segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Devoção e fé marcam caminhada dos romeiros até Santo Amaro

Para incentivar os romeiros durante seu trajeto, a Prefeitura de Campos, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico e da superintendência de Entretenimento e Lazer, montou três bases de apoio com água e frutas, no pos
Devoção, fé e tradição marcam a caminhada dos romeiros de Campos até Santo Amaro, seja para pagar promessas, agradecer alguma graça alcançada ou apenas por amor ao santo católico. Ao longo dos 39 quilômetros, entre o Centro da cidade até o distrito de Santo Amaro, várias histórias podem ser encontradas e contadas a cada passo até o destino final. Para incentivar os romeiros durante seu trajeto, a Prefeitura de Campos, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico e da superintendência de Entretenimento e Lazer, montou três bases de apoio com água e frutas, no posto do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), em Mineiros e em Baixa Grande.

Durante o tradicional percurso, os romeiros chegam a passar por 20 igrejas centenárias, bi e tricentenárias, contadas desde o marco zero, na Catedral do Santíssimo Salvador, até a Igreja de Santo Amaro. Segundo o assessor do Departamento de Turismo da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Reis, algumas igrejas chegam a ter mais de 200 anos, como a Capela de Nossa Senhora do Rosário, em Donana, e a Capela de Campo Limpo, que foi construída por jesuítas. "É um trajeto com histórias de vida belas e muito rico em cultura. São muitas igrejas antigas de um simbolismo cultural e histórico muito rico da nossa cidade. Belos pontos turísticos", destacou. 

Devota de Santo Amaro, Jucimery Azevedo Gomes, de 38 anos, que mora na Penha, faz a caminhada há 9 anos. Ela fez uma promessa ao santo pela saúde de sua filha que nasceu prematura de 8 meses. Sua caminhada começou neste domingo (14), por volta das 19h. "Há 9 anos que faço a caminhada até Santo Amaro em agradecimento pela vida da minha filha. Para mim, não é nenhum esforço andar todo o trajeto. A fé é mais importante que o cansaço físico", afirmou.

Enquanto alguns caminham pela promessa feita, outros encaram a jornada sem nenhum pedido feito ou graça atendida. É o caso do arquiteto Luciano Ribeiro, de 34 anos, que foi percorrer o longo caminho pela fé. "Esse é o terceiro ano que faço o trajeto e me sinto bem neste dia. Não cheguei a fazer nenhuma promessa, vou mesmo pela fé", comentou. 

O casal Rodrigo e Vandriana Bastos fizeram o percurso durante sete anos, mas neste ano decidiram fazer diferente e distribuíram água voluntariamente para os romeiros."Estamos apoiando a caminhada dos devotos porque sabemos o quanto é importante esse momento", disse Rodrigo. 

O público estimado para a Festa de Santo Amaro é de 100 mil pessoas nos dez dias de evento. A programação começou no último dia 6, com Novenário, e termina nesta segunda-feira (15), data em que se celebra Santo Amaro, com as tradicionais Cavalhada e procissão, no distrito de Santo Amaro. 
Por: Mario Sérgio - Foto: Luis Macapá -  14/01/2018 23:22:25

Nenhum comentário:

Postar um comentário