domingo, 15 de outubro de 2017

PREVENÇÃO

Prefeitura de Belém leva campanha de proteção ao Círio das Crianças

15/10/2017 18:14
Com objetivo de facilitar a localização de crianças perdidas, pulseiras de identificação foram distribuídas aos pequenos durante o Círio das Crianças, na manhã deste domingo, 15, pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação papa João XXIII (Funpapa). As pulseiras levavam o nome da criança e o contato do responsável.
Durante o Círio das Crianças, agentes da Funpapa distribuíram, ainda, material explicativo para sensibilizar os pais acerca de direitos sociais violados de crianças e adolescentes. Cerca de 80 profissionais, entre educadores sociais, técnicos e coordenadores da Fundação atuaram na ação.
A campanha mostra aos pais meios de se coibir riscos sociais aos menores de idade. Ação  faz parte do projeto “Proteção de Crianças e Adolescentes em Eventos e Festas Populares”, iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
"Nosso papel é assegurar o atendimento social e identificar a ocorrência de vulnerabilidade contra nossas crianças e adolescentes. Hoje nossa missão é conscientizar os pais dos riscos que as crianças sofrem quando estão sozinhas, por isso a importância da indentificação'', disse a presidente da Funpapa'',  Adriana Azevedo.
Para Eduarda Dias, 10 anos, que participou pela primeira vez do Círio das Crianças, a identificação tem grande importância. "Gostei de receber a pulseira, pois é uma maneira de localizar minha mãe caso venha me perder. Agora me sinto mais segura e ela também'', disse.
"Pelo número de crianças, que vem aumentando a cada ano no Círio das Crianças, é muito importante que as crianças estejam com a identificação. Caso venham se perder dos pais ou parentes, elas podem ser  identificadas atráves da pulseira", disse Fialho Júnior, que levou os dois filhos para o Círio das Crianças.
De acordo com a coordenadora da Proteção Social de Média Complexidade da Funpapa, Luzia Moraes, foram realizadas aproximadamente 3 mil abordagens durante o percurso. Dentre elas, foram identificados três casos de crianças que estavam acompanhando os pais enquanto trabalhavam. "No caso dessas três crianças, elas foram encaminhadas para o acolhimento provisório que montamos dentro da Casa de Plácido, onde elas ficaram em atividades socioeducativas com os educadores sociais até seus pais se desocuparem. Esse é o nosso trabalho, prevenir que as crianças tenham seus direitos violados e a prática do trabalho infantil", disse Luzia.
O Círio das Crianças saiu da Praça Santuário às 8h deste domingo e percorreu ruas do bairro de Nazaré.
Por Márcia Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário