quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Macaé Tolerante faz ato contra intolerância religiosa

2017-11-16 18:39:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de mulher de trajes de candomblé batendo palmas.
Foto: Maurício Porão
Evento foi realizado na tarde desta quinta-feira

Em comemoração ao Dia Nacional da Umbanda (15 de novembro), o Movimento "Macaé Tolerante" realizou, na tarde desta quinta-feira (16), em frente à Sociedade Musical Nova Aurora, um ato contra a intolerância religiosa. A ação, que faz parte da Semana Municipal da Consciência Negra, teve, ainda, o objetivo de homenagear o Centro Espírita Ogum Iara, o mais antigo da cidade.


Para o coordenador de Políticas Sociais e Igualdade, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Marcos Ferreira Lopes, a ideia é levar um pouco dos ritos das religiões de matrizes brasileiras e africanas para a rua e dar visibilidade ao movimento. "Estamos trabalhando no caminho de uma cidade mais tolerante e de amor ao próximo. Registramos algumas práticas de intolerância com atitudes contra esses religiosos e os espaços", disse. O ato festivo teve dança, canto, atabaques e testemunhos.

A sacerdotisa, Márcia Rocha, acrescentou que o intuito é levar a umbanda para o conhecimento de toda população e mostrar que a religião veio para praticar o amor e a caridade. "A Umbanda está completando 109 anos e o que queremos é respeito", disse.

A professora de Teologia do Centro Umbandista Caboclo Sete Flechas, Heloisa Lopes, ressaltou que o movimento "Macaé Tolerante" registra um novo momento da religião que visa agregar toda sociedade. "Diante de vários atos de intolerância no país, temos que mostrar a prática da religião fora dos terreiros, reunindo todas as vertentes afrobrasileiras", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário