sexta-feira, 22 de setembro de 2017

PARA CELEBRAR O DIA MUNDIAL SEM CARRO, BIKE NIGHT REALIZA PASSEIO CICLÍSTICO NESTA QUINTA

Por em 21/09/2017
Nesta sexta-feira (22) é celebrado o Dia Mundial sem Carro. A data foi criada na França, em 1997. O objetivo da campanha é levar uma reflexão à sociedade sobre o uso consciente do automóvel, e também à preservação do meio ambiente. E para celebrar o dia, o grupo de ciclistas do Bike Night vai realizar nesta quinta-feira (21) um passeio ciclístico noturno, em celebração ao dia sem carro. São esperados cerca de 200 ciclistas. A saída será da Praça de São Cristóvão, a partir das 20h.

O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) também tem programação. Na sexta (22) serão realizados encontros entre diversos usuários de bicicletas - atletas, empresários, engenheiros, ambientalistas, ciclistas e cicloturistas - com estudantes da rede pública, para debater a importância e o papel da bicicleta no mundo atual. O evento terá dois horários: às 10h e às 14h, também destinados aos alunos das escolas municipais. A iniciativa conta com o apoio da Associação dos Ciclistas de Cabo Frio (Acicaf).

O Mart também está com uma exposição temporária de bicicletas antigas. A mostra "Vem de Bike" conta com 21 peças dos colecionadores Paulo Pinto, Sérgio Lobo e Odilon Júnior, que também é colaborador do Mart. A história da “magrela”, do museu, bem como das fábricas serão contadas na exposição. A mostra ficará aberta ao público de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados e feriados, das 14h às 18h, com entrada franca, até o dia 28 de outubro.


Como surgiu a bicicleta 

Em 1790, o francês De Siorac inventou um veículo composto por duas rodas ligadas por uma trave de madeira, que era empurrada pelo homem ao tocar os pés no chão. Quase trinta anos depois, em 1818, o alemão Carlos Drais conseguiu que a roda dianteira se movesse para a direita ou para a esquerda.  Essa conquista permaneceu durante 67 anos. Somente em 1885, outro francês, Michaud, lançou um novo modelo: um bicicletário que possuía uma roda dianteira muito grande, com um selim muito alto onde o ciclista se sentava para impulsionar pedais da roda dianteira.

Aperfeiçoada por outro francês, Sargent, a bicicleta ganhou duas rodas de igual tamanho e as dimensões que hoje conhecemos. Mas apenas em 1890, ou seja, cem anos depois do primeiro protótipo, o inglês Dunlop inseriu os pneus na bicicleta. Após muitas ideias e contribuições, o veículo se tornou o que é hoje: um importante, democrático e saudável meio de transporte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário