quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Carnaval reuniu cerca de 750 mil pessoas em diversos eventos espalhados pelo DF

Balanço apresentado nesta quarta-feira (14) pelo governo mostra que houve redução nas ocorrências em relação ao ano passado

Pelo menos 746 mil pessoas foram às ruas do Distrito Federal neste ano para curtir os 229 eventos de carnaval cadastrados pelo Secretaria de Cultura. O número refere-se aos dias da festa oficial e ao período de pré-folia. Quanto à segurança pública, o governo registrou, de sábado (10) até as 6 horas desta quarta-feira (14), 437 ocorrências, contra 562 no mesmo período do ano passado.
Para o secretário de Cultura, Guilherme Reis, além da segurança nos blocos, a folia também foi marcada pela diversidade.
Para o secretário de Cultura, Guilherme Reis, além da segurança nos blocos, a folia também foi marcada pela diversidade. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília
Os dados constam do balanço apresentado hoje pelo governo, no Palácio do Buriti. Para o secretário da Segurança Pública e da Paz Social, Cristiano Barbosa Sampaio, a festa foi uma das mais tranquilas que a cidade já teve.
Não foi registrado homicídio ligado à festividade. Além disso, caíram os números de roubo (de 141 para 51), de tentativa de homicídio (de 2 para 1) e de tentativa de latrocínio (de 5 para 1). Sampaio destaca que registros referentes ao carnaval ainda podem ser feitos, e os números podem ter alteração.
Por outro lado, o balanço mostrou que aumentaram números como dano ao bem público (de 2 para 10) e de desacato (de 4 para 14). Os dias com mais ocorrências foram sábado (10) e segunda (12), como no ano passado.

Eventos cadastrados ocorreram em 16 regiões administrativas

Para o secretário de Cultura, Guilherme Reis, além da segurança nos blocos, a folia também foi marcada pela diversidade.
"A festa expressa a realidade no DF, de diversidade cultural muito grande"Guilherme Reis, secretário de Cultura
Dezesseis regiões administrativas receberam eventos cadastrados, com repertório que, segundo ele, foi do rock ao chorinho. “A festa expressa a realidade no DF, de diversidade cultural muito grande.”
De acordo com Reis, o carnaval foi preparado para um público maior do que o recebido. Foram 51 palcos montados, 1.070 lixeiras espalhadas pela cidade e 4.601 banheiros químicos.
esforço conjunto de diversos órgãos do governo de Brasília para que o carnaval ocorresse com segurança e organização envolveu pelo menos 9.850 servidores. Além disso, 3.501 empregos diretos foram criados graças à contratação por pregão do governo.

Carnaval no DF não teve registro de morte no trânsito

Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) não registrou mortes nas vias durante o feriado prolongado deste ano. Com o efetivo de 450 agentes de trânsito e 60 viaturas, a autarquia fez 1.549 autuações, contra 1.186 no ano passado.
Já a Polícia Militar teve efetivo de 5,5 mil homens, que apreenderam duas armas de fogo e 64 armas brancas. Quarenta e oito pessoas foram presas por estarem foragidas da Justiça ou por algum tipo de flagrante.
Corpo de Bombeiros não registrou atendimentos graves. Foram 113 pessoas atendidas, número considerado baixo, segundo o comandante-geral, coronel Luiz Cláudio Barbosa e Castro. Ele explicou que os organizadores dos eventos contavam com brigadas de socorro particulares.
Já a Polícia Civil instaurou 28 inquéritos policiais, 50 termos circunstanciados e 35 procedimentos de apuração de ato infracional.

Balanço do SLU e da Agefis

Serviço de Limpeza Urbana (SLU), que recolheu 117,5 toneladas de lixo durante o carnaval, e a Agência de Fiscalização (Agefis) também apresentaram balanço.
A agência estava com 293 servidores e trabalhou em duas frentes: uma para fiscalizar se os foliões estavam jogando lixo no chão e outra para checar se os blocos e ambulantes estavam de acordo com a legislação.
Secretaria Adjunta de Turismo, da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, concluirá até o fim do mês a pesquisa aplicada para avaliar a experiência dos turistas na capital durante esta época.
EDIÇÃO: MARINA MERCANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário