terça-feira, 19 de setembro de 2017

DIA DA ÁRVORE É CELEBRADO NESTA QUINTA

Por em 19/09/2017
Na próxima quinta-feira (21) é comemorado o Dia da Árvore. A escolha desta data se deu pela proximidade da chegada da primavera, no dia 22 de setembro. Em Cabo Frio, a comemoração será no Horto Municipal com uma tarde musical, na quinta-feira, e abertura da exposição de bonsais que vai até o domingo (24).

Cada região do país tem uma árvore símbolo, e aqui em Cabo Frio, como em toda região sudeste, o Pau- Brasil é o mais simbólico de todos. Árvore que despertou a cobiça de europeus, pois era usada na fabricação de móveis e instrumentos musicais, além de ter o extrato transformado em corante vermelho. Mas além dele, que existia em larga escala na Mata Atlântica, Cabo Frio também é a terra da Aroeira, Guaquica, Guapeba e Bajuru.

A cidade possui vegetação diferenciada em relação ao restante do sudeste brasileiro por conta do relevo quase plano e clima semi-árido. Durante o desenvolvimento urbano de Cabo Frio, predominava o pau-brasil, que ainda resiste e é encontrado nas Áreas de Proteção Ambiental (APA) que leva o mesmo nome da árvore. Esta APA é a maior e mais importante reserva de pau-brasil em todo o estado do Rio.

A aroeira vermelha também é uma importante espécie encontrada na região. A árvore tem como fruto a pimenta rosa, que possui sabor adocicado, mas com teor ácido e de ardência leve, muito parecido com a pimenta do reino, só que mais suave. A pimenta é muito usada na gastronomia nacional e internacional, mas a aroeira também tem qualidades reconhecidas na medicina. Por seu uso na culinária francesa, recebeu o nome de poivre rose. Na medicina ela é usada no tratamento da artrite, febres, ferimentos, reumatismos, higiene íntima das mulheres e nos cuidados pós-parto.

Para o biólogo Eduardo Pimenta, coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de Cabo Frio, as ações promovidas pelo município contribuem para o desenvolvimento de uma nova educação ambiental.

“As atividades que promovemos são de extrema relevância porque elegem uma nova forma de pensar e agir buscando sempre a sustentabilidade. Precisamos proteger o Meio Ambiente e se cada um fizer sua parte na cidade, teremos ótimos resultados”, ressaltou ele, convidando a todos para a exposição no Horto Municipal.

O Horto Municipal fica aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.



*Fotos: Pedro Campos (Aroeira)

             Evangelos Pagalidis (Pau- Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário