terça-feira, 16 de janeiro de 2018

PRESENTES PARA BELÉM

Prefeitura entrega UPA da Terra Firme no aniversário da cidade

12/01/2018 15:26
A Prefeitura de Belém entregou na manhã desta sexta-feira, 12, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Terra Firme, um dos presentes da gestão municipal para a população nas comemorações pelos 402 anos da cidade. A UPAe deverá beneficiar mais de 300 mil habitantes dos bairros da Terra Firme, Guamá e ribeirinhos das ilhas adjacentes do Rio Guamá. Os serviços estarão disponíveis após a desinfecção hospitalar, que deve terminar em cerca de 50 dias.
Com capacidade para 500 atendimentos por dia, 19 leitos e 400 profissionais, a unidade amplia a rede de urgência e emergência da capital em um prédio localizado ao lado da Universidade Federal do Pará.
Quem veio conhecer de perto a Nova Upa foi a dona de casa Nazaré da Silva, de 56 anos, que mora no bairro há mais de 30. Ela conta que o serviço veio na melhor hora. “Quando a gente precisava ir em uma urgência tinha que ir até o PSM do Guamá, e agora não, vamos ter uma UPA pertinho de casa”, comemorou Nazaré.
A UPA está totalmente equipada para funcionamento ininterrupto no atendimento de urgência e emergência nas especialidades de clínica médica, pediatria clínica, traumatologia e odontologia. Os atendimentos funcionarão mediante classificação de risco, de acordo com o grau de gravidade. Serão disponibilizados exames de urgência para radiologia, eletrocardiografia e exames laboratoriais. O investimento total foi de R$ 7.500.00,00, sendo R$ 3.500.00,00 de recurso municipal.
“A UPA da Terra Firme está equipada com mobiliários e equipamentos para garantir a assistência da rede de urgência e emergência, com acolhimento de classificação de risco, para dar mais agilidade no atendimento aos mais graves. Centenas de pessoas serão beneficiadas com um serviço de qualidade dentro do próprio Distrito. A Unidade é um presente da gestão para a população, que garante de forma definitiva o acesso da comunidade a urgência e emergência”, ressaltou o titular da Secretaria Municipal de Saúde, Sérgio de Amorim Figueiredo.
O cozinheiro José Pinheiro, 42, tem dois filhos e conta que fica mais aliviado por ter um serviço de urgência mais perto de casa. “É complicado, as vezes, sair tarde da noite com um filho para longe de casa em busca de atendimento. Agora será diferente, sei que vamos poder contar para qualquer urgência com as crianças”, ponderou.
Para o vereador de Belém, Toré Lima, mesmo com as dificuldades da crise financeira, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, honrou com mais um compromisso com a população. “Mesmo com toda essa crise, o prefeito construiu essa UPA, e agora, é preciso chamar a atenção da população para cuidarmos muito bem dessa unidade”, frisou.
Para o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, a atuação da gestão tem sido pautada na responsabilidade de trabalhar e responder pelos anseios da população. “Belém tem a pior receita das capitais do Brasil, a mais baixa de todo país e isso não foi obstáculo para avançarmos. Nós temos é que festejar no dia do aniversario de Belém a entrega desta unidade pelo povo e para o povo”, ressaltou.

Quando procurar a UPA - em picos de pressão, febre alta, fraturas/quedas, cortes, sangramentos, parada cardíaca, derrame (AVC), dores diversas, queimaduras, vômitos, diarreia, acidentes de trabalho, problemas respiratórios, intoxicações, picadas de escorpião ou outros animais peçonhentos, etc.
Por Kezia Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário