terça-feira, 15 de agosto de 2017

Obras do BRT chegam a Icoaraci com o Terminal Maracacuera

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 15/08/2017 13:44

  • / BRT BELÉM / 15/08/2017 13:44

    A obra se concentrará no cruzamento da Augusto Montenegro com a estrada da Maracacuera e provocará alterações de trânsito no entorno.


Começa na próxima quinta-feira,17, a construção do Terminal Maracacuera, parte das obras do Sistema Bus Rapid Transit (BRT) que avançam até o distrito de Icoaraci. A obra se concentrará no cruzamento da avenida Augusto Montenegro com a estrada da Maracacuera e provocará alterações de trânsito no entorno da área.
A obra do Terminal Maracacuera ocupará uma área de mais de mil metros quadrados de toda a pista da avenida Augusto Montenegro, no sentido Entroncamento/Icoaraci, em frente ao mercado atacadista Armazém. Por conta disso, está sendo providenciada uma nova faixa de trânsito, provisória, que passará ao lado da área isolada para obras, no sentido Icoaraci.
“Os carros que vierem do Entrocamento rumo a Icoaraci, quando chegarem em frente ao meio a meio, serão desviados para dentro dessa pista provisória. Finalizada a construção do terminal, essa pista dará lugar a uma canaleta de concreto e as vias de tráfego serão reconstruídas no entorno do terminal”, explica o engenheiro do Consórcio BRT, responsável pela obra, Claudio Soares.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) dará o apoio necessário às adaptações na pista e também implantará um novo semáforo no cruzamento com a estrada da Maracuera. Após esses ajustes, o desvio começará a valer a partir de quinta-feira, 17.   
Terminal - Pronto, o Terminal Maracacuera terá estrutura e dimensões idênticas às do Terminal Tapanã, que está com as obras em andamento desde maio. Medirá cerca de 80 metros de comprimento e 13 metros de largura. Será equipado com catracas, bilheterias, sistema de exaustão, coberturas termoacústicas, esquadrias de alumínio, portas de vidro, sala de segurança, banheiros públicos, área de administração e serviço. O espaço comportará paradas para três ônibus de ambos os lados do terminal. Todos os acessos e a área interna terão adaptações para pessoas com deficiência.
O Terminal Maracacuera está inserido no terceiro trecho de obras do BRT Augusto Montenegro. Nesse trecho, também está em andamento a construção de cinco estações, além do novo trecho da pista de concreto, desde o Tapanã. A previsão de conclusão do viário do BRT, incluindo canaleta, estações, terminais e elevado, é até o fim do ano.
Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: João Gomes / COMUS
Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário