sábado, 16 de setembro de 2017

CABO FRIO PARTICIPA DA CAMPANHA “MARES LIMPOS”

Por em 15/09/2017
A Prefeitura de Cabo Frio, em parceria com a empresa Somar Turismo Adaptado, participou na manhã desta sexta-feira (15) da campanha “Mares Limpos”. A Coordenadoria de Meio Ambiente juntamente com estudantes da rede municipal, os assistidos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), os alunos da Universidade Veiga de Almeida e os usuários do Centro Dia realizaram coleta de microlixo na Praia do Forte. O projeto é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a população sobre a importância da preservação dos mares.

De acordo com a responsável pela Somar Turismo Adaptado, Fabíola Faggion, o objetivo da ação é trabalhar a conscientização da quantidade de lixo encontrada nas praias entre as crianças e os responsáveis. Para a equipe do Centro Dia, também foi marcante poder contribuir com a campanha. “Nossos assistidos, algumas mães e parte de nossa equipe ajudou no mutirão de limpeza. A experiência foi muito gratificante para todos que participaram desse trabalho de conscientização e defesa do meio ambiente”, afirmou a coordenadora do Centro, Rosimar Lima.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a cada ano cerca de oito milhões de toneladas de plástico acabam parando no mar. Segundo o coordenador-geral de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, esse tipo de coleta é para identificar de onde vem o problema e gerar soluções.

“Fizemos uma coleta de microlixo em dupla, onde um anotava o que foi recolhido e o outro catava e jogava na sacola. Encontramos muita tampa de garrafa, restos de cigarro, lacre de lata, canudos, etc. Esse tipo de lixo é preocupante porque acaba parando no mar e sendo confundido com alimento pelos animais, sem contar a contaminação de tóxicos prejudicando a vida marinha. Com o resultado da coleta, poderemos traçar estratégias para diminuir o problema”, completou ele.

O lixo recolhido foi encaminhado para contagem e análise na Universidade Veiga de Almeida.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário