segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Alunos do Pré-Vestibular participam de encontro da Heterogênese Urbana

2017-10-16 16:35:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Imagem de pessoas em auditório
Foto: Divulgação
Próximo encontro será na noite desta terça-feira (17) com outra turma
Os alunos do curso Pré-Vestibular Social saíram do Auditório Claudio Ulpiano, na manhã desta segunda-feira (16), levando para a vida a proposta da Heterogênese Urbana, metodologia apresentada pelo professor doutor Paulo de Tarso, coordenador da Universidade Livre da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação. Eles refletiram sobre temas fundamentais: as diferenças, a sexualidade, a política, a violência, a vida em comunidade, na escola, na família, na cidade, a vida consigo mesmo.
O próximo encontro já está agendado para a noite desta terça-feira (17) com outra turma do Pré-Vest que tem 240 alunos matriculados. A ideia é modular a cotidianidade da vida escolar com afeto e comunicação recíproca na construção de espaços expressivos, levando os alunos a comunicarem seus mundos uns com os outros e desenvolvendo a capacidade da reflexão coletiva. Eles abordaram o tema relacionamentos x tecnologias proposto pela aluna Priscila dos Santos Matias, 20 anos.

- É muito recorrente na sociedade o sistema que produz máquinas, mas não pessoas; que estimula o consumismo, não a humanidade. E, assim, vamos perdendo o contato com as pessoas e adorando as tecnologias cada vez mais, ao ponto de que é excluído da sociedade quem não domina as tecnologias. Eu acredito que deveria se sentir excluído quem não se relaciona pessoalmente com os outros -, avalia a estudante, que quer ser engenheira civil.

Apesar de amar as ciências exatas, ela sabe que a vida não tem uma fórmula pronta e, por isto, quis discutir as afetividades e tecnologias junto com os colegas que têm o mesmo objetivo: passar no Enem e realizar o sonho de um curso superior.

Outro aluno, André Portes, acredita que uma das dificuldades do mundo atual é o individualismo:

- As pessoas passam muito tempo no celular, em casa e nas ruas, e deixam de se importar com os momentos simples. Deixam de viver a vida real e acabam vivendo a vida virtual. Ao mesmo tempo em que aproxima pessoas, a tecnologia as afasta do seu convívio.

Nesse contexto, Paulo de Tarso falou da importância de se desconectar das tecnologias e se conectar com as pessoas e usar as tecnologias para as reflexões nos debates. Ele exibiu vídeos seguidos de bate-papos sobre o que os alunos entenderam da apresentação.

O coordenador do Pré-Vestibular Social, Reginaldo Moraes, abriu o encontro falando da importância da Heterogênese Urbana para os alunos.

- Estes encontros têm proporcionado a vocês a criação de argumentos para temas variados e para que saibam colocar no papel o que pensam, como são as redações do curso e do Enem, tanto que houve uma melhoria no nível da redação no simulado realizado recentemente. Quando ouvem e conversam sobre temas diversos fica mais fácil refletir e escrever sobre cada assunto -, destacou.

Paulo de Tarso finalizou falando dos efeitos do processo de construção de comunidades afetivas que propõe a seguinte mensagem: “Não clique fora da sua vida”.

- O individualismo gera a cultura do 'eumismo', que gera preconceito e desrespeito entre as pessoas. Só há expansão de ideias a partir das diferenças. A ampliação dos debates é fundamental para a aumentar a capacidade expressiva e reflexiva -, resumiu.

Conheça o Pré-Vestibular
O objetivo do Pré-Vestibular Social é preparar os estudantes para o Enem e para os vestibulares isolados. A prefeitura fornece os profissionais da rede e o material para o curso, que é gratuito e reconhecido na preparação de jovens para realizar o sonho do curso superior.

Durante o curso, os alunos e os professores passam por provas de avaliação. As vagas são destinadas a quem concluiu o Ensino Médio ou esteja no ano em que for cursar o Pré-Vestibular. Os interessados terão de passar por processo seletivo, que será realizado, pela primeira vez, este ano, em data a ser divulgada.

O Pré-Vestibular Social tem aulas de segunda a sexta-feira nos três turnos: manhã, tarde e noite. É mantido pela Secretaria Municipal de Educação e funciona na Cidade Universitária, onde os alunos têm contato com o ambiente universitário, pois o campus agrega três Instituições de Ensino Superior: a faculdade municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mais informações no segundo andar do prédio administrativo do campus (ex-Funemac), onde o Pré-Vest está localizado, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Novo Cavaleiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário