segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Inscrições para mestrado e doutorado terminam dia 22

2018-01-15 16:12:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto do Nupem/UFRJ
Foto: João Barreto
Cadastro deve ser feito das 9h às 16h, no Nupem, ou por e-mail
Terminam na próxima segunda-feira (22) as inscrições para a seleção dos cursos de mestrado e doutorado em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) do campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A UFRJ/Campus Macaé funciona no município em convênio com a prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria de Educação.
O espaço é localizado nos blocos B e C da Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros. O cadastro deve ser feito das 9h às 16h, na secretaria do programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação, que funciona no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem/UFRJ). O local atende na Avenida São José do Barreto, 764. Os interessados também podem se inscrever pelo email: ppgciac2018@gmail.comanexando a documentação específica solicitada.

Os processos seletivos acontecerão em datas distintas. A do mestrado será nos dias 30 e 31 de janeiro, e primeiro de fevereiro. Já o processo de doutorado será nos dias seis, sete e oito de fevereiro. O candidato ao mestrado também passará por prova escrita no dia 30, das 9h às 13h. Ambos serão presenciais e realizados no Nupem/UFRJ.

Também haverá análise de leitura e interpretação de texto em inglês e arguição e análise do pré-projeto. Os resultados do processo serão divulgados no mural da secretaria a partir do dia 9 de fevereiro.

Serão destinadas vinte vagas regulares para a seleção de mestrado e três adicionais para os servidores da UFRJ no âmbito do “Programa de Qualificação Institucional” da UFRJ (PQI/UFRJ). Já no doutorado, serão abertas dez vagas e duas extras para funcionários da universidade.

Documentos - Ao se cadastrar, o candidato deve apresentar os seguintes documentos: ficha de inscrição e declaração de conhecimento e aceite das normas do processo seletivo, carta do futuro orientador credenciado no programa, original e cópia do diploma de curso superior para o candidato ao mestrado ou do curso de mestrado para quem deseja cursar o doutorado.

Também devem ser fornecidos originais e cópias dos seguintes documentos pessoais: CPF, identidade, título de eleitor, certificado de reservista e uma foto digital 3x4, recente, colorida e com fundo claro, histórico escolar da graduação ou mestrado, além de currículo no formato completo da Plataforma Lattes CNPq (http://lattes.cnpq.br) e o pré-projeto, conforme orientações do edital.

Encerrado o prazo da inscrição, a documentação será submetida à comissão de seleção. A relação das inscrições homologadas será publicada no mural da secretaria do programa e na página, cujo endereço é www.macae.ufrj.br/ppgciac. Os editais de seleção para o mestrado e doutorado podem ser encontrados no endereço Edital 735, Mestrado PPG-CiAC e Edital 736, Doutorado PPG-CiAC.

É recomendado que os candidatos e orientadores acessem o documento de área de Ciências Ambientais da Capes. Mais informações podem ser obtidas através dos e-mails: ppgciac@nupem.ufrj.br (Secretaria do Programa); didario@gmail.com (Coordenador do Programa) ou no telefone (22) 2141-3951. O PPG-CiAC é um programa estrito senso e interdisciplinar da área de Ciências Ambientais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário