terça-feira, 19 de setembro de 2017

Educação promove mutirão de combate à evasão

2017-09-19 12:55:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Imagem de pedagoga atendendo mãe e aluno
Foto: Bruno Campos
Programação continua até próxima semana em unidades escolares dos bairros e região serrana
Segue até terça-feira (26) o mutirão de combate à evasão escolar. Cerca de 500 responsáveis pelos alunos faltosos são esperados para a atividade, que faz parte do "Escola Legal-Frequência Total". A programação acontece nas escolas que foram escolhidas como polos dos setores administrativos da área central, bairros e região serrana.
Nesta segunda-feira (18) e terça-feira (19), o mutirão ocorreu no Ciep Municipal Leonel de Moura Brizola (Barra) com escolas do setor vinho. As unidades do setor verde serão atendidas na Aroeira na quarta-feira (20).

A serra também contará com mutirão na quinta-feira (21) na Escola Municipal Tarcísio Paes de Figueiredo. Também na quinta-feira (21) haverá atendimento na Escola Municipal Jacyra Tavares Duval (Novo Cavaleiros) com as escolas do setor azul. Na sexta-feira (22) o mutirão será realizado no Colégio Municipal Raul Veiga, que vai abranger as unidades localizadas nos setores azul marinho, bege, cinza e laranja.

Prosseguindo na segunda-feira (25) e terça-feira (26) o mutirão estará no Colégio Municipal Dr. Claúdio Moacyr de Azevedo, polo do setor marrom. A programação foi iniciada na semana passada nos colégios Ancyra Gonçalves Pimentel e Professora Maria Isabel Damasceno. O objetivo é assegurar a permanência na escola e regularizar a presença dos estudantes nas aulas até o fim deste segundo semestre letivo. É considerada infrequência a situação em que o aluno apresentar cinco faltas consecutivas ou dez intercaladas.

Conselho Tutelar acompanha e famílias são alertadas

Para convocar as famílias, a equipe de assistentes sociais encaminhou uma notificação aos pais dos alunos considerados infrequentes desde o mês de junho. Janeleide dos Santos Conceição foi convocada para o mutirão pela primeira vez. A mãe de Mateus e Robson da Conceição, estudantes do Colégio Municipal Eda Moreira Daflon, elogiou o projeto. "Já fui conselheira escolar e sei que é importante acompanhar a vida dos nossos filhos na escola. Fico muito atenta aos estudos dos meus filhos. Eles faltaram, pois tiveram conjuntivite e catapora. Mas tudo já foi resolvido. Quero sempre participar das atividades na escola", conta.

A ação é desenvolvida pelas equipes do Serviço Social, Orientação Educacional e Bolsa Família. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, o objetivo do trabalho, que conta com parceria do Conselho Tutelar, é orientar as famílias sobre a importância da permanência dos alunos, incentivando assim, o interesse na educação e integração da comunidade escolar.

Para realizar o mutirão, a equipe da Secretaria de Educação recebeu a Ficha de Comunicação ao Aluno Infrequente (Ficai), material que foi encaminhado para o Conselho Tutelar e equipes do Serviço Social Orientação Educacional e Supervisão de Ensino.

De acordo com cada perfil apresentado no mutirão, o Serviço Social encaminha os estudantes à rede de Proteção Básica e atendimentos específicos. Os casos não resolvidos ou reincidentes serão encaminhados para Juízo da Infância e da Juventude e Conselho Tutelar, órgãos que vão adotar as providências cabíveis conforme cada caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário