segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Projeto Cidadania Ativa é promovido na Escola Ancyra Gonçalves Pimentel

2017-10-16 11:07:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Imagem de componentes do projeto em pé em sala de aula com pessoas assistindo
Foto: Ana Chaffin/Arquivo Secom
Educação, OAB e UFF promovem oficinas que estimulam conscientização dos alunos
O projeto Cidadania Ativa, promovido pela secretaria de Educação em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Jovem, da 15° Subseção, e alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF), prossegue na Escola Ancyra Gonçalves Pimentel toda segunda-feira, das 7h50 às 8h40. As atividades começaram no dia 8 de maio com objetivo de debater a cidadania, por meio das oficinas e mesas-redondas que estimulam a conscientização dos alunos.
No primeiro semestre, o projeto atendeu alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, neste segundo semestre, o público é formado pelos alunos do oitavo ano. Em 2018, estes alunos estarão no nono ano e poderão criar o Grêmio Estudantil nas unidades onde estudam.

Para o diretor do Colégio Municipal Ancyra Pimentel, Éder Pereira Peçanha, o projeto estimula a cidadania. "Além da formação de nossos alunos, as atividades nos auxiliam na gestão participativa, por meio da elaboração do Grêmio Escolar", pontuou.

De acordo com o representante da 15° Subseção da OAB, Thiago Luiz Américo, a ideia é transformar os alunos em cidadão ativos. "Estimulamos os alunos da rede a serem cidadãos participantes para que eles contribuam para uma sociedade melhor", explicou Thiago, frisando que a meta é levar a atividade para outras escolas da rede.

Uma das voluntárias do projeto, a estudante de Direito da UFF Macaé Alice Leite Lázaro, que já acompanha há um ano o Cidadania Ativa, declarou que as oficinas e encontros são proveitosos e gratificantes. "Somos dois grupos e quatro estudantes de Direito que trabalham com os alunos uma vez por semana. O principal objetivo é fazer com que os estudantes se sintam pertencentes à sociedade democrática e participem dela", explicou Alice.

O Projeto Cidadania Ativa é parte do Programa de Educação Ambiental, organizado pela secretaria de Educação, por meio da Coordenação de Educação Ambiental, com base no exposto no inciso II do artigo quarto da Lei de Educação Ambiental n°9.795/99. Segundo a legislação, o programa visa "a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário