sábado, 18 de novembro de 2017

Flicmac vai agitar Macaé

2017-11-17 16:00:00 - Jornalista: Assessoria da Educação
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
logomarca FLICMAC com ilustrações de livros coloridos
Foto: Arte do evento
Festival de Literatura e Cultura de Macaé começa quinta-feira com vasta programação
A praia da Imbetiba será palco do I Festival de Literatura e Cultura de Macaé (Flicmac) na próxima semana, nos dias 23, 24 e 25. A programação vai acontecer das 9h às 22h. Esta edição vai homenagear um dos grandes nomes da história do interior do estado, o escritor e professor de Química, macaense, "Antonio Alvarez Parada", o Tonito. Uma estrutura com mais de 10 tendas está sendo montada em toda orla da praia da Imbetiba.
A feira vai reunir convidados dos mais variados setores - escritores, poetas, quadrinistas, historiadores, jornalistas, contadores de história, artistas, entre outros. O público terá a oportunidade de visitar e apreciar o Planetário Móvel 360°, da empresa RPC Cultural, e shows à noite, no palco. Na sexta, se apresentam os sambistas Andrea Martins, Ricardo Badaró e Amanda Amado e, no sábado, a banda Pressura encerra o evento. Estandes estarão mostrando trabalhos das escolas particulares parceiras da Flicmac: Escola Alfa, Colégio Atlântico, Cemac, Creche Dente de Leite, entre outras.

O palco "Tonito Parada" será uma tenda para apresentações teatrais, danças e shows musicais. Um tablado "Causando na Flicmac" será um espaço coberto com exposições, conversas entre artistas e apresentações relacionadas ao público jovem.

Outra tenda chamada "Flicmaczinha" é o espaço para os pequenos, onde acontecerão as contações de história, musicais, mágicos, brincadeiras e oficinas direcionadas às crianças. O "Café Cultural" ficará localizado na sede da 15ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) onde acontecerão as mesas redondas, lançamentos de livros, pocket shows e a exposição sobre a vida e a obra do Professor Antonio Alvarez Parada.

O espaço "Parada Literária" será destinado à leitura dos visitantes, onde serão disponibilizados livros de todos os gêneros literários com a participação da "Biblioteca sobre Rodas", ônibus da Secretaria de Educação. O "Galpão Literário" será um grande espaço coberto com estandes onde ficarão localizadas as exposições interativas realizadas pelas unidades escolares. O "Espaço Diversão" contará com brinquedos e brincadeiras voltadas para crianças. A Praça de Alimentação será recheada de muitas opções nos estandes e food bikes do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros.

O "Flicmac" será marcado por apresentações de livros e lançamentos de obras. A abertura oficial do evento será na quinta-feira (23) às 9h. Entre as atrações estão o radialista Mário Luís Machado Silva, que vai apresentar o livro “Afrânio - A primeira medalha do Brasil no peito, na raça e na bala”. O professor Isac Machado vai lançar a obra “Poemando”. Além disso, haverá palestra, do professor, doutor pela PUC-RJ em Ciências Sociais, escritor, poeta e coreógrafo, Paulo Emílio Azevedo. Ele será responsável pelo lançamento do livro “Depois dos 20, prometo escrever o romance e me chamar Machado de Azevedo”. A educadora e escritora Ana Paula Souza Filgueira vai lançar o livro “Alfabeto de A a Z”.

A escritora Anna Maria Vasconcellos vai participar do bate papo “Carapebus nas páginas do passado”. O professor, historiador e dramaturgo Ricardo Meirelles vai fazer parte de um bate papo sobre a peça “Disse adeus às ilusões e embarcou para Hollywood”. Também será feira apresentação do livro “Biografia de Mathias Neto” com a escritora Márcia Martins.

Escolas
Um dos destaques será a integração e participação dos alunos das escolas municipais que irão visitar e se apresentar na programação. Entre as unidades estão escolas como Raul Veiga (serra), Maria Isabel Damasceno Simão (projeto Peróla Negra e de flauta), além das danças dos alunos das escolas Ancyra Gonçalves Pimentel (dança), Zelita Rocha, Polivalente Anísio Teixeira, Samuel Brust, Edda Evelyn Damasceno, Maringá, Lia Koop Franco, Marly Vasconcelos Lemos, Ana Benedicta da Silva Santos e Renato Martins. O Polo de Cultura Fronteira e o Ciemh2 Núcleo Cultural também vão apresentar coreografias.

A programação tem a participação do jornalista Gerson Dudus com “A poesia pede passagem”. Ao longo do Festival, também haverá palestras sobre temas relevantes, a exemplo de “Combate ao Aedes”, “Sexualidade”, "Pré- Vestibular Social” e o “Papel da Leitura na construção de uma sociedade justa, plural e democrática”.

Para o secretário de Educação, Guto Garcia, este será um marco na história da Educação. "Vamos reunir todo público de educadores das redes pública e privada não só de Macaé mas da região. Os alunos e os profissionais se apresentarão e trocarão experiências. Estamos organizando a primeira de muitas edições da Feira Literária", pontuou.

Segundo a presidente do Sindicato de Estabelecimentos Particulares de Ensino do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro (Sinepe), Rosana Juncá, o festival é fruto de união. "A importância da realização deste festival (Flicmac), resume-se na parceria/união das instituições de ensino privadas e públicas de Macaé, possibilitando o acesso do publico aos serviços educacionais oferecidos, com total apoio do Sinepe. Acreditamos que a união nos tornará mais fortes!", destaca.

Já o presidente do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, Renato Nicoli, acredita que a iniciativa de união entre todas as esferas em prol ao sucesso do primeiro evento literário da cidade é um exercício de cidadania e comprometimento com Macaé.

De acordo com Andrea Martins, superintendente de Educação Integrada da Secretaria de Educação, a expectativa é que toda população macaense participe do Flicmac. "A Feira foi planejada aproximando as instituições educacionais viabilizando a troca de experiências nas propostas pedagógicas nas vertentes artísticas e culturais possibilitando as escolas privadas um momento social de doações de livros literários para as escolas públicas", disse.

Planetário
O público terá a oportunidade de visitar e apreciar o Planetário Móvel 360° da empresa RPC Cultural. Durante os quatro dias do evento, os visitantes terão a chance de assistir apresentações sobre Astronomia. De forma interativa, os visitantes poderão apreciar os planetas e até os movimentos celestes. A mostra vai destacar planetas, cometas e estrelas cadentes. O planetário é reconhecido por transportar visitantes a uma viagem incrível pelo espaço, levando informação e conhecimento de uma maneira diferente. O investimento será de R$10 para alunos da rede privada e R$5 para alunos da rede pública.

Clique e confira a programação completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário