sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Hospital do Trapiche é referência para região serrana

2017-10-10 14:56:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto da Fachada do hospital do trapiche
Foto: Arquivo Secom/João Barreto
De maio a agosto deste ano, foram realizadas 395 cirurgias na unidade
Com pouco mais de dez anos de atividades, o Hospital Público Municipal da Serra (HPMS), localizado no Trapiche, é responsável pelo atendimento da população serrana, sendo importante polo cirúrgico do município. De maio a agosto deste ano, foram realizadas 395 cirurgias, procedimento este feito mediante agendamento e somente para pacientes sem grande risco clínico.
Nos últimos dias o centro cirúrgico teve agenda suspensa para a realização de reforma e, segundo a diretora técnica, a médica Jucélia Choucair, os pacientes que estavam com cirurgias programadas foram contactados e devidamente esclarecidos.

O Hospital da Serra cumpre, no momento, procedimentos para credenciamento no Sistema Único de Saúde (SUS) como hospital de pequeno e médio porte, com 30 leitos. Assim, a reforma do centro cirúrgico e a adequação do quadro de profissionais de saúde são etapas essenciais, com retomada de normalidade de rotina prevista para a próxima semana. A visita técnica de representantes do SUS ocorrerá em breve.

Aberto ao público de maneira ininterrupta, com rotina hospitalar, a unidade oferece atendimento ambulatorial nas áreas de ginecologia, clínica geral, endocrinologia, urologia e alergia, e de internação clínica, com três plantonistas diários. No que se refere às cirurgias, somente eletivas, são realizados procedimentos ginecológicos, gerais, pediátricos, plástico reparador e urológico, este último não suspenso nos últimos dias. O paciente cirúrgico passa por avaliações cardiológicas e clínicas, além de análise por parte do anestesista e, uma vez considerado sem grande risco clínico, é submetido ao procedimento. Do contrário, é encaminhado às demais unidades cirúrgicas da rede municipal.

Todas as situações de emergência da região serrana devem ser, necessariamente, encaminhadas para o HPMS, que ainda oferece atendimento odontológico clínico e pediátrico, fisioterápico, exames de imagem com ultrassografia e raio-x, exames laboratoriais, eletrocardiograma, de segunda a sexta-feira.

Farmácia

Otimizando recursos públicos e a logística de controle e distribuição, a farmácia para atendimento ambulatorial da comunidade da região serrana está instalada no Hospital da Serra. É lá que o paciente, de posse do encaminhamento médico da rede pública, pode retirar seu medicamento. A unidade mantém, ainda, a farmácia para dispensação de medicamentos destinados aos internados.

192

É no Hospital da Serra que a unidade de ambulância 192 funciona. Responsável pelo atendimento da comunidade da região serrana, o veículo pode ser acionado pelo 192 e, no caso de demanda simultâneas, a unidade de saúde solicita reforço na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário