sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Pré-matrícula termina na sexta-feira dia 24

2017-11-17 17:16:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de estudantes da rede municipal lanchando no colégio.
Foto: Arquivo Secom/Guga Malheiros
Nesta fase são oferecidas vagas para alunos do maternal I e II

Será encerrada na sexta-feira (24) o prazo para a primeira etapa da pré-matrícula da rede municipal. Nesta fase, são oferecidas vagas para alunos das seguintes modalidades de ensino: maternal I (dois anos completos até dia 31 de março de 2018) e maternal II (três anos completos até dia 31 de março de 2018). O processo é voltado para candidatos provenientes de escolas públicas e privadas ou de outros municípios, além daqueles que desejam iniciar o período escolar em 2018.

Pais e responsáveis devem estar atentos quanto ao cadastro, que está sendo feito pelo endereço eletrônico www.macae.rj.gov.br ou pessoalmente, das 9h às 17h, no polo de atendimento no Centro de Educação Tecnológica Profissional (Cetep), situado à rua Alfredo Backer, 363 - Centro. A divulgação do resultado da primeira etapa da pré-matrícula será no dia 10 de janeiro de 2018.

Durante o cadastro, os responsáveis pelos alunos não poderão esquecer de apresentar três opções diferentes de unidades escolares, que fazem parte da rede municipal. Caso a família venha optar pela matrícula do aluno em outra unidade escolar que não seja próxima da residência, o procedimento apenas será formalizado após integral atendimento de outros estudantes residentes nas proximidades das escolas e se ainda houver vagas remanescentes. No entanto, a secretaria poderá alocar o candidato em outra escola municipal, caso não existam vagas.

Documentos

No ato da inscrição da pré-matrícula, os interessados também devem fornecer os seguintes dados: nome completo do candidato, data de nascimento, conforme certidão de nascimento,certidão de casamento ou documento oficial que substitua.

Também devem ser apresentados dados como a etapa de Educação Infantil, ano de escolaridade ou ciclo que deseja cursar em 2018. Além disso, na pré-matrícula o candidato deve declarar, conforme laudo clínico, se o candidato necessita de atendimento educacional especializado. Também estão sendo exigidos nomes dos pais ou responsáveis legais e CPF, telefone para contato e e-mail, endereço e rede escolar de origem, quando for o caso.

Os candidatos não atendidos na primeira fase da pré-matrícula (maternal I e maternal II) ficam dispensados de comparecer à Secretaria de Educação para verificação de vagas, uma vez que o Serviço de Cadastro e Movimentação de Alunos fará a convocação ao longo do ano letivo

Matrícula

Os responsáveis pelos alunos que forem alocados na primeira etapa da pré-matrícula devem comparecer na escola municipal em que os estudantes forem direcionados, entre os dias 15 a 19 de janeiro de 2018, com documentos específicos para efetuar a matrícula.

Na efetivação da matrícula, devem ser fornecidos originais e cópias dos seguintes documentos: certidão nascimento, foto 3x4, original, carteira de vacinação atualizada, cartão do SUS e comprovante de residência. Outro documento é a declaração, conforme laudo clínico, se o candidato necessita de atendimento educacional especializado.

Segunda etapa

A segunda etapa da pré-matrícula será entre os dias 4 de dezembro a 15 de dezembro. Nesta fase, estarão disponíveis vagas para o pré I (quatro anos), pré II (cinco anos) e Ensino Fundamental, Ensino Médio oferecido apenas na região serrana e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Lembrando que os candidatos à Educação Infantil devem ter idade completa até dia 31 de março de 2018.

Os estudantes que forem iniciar no Ensino Fundamental devem ter seis anos. Já para Educação de Jovens e Adultos (EJA), os alunos dos ciclos I ao V, devem ter 15 anos completos ou a completar. A divulgação do resultado dos candidatos alocados também será no dia 10 de janeiro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário