam de dar sentido a` rotina dura das lavouras e casas de salga. Numa terra seca, onde se esperava minar a´gua no poc¸o para lavar roupa, e cozinhar, toda ajuda era bem vinda e a comunidade dava conta de cuidar dos seus.
Como dizem os mais antigos quando querem resumir uma histo´ria, era assim a vida em Bu´zios...

Reencontro com o nosso ponto de partida
Ouvir matriarcas e patriarcas, representantes mais antigos das fami´lias tradicionais desta aldeia. Suas experie^ncias pessoais e de vida em comunidade. Acontecimentos que moldaram a pequena e isolada Armac¸a~o de Baleias da Ponta dos Bu´zios.
Da memo´ria afetiva do povo buziano, atrave´s da oralidade, nasce o “Acervo da Imagem e do Som de Armac¸a~o dos Bu´zios – Memória de um povo”, um Arquivo Digital de Documenta´rios Biogra´ficos, filmes produzidos a partir de depoimentos dos moradores mais antigos.
Uma produção iniciada nos anos 90 pela jornalista Maria Fernanda Quintela e pelo cinegrafista Nenéu Menezes, que já soma hoje 72 Documentários Biográficos.

Homenagem no Dia Nacional do Patrimônio Histórico, 17 de agosto
No próximo dia 17, às quatro horas da tarde, no Cine Bardot em Búzios, será exibido um Filme Documentário realizado com vinte personalidades buzianas, que serão homenageadas ao lado de suas famílias. Pessoas que através de seu depoimento de importância histórica ao projeto “Memória de um povo”, ajudam a cidade de Armação dos Búzios a conhecer a raiz de sua própria cultura.
Esta homenagem, uma verdadeira festa de encontro da família buziana, nosso maior Patrimônio Imaterial, acontece como parte das comemorações pelo Dia Nacional do Patrimônio Histórico.
A realização do evento é uma parceria da Prefeitura de Búzios, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, com a Céu Aberto Filmes.

Sardinha também é cultura
Do dia 18 ao dia 20 de agosto, o “Acervo da Imagem e do Som – Memória de um povo” estará presente no 2º Festival da Sardinha de Búzios, que acontece no campo da SEB. Quem quiser conhecer melhor a história da antiga aldeia de pescadores poderá assistir aos Documentários Biográficos produzidos pelo projeto, no espaço de exibição montado pela Secretaria de Turismo e Cultura.

Projeto é referência para o Estado RJ
Aprovado em edital lançado pela Secretaria de Cultura RJ (PADEC - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado RJ) em 2010, para os 91 municípios fluminenses, o projeto “Memória de um povo” é apresentado no relatório final como Convênio Executado com Destaque, listado como exemplo entre os seis projetos mais bem sucedidos do Estado RJ.
O projeto hoje é considerado pela Secretaria de Cultura RJ como referência em Patrimônio Imaterial no Estado.
Através deste projeto, que totaliza no momento 72 Documentários Biográficos, Búzios se tornou a cidade do interior do Estado com o maior número de moradores documentados.

Dia 17 de agosto de 2017 – Dia Nacional do Patrimônio Histórico
Às 16h
Cine Bardot - Travessa dos Pescadores /Centro
Armação dos Búzios
Entrada aberta a todos


Nenhum comentário:

Postar um comentário