terça-feira, 19 de setembro de 2017

Polo da Ajuda fomenta esporte e lazer

2017-09-19 17:38:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de atleta chutando bola para o gol e goleiro indo defender.
Foto: Bruno Campos
Complexo disponibiliza aulas de futebol, futsal, capoeira e zumba
Cerca de dois mil estudantes participam de atividades no Polo Educacional Cultural e Esportivo do Complexo da Ajuda, frequentado pelos moradores dos bairros Ajuda de Baixo, Ajuda de Cima e Planalto da Ajuda. No sábado letivo (16), o local recebeu a Festa da Primavera, em comemoração a um ano de funcionamento.
Estudantes das escolas Elza Ibrahim, Ancorin, Sônia Regina de Souza Lapa, Renato Martins e Professora Laura Sueli de Campos Bacelar participaram de atividades culturais, amistosos de futsal feminino, zumba, abraço ao polo e desfile do rei e da rainha da Primavera. A banda da Secretaria de Educação também se apresentou, seguida da entrega do certificado "Amigo do Polo Ajuda".

O polo funciona sob a gestão compartilhada dos diretores das escolas situadas na área, é usado para as aulas de Educação Física e as ações extracurriculares das unidades. Os alunos participam de atividades nos horários divergentes aos de aula como futebol, futsal, capoeira e aulas de zumba, que atendem crianças, jovens e adultos. Quem quiser pode se cadastrar nas aulas gratuitas do Polo Ajuda. Basta comparecer ao local nos dias de aulas com documentos pessoais, carteira de identidade, comprovante de residência, atestado médico e certidão de nascimento. O espaço funciona na Avenida Seis, s/nº, Ajuda de Baixo.

As aulas de futsal feminino acontecem às terças e sextas, às 14h e aos sábados, às 17h. Já a capoeira é realizada às terças e quintas, às 7h30. As aulas de zumba são realizadas às 19h30 nas segundas e às 17h30 nas quartas. O futebol misto para adolescentes é ministrado às terças, às 17; quintas, às 13h e 19h e sábado, às 14h. As crianças também contam com futsal às quintas, às 16h e aos sábados, às 19h. Além disso, todos os sábados, também acontecem aulas de voleibol, das 15h às 17h. Já aos domingos é a vez do basquete, das 13h às 15h.

A quadra também é aberta conforme agendamento prévio, no turno da noite e aos finais de semana, para atividades de lazer e comemorações. De acordo com o coordenador, José Renato da Costa, em um ano de funcionamento os moradores da Ajuda só têm a comemorar. "O Polo recebe pessoas de todas as idades, que se interagem", conta.

O Polo Ajuda também se tornou referência para amantes dos esportes como as 20 jovens na faixa de 12 aos 18 anos que se dedicam ao time de futsal feminino. Gabriele Rodrigues é uma delas. Moradora da Ajuda e estudante do Ensino Médio, ela afirma que o Polo Ajuda mudou sua vida. "Antes não focava nos estudos e tinha preguiça para fazer atividades de esportes. Depois que ingressei no futsal e comecei a frequentar o polo, melhorei como aluna e pessoa", comenta.

O secretário de Educação, Guto Garcia, explica que o Polo Educacional Esportivo foi idealizado para contribuir com a formação da cidadania dos moradores e com o processo de ensino. "Seguimos a proposta de atender a comunidade e escolas nos finais de semana com eventos como Dia da Família na Escola, além de feiras de gastronomia e da Agricultura Familiar", lembra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário