sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Exposição em comemoração ao aniversário do Centro de Atenção Psicossocial acontece em Búzios
Por em 05/12/2017
Esta exposição é resultado da reunião dos trabalhos dos usuários do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) ao longo desses cinco anos de existência, sendo com orgulho que essa mostra celebra o quinto aniversário do dispositivo.
A associação entre arte e saúde mental teve início no Brasil com os trabalhos do psiquiatra e crítico de arte Osório César, nos anos 20, em São Paulo, e da psiquiatra Nise da Silveira, nos anos 40, no Rio de Janeiro. Eles foram precursores no uso de recursos artísticos como possibilidade de uma proposta terapêutica visando a reinserção e a reabilitação psicossocial de pessoas em sofrimento psíquico.

Inspirados na proposta de novos olhares sobre a loucura, através das vivências e observações do cotidiano do CAPS, nasce um olhar e uma escuta diferenciadas sobre a subjetividade dos pacientes com transtornos mentais. Nesse contexto, identifica-se a invisibilidade dos usuários diante da sociedade, que pode ser definida enquanto fenômeno psicossocial pelo qual um sujeito, apesar de sua presença física no meio social, é suprimido pelo outro.
Esse trabalho está em consonância com as diretrizes da Lei do SUS nº 8.080/90, destacando que o bem estar físico, psíquico e social estão incluídos no conceito de saúde, bem como a Lei nº 10.216/2001 (Reforma Psiquiátrica), que redireciona e redimensiona o atendimento aos portadores de sofrimento psiquiátrico com tratamentos alternativos e menos invasivos, vinculando e valorizando o sujeito em seu meio familiar, social e cultural, rompendo a lógica manicomial.
O CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, que oferece tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Funciona de segunda à sexta, das 08h às 17h. 
Endereço: Estrada Cabo Frio- Búzios, 58 - São José (ao lado do Detran). Telefone: (22) 2623-1782

Nenhum comentário:

Postar um comentário