quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Praça da República é devolvida à população totalmente restaurada

15/11/2017 09:59
“Há dois anos eu estive nesta cidade, e me hospedei bem em frente à Praça, tinha ficado encantado com a imensidão da área dela, e imagine só, passados estes dois anos, aqui estou novamente", surpreendeu-se o autônomo Mario Torres, de Olinda (PE), ao ver a Praça da República totalmente restaurada e com nova iluminação. "Lindo!", elogiou, durante a cerimônia de reinauguração do espaço, na noite desta terça-feira, 14.
A data escolhida pela Prefeitura de Belém para devolver a praça à população coincidiu com o feriado da Proclamação da República, que simboliza o logradouro, agora totalmente repaginado, e com finalidade única de ser local de lazer e entretenimento para as famílias.
“Nós queremos este lugar livre da ação de criminosos e vândalos, que, com o passar dos anos tornaram a praça um local impróprio para uso. Vamos dar um basta, porque aqui, volta a ser um lugar para as famílias frequentarem. Para isso, diariamente, este local receberá ações das secretarias municipais, como forma de ‘ocupação’, onde vamos ter ações de lazer, saúde, esporte, cultura, além de assegurar a segurança da área com o apoio do governo Estadual”, enfatizou o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.
Várias secretarias estão responsáveis por gerenciar o novo uso da praça, com atividades ao longo dos dias, incluindo domingos e feriados.  De acordo com Fábio Atanásio, coordenador geral do programa Aliança Pela Paz, que ficará responsável pela ocupação da praça e outros espaços públicos, a ideia é oferecer atividades que atraiam ainda mais a população para a praça. “As pessoas precisam se apropriar da praça como um espaço de lazer e convivência. Por isso, pensamos em ocupar o local com diversas programações culturais, esportivas e educativas, diariamente, para atrair a população”, explicou Fábio.  
Neste feriado, a partir das 6h, as ações iniciam com atividades físicas, de saúde, para crianças, com poesia, contação de histórias, educação ambiental e apresentações musicais e culturais, com danças, hip hop e capoeira.
A Praça da República passa a contar com o reforço de oito Guardas Municipais divididos nos dois postos fixos da praça (um próximo ao Theatro da Paz e o outro na Rua Oswaldo Cruz), com apoio de duas motocicletas e funcionamento 24 horas. Aos finais de semana, o efetivo aumenta para 18 guardas e quatro motocicletas.
Para completar o esquema de segurança, o espaço contará, com sistema de vigilância e monitoramento por câmeras para coibir atos criminosos, vandalismo e depredação. No total serão 43 câmeras fixas e cinco móveis, além de uma rede em fibra óptica, pela primeira vez instalada em uma praça de Belém.
O secretário municipal de Urbanização, Adinaldo Oliveira, salientou durante o evento de inauguração, que a obra de recuperação da Praça contou com investimento de recursos próprios da Prefeitura de Belém, de aproximadamente R$ 5 milhões na restauração do complexo que abrange a Praça da República, a Praça da Sereia e o Parque João Coelho (área em frente ao Theatro da Paz). “Temos orgulho de fazer parte de uma gestão séria e comprometida, que não mediu esforços, mesmo em tempos de crise, para entregar uma obra digna à população de Belém”, declarou Adinaldo.
Restauro - Foram 22 meses de intenso trabalho com reforma geral nos 58 mil metros quadrados da Praça da República, contemplando 16 monumentos, restaurados e revitalizados, além do tradicional Bar do Parque, que passou por reestruturação completa.
Tombada como patrimônio histórico nas três esferas, a praça foi reformada com o acompanhamento dos órgãos de preservação do patrimônio - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Pará (Iphan), Fundação Cultural de Belém (Fumbel) e Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC) da Secretaria Executiva de Cultura do Pará.
Izabele Trindade, 23 anos, mãe do pequeno Alaff, de um ano, aproveitou o tempinho livre no final do dia para usufruir da praça. “Aqui sempre foi um bom lugar, mas de uns tempos pra cá, tava quase impossível de trafegar, porque além da depredação das áreas comuns, ainda tinham aqueles que se aproveitavam da má conservação, pra cometer furtos. E, hoje, a gente vê o quanto está bonita de verdade. A iluminação, sem dúvida, é um dos pontos que mais está contribuindo para nos passar a sensação de segurança”, disse a jovem.
A recuperação da praça contou com ação conjunta das secretarias municipais e ganhou novo paisagismo, com a colocação de grama, flores e plantas que ajudam a recompor a beleza do local. Os 160 bancos de madeira e 160 lixeiras também foram devolvidos reformados para os usuários do espaço. Postes de iluminação foram pintados e receberam manutenção das luminárias. 
Festividade – Na cerimônia desta terça-feira, a banda da Guarda Municipal de Belém embalou as dezenas de pessoas que prestigiaram o evento. Houve apresentação musical das crianças da Escola Municipal Alzira Pernambuco, do bairro do Marco, pelo projeto “Cantar-o-lar”, com o músico Salomão Habib,  e apresentação de grupo folclórico.
Confira a programação completa desta quarta-feira, 15:
6h - Atividades físicas/orientação
8h às 10h - Atividades físicas para idosos; atenção à saúde (aferição de pressão arterial, glicemia e orientação nutricional)
8h às 12h - Ações do Brinca Belém
9h às 11h - Varal de Poesias e contação de histórias
9h às 12h - Educação Ambiental
10h às 12h - Apresentação da Banda da Guarda Municipal
14h às 16h30 - Hip Hop
16h30 às 18h - Danças regionais
17h - Roda de capoeira
Por Karla Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário