quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Macaé implanta coleta seletiva nas praias

2018-01-17 14:44:00 - Jornalista: Julie Silveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto de latões de coleta seletiva
Foto: Ana Chaffin
Recolhimento será realizado duas vezes por dia pela Secretaria Adjunta de Serviços Públicos
Os benefícios da reciclagem são muitos, a começar pela redução da poluição do ar, das águas e do solo. Pensando nisso, a empresa Macaense Ambiental Offshore, em parceria com a Prefeitura de Macaé, implanta a coleta seletiva nas praias dos Cavaleiros e Pecado. A ação começou nesta quarta-feira (17), com a instalação de 30 receptores de recicláveis na praia dos Cavaleiros.
De acordo com o Secretário Adjunto de Serviços Públicos, Célio Chapeta, nesta quinta-feira (18), 30 receptores serão instalados na Praia do Pecado, totalizando, então, 60 coletores nesse primeiro momento do projeto. O secretário acrescenta que cada coletor comporta 200 litros de lixo. Diante deste dado, será realizado um estudo para levantar a quantidade de resíduos recicláveis coletados por dia e, dessa forma, traçar metas para expandir o projeto em outras praias do município.

"A coleta será realizada duas vezes por dia pela Secretaria Adjunta de Serviços Públicos. O lixo separado será encaminhado à Macaense Ambiental, que fará a destinação para uma receptora de recicláveis. Já o lixo não reciclável será encaminhado ao aterro sanitário do município", pontuou Chapeta.

Preocupada com a conscientização da população como fator principal para o sucesso do projeto, a gerente administrativa da Macaense Ambiental, Emanuele Amaral, destacou o carinho pelo município de Macaé.

"A participação da sociedade é de suma importância para o processo de coleta seletiva. A educação ambiental visa desenvolver uma filosofia de ética, moral e respeito à natureza e aos homens. É um ferramenta que mobiliza a comunidade para mudanças de hábitos", destacou Emanuele.

Exemplos de produtos recicláveis

- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.

- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.

- Metal: latas de alumínio, de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.

- Plástico: potes, garrafas PET, sacolas e embalagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário