segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Prefeitura anuncia parceria com a Escola de Comunicação Papa Francisco

16/09/2017 08:49
Há 19 anos a Escola de Comunicação Papa Francisco, no bairro do Marco, tem transformado a vida de jovens e adultos através do curso técnico de Rádio e Televisão, ofertado pela instituição gratuitamente. E na tarde desta sexta-feira, 15, durante visita do prefeito Zenaldo Coutinho, os mais de 30 alunos do curso profissionalizante foram surpreendidos com a notícia de um convênio entre a instituição e a Prefeitura de Belém.
A iniciativa vai passar por uma formatação para pontuar as abrangências do convênio, conforme antecipou Zenaldo. “Nós viemos firmar uma parceria institucional, para que a gente possa ser mais uma mãozinha a auxiliar esse trabalho de qualificação profissional, social, que é a materialização daquilo que o evangelho prega. Este é um trabalho exemplar dentro da nossa cidade, portanto veremos de que maneira podemos integrar as nossas ações”, informou o gestor municipal. “Aqui é feito um trabalho social exemplar, é muito bacana ver a quantidade de jovens envolvidos no processo de qualificação como este”, completou o prefeito.
Na Escola Papa Francisco, além do curso técnico na área de comunicação, os alunos são encaminhados para o mercado de trabalho. O curso é regulamentado pelo Conselho Estadual de Educação do Pará (CEE-PA) desde 2004, e ao longo desse tempo já profissionalizou mais de 600 pessoas.
O diretor da escola, padre Claudio Pighin, contou que o projeto é voltado para alunos que já concluíram o ensino médio e são de renda baixa. “Nossa ideia é incentivá-los a sair daqui com novas perspectivas. Muitos já trabalham em determinadas áreas que não são da comunicação, mas por lidarem diariamente com isso eles se identificam com o curso e buscam uma qualificação acadêmica”, explicou, acrescentando: “Esta foi a primeira vez que tivemos a honra de receber um prefeito aqui, e agora a parceria da Prefeitura de Belém certamente nos anima, pois significa que vamos ajudar uma sociedade a reverter a situação complicada que muitos vivem hoje”.
Estrutura - O espaço é fruto de doação e está estruturado com sala de aula, biblioteca, laboratório de rádio e TV. Nele, alunos como o fiscal de segurança Maurício Dinovam, de 25 anos, que integra a turma de comunicação da Escola Papa Francisco, estão descobrindo habilidades. “Apesar das dificuldades que nós enfrentamos aqui, até mesmo pela distância e pelo pouco tempo para se dedicar exclusivamente ao curso, os dons estão sendo despertados. Então, o curso mexe com várias pessoas que têm o intuito de crescer profissionalmente. E a parceria com a Prefeitura é motivacional, isso vai incentivar a gente a se dedicar ainda mais”, afirmou o jovem.
Durante a visita à escola, o prefeito foi acompanhado pelo secretário municipal de educação, Marcelo Mazzoli, e enfatizou que uma das vertentes da parceria será voltada para a rede municipal de ensino.
Por Karla Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário