sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Crianças aprendem a programar gratuitamente na Cidade Universitária

2017-12-08 14:58:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto de professores e crianças
Foto: Divulgação
Aprenda a Programar Jogando é um projeto de extensão da UFRJ
“Todos deveriam aprender a programar um computador, pois isso ensina a pensar”, já dizia Steve Jobs. É exatamente a proposta do Aprenda a Programar Jogando, projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – campus Macaé), que ofereceu a Hour de Code (Hora do Código), gratuitamente, a crianças a partir de 6 anos, nesta sexta-feira (8). O evento foi realizado no Laboratório de Informática da Graduação (LIG), sala 213, do Bloco A, na Cidade Universitária.
Foram duas horas, das 9h às 11h, totalmente dedicadas ao aprendizado da computação com atividades que ensinam a criar jogos e aplicativos para smartphones e tablets. Os monitores, alunos dos cursos de Engenharia, mostraram o passo a passo a crianças que querem aprender as habilidades e os benefícios da programação de computadores, como saber que é possível serem criadoras das tecnologias que usam no dia a dia.

O projeto é coordenado por Janaína Santanna Gomide Gomes, professora da UFRJ, que também acompanha as crianças no curso. A Hora do Código faz parte da Semana da Educação em Ciência da Computação, evento mundial criado para desmistificar a programação e mostrar que qualquer pessoa pode aprender os fundamentos básicos e ampliar a participação na área desta ciência. O movimento atinge milhões de estudantes em mais de 180 países.

Crianças como Vicente Fita Pires, 7 anos, morador em Rio das Ostras, um dos alunos da Hora do Código, já fez um curso do projeto e voltou para se aperfeiçoar em busca do seu sonho: ficar um ano fazendo programação digital na Espanha.

- Aqui (no Aprenda a Programar) aprendi a fazer jogos e agora quero aprender a postar e jogar online. Já criei dois jogos com o que aprendi no projeto. Preciso melhorar porque quero estudar programação na Espanha – afirmou.

O amigo Bruno Bernardino Schumacher, 8 anos, também de Rio das Ostras, tem outro sonho estimulado a partir do projeto:

- Quero ser youtuber.

Os irmãos Rebecca e Benjamin Seabra Azevedo, de Macaé, também fizeram o curso do projeto e voltaram para a Hora do Código. Eles curtem poderem estar na Cidade Universitária onde o pai estudou até o ano passado na Universidade Federal Fluminense (UFF) e onde eles dizem que querem estudar também. Quem contou essa história foi a mãe deles, Francis Seabra, com o sinal positivo de cabeça da filha.

- Programar jogos é um sonho que estou realizando e no lugar onde o meu pai estudou. Estou curtindo muito -, disse Rebecca, 8 anos. A mãe disse que esta aproximação da universidade com todos desde cedo é muito importante para a formação dos cidadãos.

O projeto também oferece oficinas e minicursos e a equipe conta com apoio de técnicos administrativos da universidade. As escolas interessadas podem se inscrever para levar seus alunos a participarem da programação enviando e-mail para aprendaprogramarufrj@gmail.com. Conheça o projeto em https://www.aprendaprogramar.macae.ufrj.br.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário