segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Saúde realiza ação de prevenção no Imburo nesta terça

2017-08-28 11:03:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
uma profissional de saúde com um estetoscópio fazendo atendimento em uma senhora
Foto: Maurício Porão
Atualmente, Macaé conta com 46 grupos de ESF que atendem 160 mil macaenses
Com o intuito de promover a integração dos usuários e trabalhar a prevenção de doenças e a promoção da saúde, a equipe da Unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) do Aterrado do Imburo promove ação de prevenção, nesta terça-feira (29), a partir das 14h.
Na ocasião, a assistente social Elizabeth Costa Telles fará uma palestra com o tema "Violência contra os idosos", sugerida pela comunidade. Uma equipe multidisciplinar composta por enfermeira, médica, terapeuta ocupacional, nutricionista, dentista, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de Saúde estarão presentes para tirar as dúvidas dos usuários.

De acordo com a gerente da unidade, a enfermeira Josane de Oliveira, a ação faz parte do trabalho desenvolvido no grupo de Educação em Saúde e acontece sempre na última terça-feira do mês, quando a comunidade e profissionais se reúnem e debatem um assunto de interesse dos usuários. "O engajamento da equipe com os moradores da localidade é fundamental neste processo de cuidado efetivo". Nesses encontros também são oferecidos serviços como aferição de pressão arterial, orientações sobre hipertensão, diabetes, entre outros.

A unidade do Aterrado do Imburo oferece atendimento médico e odontológico, nutrição, fisioterapia, assistente social, realiza preventivos e pré natal, curativos, vacinas e acolhimento para o serviço de Saúde Mental.

Atualmente, Macaé conta com 46 grupos de ESF que atendem 160 mil macaenses, o que corresponde a cerca de 70% da população. A Saúde da Família é uma estratégia prioritária adotada pelo Ministério da Saúde (MS) para a organização da atenção básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). As equipes responsáveis pela população de uma área determinada são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário