segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

“Caravana”: proposta de cooperação com ceramistas da cidade

Durante o evento foi assinado o Protocolo de Intenções para um Acordo de Cooperação Técnica com o setor.
A “Caravana Campos para Além dos Royalties” marcou presença, nesta segunda-feira (4), em uma reunião de ceramistas, quando foi assinado o Protocolo de Intenções para um Acordo de Cooperação Técnica com o setor. A reunião foi no Sindicato dos Ceramistas de Campos, na localidade de Mineiros, na Baixada Campista, com participação de representantes de outras áreas de produção e de órgãos de pesquisa e fomento. Nos últimos oito dias, foi a quinta ação da “Caravana”, que percorre o interior do município com ações e propostas para fomentar e a economia do interior.
 
No encontro, prestigiado por cerca de 50 ceramistas, os representantes da classe de institutos de pesquisa ressaltaram a necessidade de união e fortalecimento do setor, centrando forças na modernização dos processos de produção e na oferta de novos produtos. Pouco antes da assinatura do documento, o superintendente municipal de Planejamento, Marcel Cardoso, falou da importância de investir em inovação.
 
— Este é um importantíssimo setor da economia de Campos, mas que precisam trabalhar com produtos certificados. Por isso entrou no tópico “inovação” do nosso projeto da “Caravana”, que trabalha para termos nos próximos anos, fontes de receita que permitam a redução gradativa da dependência dos royalties do petróleo. Estamos percorrendo todo o município, levando a proposta do governo Rafael Diniz e já ajudando a implementar alguns projetos — afirmou o superintendente Marcel Cardoso.
 
No documento assinado, está a proposta de reativação do laboratório de certificação de cerâmica e de outros materiais de construção, instalado há alguns anos após parceria entre a Fundação Estadual do Norte Fluminense (Fenorte), a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e está fechado.
 
 — É importante vermos, pela primeira vez na história do nosso sindicato, a administração municipal mostrar interesse pela atividade ceramista. Somos um importante setor, com mais de 4 mil empregos diretos permanentes. Unindo forças, vamos lutar para modernizar nosso parque industrial, criar novos produtos e buscar outros mercados — afirmou o presidente do Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção de Campos (Sindicer Campos/RJ), Osiel Batista Crespo.
 
Participaram ainda da reunião o presidente da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer), Natel Moraes; o representante do Sindicato dos Ceramistas de Itaboraí-RJ e tesoureiro da Anicer, Edésio Gonzales; o presidente do Sindicato dos Ceramistas do Rio Grande do Norte, Vargas Soliz; o consultor técnico da Anicer/Fundacer, Antônio Carlos Pimenta, o representante do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Cerâmica da Faetec, Etevaldo Pessanha, e o do Instituto Federal Fluminense (IFF/Campos), Rodrigo Martins Fernandes.
 
Desde a última segunda-feira (27), a “Caravana Campos para Além dos Royalties” já passou por diversas  localidades e distritos como: Santa Maria, Santo Eduardo, Espírito Santinho e Mata da Cruz e Farol de São Thomé, sempre levando ações e propostas para fomentar e alavancar a economia do interior a partir do incentivo às vocações locais.
Por: Edson Cordeiro - Foto: -  04/12/2017 16:15:58

Nenhum comentário:

Postar um comentário