Serão interditadas ruas do Centro, como a Av. NS do Amparo, em frente a matriz, de 11 e 15/08 - Foto: Fernando Silva
Todos os anos, a Festa de Nossa Senhora do Amparo atrai milhares de pessoas para Maricá. Para facilitar a circulação dos visitantes, a prefeitura, através da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, preparou um esquema especial de trânsito para as ruas do centro da cidade. As interdições começam na próxima sexta-feira (11/08) e vão até a terça-feira (15/08).
Diariamente, cerca de 50 guardas e 40 agentes da Secretaria de Segurança atuarão das 7h até o término das atividades. Ao todo, 190 homens e mulheres serão empenhados no evento. Na terça-feira (15/08), dia da padroeira, a entrada dos ônibus das caravanas deverá ser feita pela Mumbuca, na Rua Antônio Eduardo (ao lado da Churrascaria Maminha de Ouro). Fazendo o desembarque dos romeiros na Rua Alvares de Castro, n° 460, na área de estacionamento do shopping.
Para garantir o ir e vir da população com conforto, a Empresa Pública de Transportes (EPT) informou que todas as suas linhas irão funcionar 24h por dia de sábado a terça-feira (12 a 15/08). Tendo em vista que as linhas funcionarão 24h, também é possível que ocorra um acréscimo na linha de Ponta Negra.
Também em virtude do feriado de Nossa Senhora do Amparo (terça-feira, dia 15/08), o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na próxima segunda-feira (14/08). O decreto nº 05 de 9 de janeiro deste ano foi publicado no Jornal Oficial do Município (JOM) do dia 25 de janeiro de 2017. O atendimento será normal para os serviços considerados essenciais, como o Hospital Municipal Conde Modesto Leal, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), os plantões 24h da Defesa Civil e da Guarda Municipal, os serviços de coleta de lixo, entre outros.
Confira a relação das ruas que ficarão interditadas ou terão alguma alteração:
  • Fechamentos
Avenida Nossa Senhora do Amparo com Rua Pereira Neves (próximo ao CEM Joana Benedicta Rangel)
Avenida Nossa Senhora do Amparo com Rua Alferes Gomes (Forte das Águas)
Rua Álvares de Castro, na rotatória (Prefeitura)
Rua Barão de Inoã (Cenecista)
Rua Abreu Rangel com Athayde Parreiras (Entrada da 82ª DP)
Rua Senador Macedo Soares com Domício da Gama (Ampla)
Rua Ribeiro de Almeida com Carlos Rangel (Correios)
Rua Domício da Gama com Rua Alferes Gomes (Cinema Henfil)
Obs:
Proibido estacionar em ambos os lados da Rua Pereira Neves
Proibido estacionar em ambos os lados da Avenida Nossa Senhora do Amparo (do CEM Joana Benedicta Rangel até o Forte das Águas)
Balizamentos com cone na Avenida Nossa Senhora do Amparo (do CEM Joana Benedicta Rangel até a Rua Alferes Gomes)
  • Inversões
Sentido único na Avenida Nossa Senhora do Amparo (do CEM Joana Benedicta Rangel até o Forte das Águas) com o lado direito sendo destinado a veículos de passeio para embarque e desembarque dos romeiros.
Inversão de mão na Rua Fúlvio Chebabe Guida, sentido único em direção a Rua Domício da Gama.
Inversão de mão na Rua Alferes Gomes, tornando sentido único o trecho entre o Plaza 100 e a Avenida Prefeito Odenir Costa.
  • Área destinada ao estacionamento para idosos e deficientes
Rua Alferes Gomes (do Cinema Henfil até o Forte das Águas)
Rua Ribeiro de Almeida (da Leader ao Santander)
  • Ônibus das caravanas (Romeiros – dia 15/08)
A entrada dos ônibus das caravanas deverá ser feita pela Mumbuca, na Rua Antônio Eduardo (ao lado da Churrascaria Maminha de Ouro). Fazendo o desembarque dos romeiros na Rua Alvares de Castro, n° 460, na área de estacionamento do shopping.