terça-feira, 17 de outubro de 2017


União Europeia escolhe Vitória para Programa de Cooperação Urbana Internacional

Publicada em 16/10/2017, às 19h49
Por Alexandre Lemos (aljunior@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi

Criação Seges
Sevilha
Vitória foi selecionada para integrar o Programa Internacional de Cooperação Urbana e compartilhar experiências com Sevilha(Ampliar imagem)
Criação Seges
Vitória panorâmica
Prefeito de Vitória, Luciano Rezende, comemorou a escolha: "É uma honra"(Ampliar imagem)
A União Europeia selecionou Vitória para participar do Programa Europeu de Cooperação Urbana Internacional (IUC). A capital capixaba fará uma troca de experiências com a cidade espanhola Sevilha.
O intercâmbio dará subsídios para a resolução de questões por meio do compartilhamento de suas próprias vivências e conhecimentos. Através de um acordo de parceria, Vitória se compromete a cooperar intensivamente com Sevilha por, pelo menos, 18 meses; compartilhar atualizações sobre seu progresso; e desenvolver um plano de ação local de desenvolvimento urbano sustentável sobre a prioridade de troca de conhecimentos.
O prefeito Luciano Rezende comemorou a escolha. "Com esse acordo de parceria feito pela União Europeira, após ter selecionado Vitória entre muitas cidades, a troca de informações entre Sevilha e Vitória em aspectos relacionados a urbanismo se torna mais intensa e oficial, com ganhos para as duas cidades, superando desafios que as cidades enfrentaram ou irão enfrentar. É uma honra e um passo muito importante. Estamos nos nivelando com cidades com um melhor padrão urbanístico no mundo, que é o caso de Sevilha".

Privilégio

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, afirmou que é um privilégio a cidade participar de um programa como o IUC. "Essa partilha de experiências é muito válida. É uma troca mútua, de um lado teremos a oportunidade de ter acesso a novas formas de abordar desafios, do outro socializarmos as nossas melhores práticas internacionalmente", disse Gandini.
Os planos de ação local devem incluir atividades e projetos pilotos economicamente viáveis que possam ser realizadas no curto prazo e que encorajem o envolvimento de pesquisa, negócios e comunidade local e que levem em consideração o desenvolvimento sustentável.

Sevilha

Com mais de dois mil anos de história e construções que guardam o charme do passado, Sevilha tem diversos monumentos tombados como patrimônios da humanidade. Some a isso a tradição das festas religiosas, a arquitetura histórica – com mistura dos estilos romanos e árabe – e o calor típico do local. É a quarta maior cidade espanhola, com 703.206 habitantes.

Programa

O Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) é uma oportunidade para as cidades aprenderem umas com as outras, estabelecerem metas ambiciosas, formarem parcerias duradouras, testarem novas soluções e promoverem seu perfil internacional.
Representantes de cada cidade farão parte de viagens de estudo, intercâmbio de pessoal, treinamentos e seminários (financiadas pelo programa) e projetarão um plano de ação para dirigir o desenvolvimento urbano sustentável.
Imagem divulgação
União europeia
Capital foi selecionada pela União Europeia para selecionar Programa de Cooperação Urbana Internacional (Ampliar imagem)
Carlos Antolini
Foto panorâmica mostrando detalhes da cidade de Vitória
Através de um acordo de parceria, Vitória se compromete a cooperar intensivamente com Sevilha por, pelo menos, 18 meses

Nenhum comentário:

Postar um comentário