sexta-feira, 22 de setembro de 2017

CABO FRIO ESTÁ ENTRE AS CIDADES MAIS ARTÍSTICAS DO BRASIL, SEGUNDO A AGÊNCIA EXPEDIA

Por em 19/09/2017
As já famosas praias de águas cristalinas e areias brancas fazem de Cabo Frio um roteiro de turismo internacional. Entretanto, a cidade guarda um grande acervo histórico e cultural, reconhecido recentemente por uma das maiores agências de viagens online do mundo, a Expedia. O site destacou o município como “uma das cidades mais artísticas do Brasil”, sendo referência nacional em arte e cultura.

O município foi incluído na categoria de cidades com tamanho de população média, entre 101 mil até 350 mil habitantes. A agência de viagens avaliou o incentivo dado às artes e ao turismo voltado à cultura. Entre as demais cidades com população média destacas estão Poços de Caldas, em Minas Gerais; Ilhéus na Bahia, Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul; Embu das Artes, em São Paulo e Juazeiro do Norte, no Ceará. O artigo pode ser conferido no link https://viajando.expedia.com.br/cidades-mais-artisticas-do-brasil/

Para a secretária de Turismo, Fabíola Bleicker, Cabo Frio é uma referência para o Brasil, não só pela sua importância histórica mas também pelas suas belezas naturais e pela hospitalidade do seu povo. 

"Por isso, a cada ano, o turismo tem se transformado em uma indústria geradora de desenvolvimento. A Secretaria de Turismo tem investido na profissionalização do setor, nos roteiros culturais da cidade, assim como nos patrimônios históricos, nas manifestações populares e na gastronomia, proporcionando ais visitantes uma experiência marcante. O turista que visita Cabo Frio, mais do que exuberantes imagens e inesquecíveis lembranças, leva também a história, a cultura da cidade e conhece profundamente a alma cafo-friense", afirmu Fabíola. 

Já o secretário de Cultura, Ricardo Machado, destaca as várias ações realizadas o setor mesmo em tempo de crise financeira. "A secretaria  buscou alternativas para atender toda a camada artística, acolhendo propostas e para juntos buscarmos  caminhos para que a cultura possa passar por essa crise. Estamos passando por ela com muito trabalho, empenho, ouvindo o segmento artístico e cultural da cidade e dando legalidade aos nossos espaços culturais para que, não apenas o turista, mas também o morador possa visitar os espaços. Nesses nove meses de governo  estamos realizando atividades  em todos os pontos da cidade, na área central a zona rural e em toda zona periférica da cidade, atendendo em parceria com o segmento cultural", disse o secretário.


Conheça os nossos pontos culturais

Solar dos Massa- Reaberto recentemente, o Solar dos Massa é um típico sobrado do estilo colonial. Localizado na Praça Dom Pedro II, foi construído em 1779, em pedra e cal. O Solar está no coração de Cabo Frio e testemunhou todo o crescimento comercial do município. O prédio é matriz da Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira e abriga livros raros da cidade e obras do fotógrafo cabo-friense Wolney Teixeira.

“Museu do Surf”- Também reaberto na atual gestão, o museu conta com uma coleção de peças raras. São 823 pranchas de surf, body board e long board, além filmes, documentos, miniaturas, revistas, quadros e troféus que contam a história de um dos esportes mais praticados no Brasil e no mundo. Recentemente, foi aberta a exposição de windesurf no local.  O museu está localizado na Praça da Cidadania, funcionando de terça a domingo, das 17h às 22h.

Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb- atualmente em obras, o local é o berço das artes cênicas da cidade, com o tradicional o grupo Oficena, que tem cerca de 140 alunos e já formou inúmeros atores no município. O local também oferece aulas gratuitas de violão e sedia oficina de circo.

Espaço Torres do Cabo- O Espaço Cultural Torres do Cabo é uma área onde artistas da cidade expõem e comercializam obras de artes e artesanatos. No local também são oferecidos cursos, além de realização de eventos multiculturais. O espaço funciona na Rua 13 de Novembro, 51, Centro, próximo à Praia do Forte, de quarta a domingo, das 18h às 22h. Uma galeria do espaço também está disponível à população no Shopping Park Lagos, na Avenida Henrique Terra.

Charitas- O Museu e Casa de Cultura Jose de Dome - Charitas é um edificação de estilo necolássico do século XVIII. O local já foi orfanato, Câmara Municipal, biblioteca e hoje é sede da Secretaria de Cultura. O museu conta com exposições temporárias e permanentes, além de atividades culturais. O Charitas está localizado na Avenida Nossa Senhora da Assunção, 855, no Centro, funcionando das 9h às 18h.

Espaço Anderson Gigabyte- Também reaberto na atual gestão, o espaço Anderson Gigabyte oferece oficinas gratuitas de teatro, capoeira, street dance, artesanato, além de encontros sobre idéias musicais e rodas musicais, entre outras atividades. O local funciona no coração do bairro Jardim Esperança faz uma homenagem ao morador local, cantor de rap e ex-membro do grupo PHP, Anderson Wagner, que morreu aos 25 anos de bala perdida.

Igrejas- Cabo Frio reúne um grande acervo histórico e religioso em suas igrejas. A tricentenária Matriz de Nossa Senhora da Assunção é a sétima igreja mais antiga do Brasil. O local é uma construção no estilo barroco e decorada em ouro. A igreja está localizada em frente a Praça Porto Rocha, no Centro.  
 
Convento Nossa Senhora dos Anjos- A construção histórica hoje é sede do Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart). Referência da arquitetura do período colonial, reúne arte sacra dos séculos XVII e XVIII e peças de mobiliário. O funcionamento é de terça a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h. Finais de semana e feriados, das 14h às 18h, no Largo Santo Antônio.
 
Forte São Mateus- Construída em pedra, argamassa, cal e óleo de baleia, por portugueses e índios tamoios para defender a terra das invasões dos franceses, ingleses e holandeses, o Forte é um dos principais cartões postais da cidade. O monumento é parte do patrimônio histórico nacional e compõe junto com a Praia do Forte um dos mais belos cartões postais do litoral do Brasil. O local é aberto ao público.

Ações culturais

Além das variedades de espaços voltados à cultura, o município desenvolve ações e projetos que exploram as artes e a historia da cidade, com o objetivo de enaltecer a cultura e disseminar conhecimento a toda a população.   

Cinema no Charitas- Inaugurado no início de junho, o projeto exibe gratuitamente filmes em formato de documentários, com discussões ao término das sessões, às quintas-feiras, a partir das 19h.  Os temas para debate e filmes são divulgados semanalmente pela Secretaria de Cultura.

Fome de saber- Nesta iniciativa, geladeiras que estavam sem uso foram pintadas ganhando uma nova aparência e uma nova função: guardar livros novos e usados que ficarão disponíveis para leitura, doação ou troca. Duas unidades foram instaladas no Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, e uma na loja LagoTintas, que é parceira no projeto disponibilizando as tintas utilizadas na customização das peças. A previsão da Secretaria de Cultura é que as geladeiras sejam colocadas em vários pontos da cidade. 

Caminhos da História- A atividade é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e a Universidade Estácio de Sá, com intuito de contar e explorar a história que compõe a cultura, a memória e o surgimento do município em uma caminhada mensal pelos monumentos e pontos históricos da área central da cidade.

Jovens Pianistas- Criado 2002 pelo pianista amador Hasenclever da Silva, o projeto tem o objetivo de divulgar a música clássica em Cabo Frio, formar novas plateias e oferecer aos jovens músicos a oportunidade de se apresentarem ao público gratuitamente.

Ciclo de Mini Palestras- Os Ciclos de Mini Palestras são realizados na Biblioteca Pública Municipal Professor Walter Nogueira, em São Cristóvão, e levam conhecimento e benefícios à população, seja na área de Saúde, Cultura, Segurança, Ciência ou Educação. As reuniões são gratuitas. Além de empréstimos e devolução de livros, a Biblioteca também promove aulas de alongamento dinâmico, curso de interpretação de teatro e TV, violão, saxofone, inglês básico, além de atividades multiculturais. O funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário