sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Operação Verão começa neste sábado na região serrana

2017-11-17 11:28:00 - Jornalista: Julie Silveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Imagem de pessoas em reunião multidisciplinar
Foto: Maurício Porão
Equipe se reuniu para traçar os ajustes finais antes do início da operação
Começa neste sábado (18) a Operação Verão na região serrana de Macaé. A ação, promovida pela Prefeitura de Macaé, envolve diversas secretarias e conta com rondas ostensivas nas cachoeiras, orientações aos visitantes quanto aos espaços específicos para estacionamento de veículos, churrasco e descarte de lixo, fiscalização de ônibus de turismo e de comércio ambulante não cadastrado, além de um trabalho de educação ambiental e sustentabilidade. A operação acontecerá por todos os finais de semana e feriados, até março de 2018, seguindo determinações e orientações de portarias do Ministério do Turismo e Lei de Política Nacional do Turismo.
Nesta quinta-feira (16), a equipe se reuniu na Secretaria de Ambiente, pela terceira vez, para traçar os ajustes finais antes do início da operação. "Vamos realizar um trabalho conjunto entre diversas secretarias. A ideia é unir forças para promover a segurança dos visitantes e, também, conscientizar a população sobre o uso adequado dos recursos naturais", destacou o secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Gerson Martins.

Cerca de 40 pessoas vão participar da operação. A Secretaria de Mobilidade Urbana e de Ordem Pública vão disponibilizar duas equipes preparadas para atuar em pontos estratégicos, como o portal do Sana e Ponte das Neves, local de acesso para as Cachoeiras do Frade, Glicério, Duas Barras, Ciriaca, Bicuda Grande e Bicuda Pequena. As rondas nas cachoeiras serão realizadas por agentes da Secretaria Adjunta de Defesa Civil, que vão reforçar a importância da segurança pessoal contra o risco de acidentes. A Guarda Ambiental vai realizar um trabalho 24 horas de fiscalização. As outras equipes vão atuar a partir das 9h, seguindo até o início da noite.

As secretarias envolvidas na operação são: Adjuntas de Segurança, Turismo, Interior, Defesa Civil e Comunicação; Municipais de Ambiente e Sustentabilidade; Mobilidade Urbana, Ordem Pública e Saúde, além da Coordenadoria Geral de Atividades Econômicas e Posturas.

Autorização para entrada de ônibus de turismo na serra
Para que seja autorizado o acesso e circulação de veículos de turismo na região serrana de Macaé, a pessoa (física ou jurídica) deverá ter seus serviços turísticos cadastrados no Sistema Cadastur no Ministério do Turismo. É determinada a presença de Guia de Turismo Local/Regional do Rio de Janeiro em excursões realizadas no município de Macaé, também com cadastro dos prestadores de serviços turísticos (Cadastur). A documentação do veículo e do condutor devem estar em dia e o transporte deve conter o selo do Cadastur em suas laterais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário