sábado, 23 de setembro de 2017

ARBORIZAÇÃO

Mobilização ambiental leva plantio e distribuição de mudas para moradores da Augusto Montenegro

23/09/2017 12:55
Em alusão ao Dia da Árvore, comemorado na quinta-feira,21, a Prefeitura de Belém em parceria com o Instituto Social, Educacional e Ambiental da Amazônia (Isedam) realizou na manhã deste sábado,23, uma mobilização ambiental na Avenida Augusto Montenegro.
Cerca de 20 mudas de Ipês e  quatro de Flamboyant foram plantadas em frente aos Conjuntos Natália Lins e Paulo Fonteles. As espécies são arbóreas e crescem em três anos, sendo ideais para o paisagismo urbano.
A ação foi coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Belém (GGIM) em parceria com o Isedam, que é um instituto educacional e social voltado para a preservação do meio ambiente, e contou com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Segundo a secretária executiva do GGIM, Martha Falcoski, a parceria entre comunidade e prefeitura é fundamental nesse tipo de mobilização. “O envolvimento de todos é primordial nessas ações, principalmente os moradores da área, que serão os mais beneficiados com esse plantio”, declarou.
Distribuição de mudas - Além do plantio, a ação levou ao calçadão da Avenida Augusto Montenegro teste de glicemia, aferição da pressão arterial e a distribuição de 300 mudas das espécies Mini Ixora, Dracena Fita-Verde e Duranda, todas ornamentais.
A aposentada Maria do Carmo Carneiro, levou três mudas para casa. “Adoro ver minha casa cheia de planta, estou levando a Duranda e a Dracena. Elas são para paisagismo, é só cuidar direito que elas ficam lindas”, disse a aposentada que elogiou a ação da prefeitura. “Tenho um comércio aqui na frente e acho muito importante esse plantio.Nós precisamos ficar de olho e cuidar direitinho, isso é benefício para nós. Já estou até vendo essa área toda florida”, brinca.
O pequeno Enzo Silva, de apenas 6 anos, não perdeu tempo e foi garantir a sua muda ao lado da mãe, Maria Rosa Silva, que incentivou o filho. “Ele viu a distribuição e pediu uma, na hora me prontifiquei e fui pegar. Acho importante colocar, desde cedo, a importância do meio ambiente. Como moramos em apartamento, fica difícil a sobrevivência da planta, mas existe um área no condomínio, onde podemos plantar e cuidar dela. Precisamos sempre fazer a nossa parte”, afirma.
 
Por Victor Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário