quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

FOLIA 2018

Carnaval em Mosqueiro tem animação dentro e fora da avenida

12/02/2018 11:28
Carnaval tem a mistura da alegria, brincadeira, festa, brilhos, e também de fé, não apenas a que é representada nas letras dos enredos, tampouco nas fantasias, é a fé de quem se preparou durante meses para fazer um bom trabalho e espera ser reconhecido por isso. Minutos antes da sirene tocar, anunciando a entrada da escola de samba “Piratas da Ilha”, o autônomo Almir Cabral, 50 anos, se concentrava e rezava em meio aos mais de cinco mil expectadores do Carnaval 2018 na ilha de Mosqueiro, na noite deste domingo, 11.
“Eu quero apenas fazer o melhor e que Deus nos ajude a fazer isso. Entrar na avenida [do samba] é uma sensação que só a gente sente. Confecciono as fantasias da comissão de frente desta escola há 28 anos, e a missão de conduzir ela este ano, trazendo 13 gladiadores representando nosso São Jorge, Santo Padroeiro, é inexplicável”, declarou Almir, que é morador do distrito e integrante da “Piratas da Ilha” há 30 anos.
A programação do Carnaval na ilha foi realizada pela primeira vez na rua Camilo Salgado, conhecida como rua do Aeroporto, uma proposta da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel), em concordância com as agremiações. “A Vila é muito movimentada, o que atrapalhou os desfiles, então foi feita uma avaliação junto às cinco agremiações que o desfile seria neste novo local, visto que ele recebeu ações de melhorias, especialmente na pavimentação asfáltica. Além do mais, a Prefeitura de Belém garantiu apoio por meio das secretarias e órgãos municipais para que a realização do evento fosse aqui”, explicou a diretora do Departamento de Ação Cultural da Fumbel, Ruth Botelho.
As escolas carnavalescas que se apresentaram neste domingo foram a Universidade de Samba do Mosqueiro (Unisam), Universidade de Samba Piratas da Ilha, Escola de Samba Pele Vermelha e Escola de Samba Estação 1ª de Maracajá. A agremiação Império do Samba do Aeroporto desistiu do desfile e comunicou oficialmente à Fumbel.
A pedagoga aposentada, Ieda Silva, 68 anos, reside no bairro do Umarizal em Belém, mas aproveitou o feriado para descansar na bucólica ao lado dos familiares. Foi então que soube dos desfiles das escolas de samba. “Tenho uma casa aqui próximo [da rua do Aeroporto], aproveitei para vir prestigiar os desfiles com a família reunida. Aqui o espaço é ótimo, amplo, deu até para trazer as cadeiras de casa para ver as escolas passarem”, elogiou.
Quem também se agradou bastante do novo endereço do samba foram os representantes das agremiações, como o presidente da Universidade de Samba do Mosqueiro, Edmilson Macedo, que contou com cerca de 300 integrantes no desfile. “O espaço está muito bom para as escolas, é espaçoso e permite que a gente faça um bom desfile com o público do início ao fim desse corredor de gente. Viemos para falar da energia que alimenta o Pará, que é o açaí, e essa energia foi a mesma que contagiou os integrantes e todos que estão aqui”.
Jurados – As quatro escolas que participaram do desfile foram avaliadas nos quesitos alegoria, bateria, comissão de frente, enredo, evolução, fantasia, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira, porta-estandarte e samba-enredo.
A apuração ocorre na próxima quinta, 15, às 17h, na rua do Aeroporto.
Por Karla Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário