quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Guarda-Vidas orientam as pessoas nas praias e lagoas

Ákilla Ribeiro
Cerca de 35 guarda-vidas estão trabalhando diariamente em toda a orla
Para garantir a segurança nas praias nesses dias de folia, a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Coordenadoria de Proteção Ambiental, conta com aproximadamente 35 guarda-vidas por dia, em apoio ao Corpo de Bombeiros, espalhados na orla da cidade orientando os banhistas que estão se divertindo nas praias e lagoas. Ao todo, três embarcações estão sendo utilizadas para ajudar no resgate de afogados. 

Somente nos dois primeiros dias de Carnaval, a Coordenadoria já efetuou 14 resgates e cerca mais de 300 prevenções a banhistas que escolheram Rio das Ostras para se divertir. “Estamos trabalhando sem parar para garantir a segurança de todos. Graças as nossas orientações, conseguimos evitar inúmeros acidentes. Tivemos um caso de afogamento de uma criança, no trecho onde o Rio das Ostras encontra com a Praia da Boca da Barra. Conseguimos resgatar o menino, fizemos todos os procedimentos, encaminhamos ao Pronto-Socorro, mas, infelizmente, veio a óbito. É muito importante que as famílias, principalmente aquelas que estiverem com crianças, se orientem com os guardas-vidas antes de entrar na água. Vamos indicar os melhores locais de banho e os mais perigosos para evitar qualquer tipo de acidente”, alertou o responsável pela Coordenadoria de Proteção! Ambiental, Rangel. 

Para evitar acidentes é preciso respeitar as faixas e os avisos, além de não entrar em locais onde há alerta de perigo. As crianças precisam de uma atenção especial e nunca devem ser deixadas sozinhas. Os adultos também precisam ter cautela quando forem entrar em rios, lagoas e mar. A ingestão de bebidas alcoólicas é um dos principais fatores que contribuem para o afogamento de adultos. É importante ressaltar que é preciso tomar alguns cuidados para que a diversão não termine em acidentes. 

Seguem algumas dicas: 

- Evite locais sem a presença de guarda-vidas 

- Lembre-se: Todo ambiente aquático requer cuidado. A principal recomendação para garantir sua segurança é ter noção dos riscos e assumir uma postura preventiva. 

- Seja prudente. Não superestime sua capacidade de nadar. Avalie as consequências de um possível incidente. 

- Sempre que possível, opte pelo uso do colete salva-vidas (especialmente em crianças). Em água doce ou em embarcações, seu uso é imprescindível. O uso dele, certamente, fará a diferença entre vida e morte. 

- Em água doce ou salgada, procure locais rasos e sem correnteza 

- Crianças exigem cuidado redobrado. Não as perca de vista. 

- Atente para a sinalização de praia. Observe a bandeira fixada no posto dos guarda vidas: Vermelha: risco elevado de afogamentos / Amarela: risco médio de afogamentos / Verde: risco baixo de afogamentos 

- As bandeiras vermelhas na faixa de areia indicam as correntes de retorno. Apesar da menor quebra de ondas, o local possui forte correnteza em direção ao alto-mar. Evite estes pontos. Se notar que está sendo arrastado por uma dessas correntes, mantenha-se calmo e tente acenar ou gritar por socorro enquanto nada para o lado, em vez de para o raso. 

- Não tente salvar pessoas vítimas de afogamento sem estar habilitado. Neste caso, lance algum objeto que a ajude a flutuar e acione guarda-vidas ou a emergência pelo telefone 193. 

- Objetos flutuantes (boias e pranchas) passam falsa impressão de segurança. O ideal é optar por um colete salva-vidas. 

- Evite aproximar-se de costões. Ao caminhar sobre as pedras destes ambientes, observe antes se uma onda não poderá atingi-lo e jogá-lo no mar.

- Antes de mergulhar, certifique-se da profundidade. Um acidente pode provocar sequelas irreversíveis. 

- Nunca nade após ingerir bebidas com álcool, alimentos ou se estiver passando mal ou com frio. 

-Evite, ainda, áreas de saída de barco ou prática de esportes aquáticos (kitesurfe, surfe). 

- Sempre acate as orientações dos guarda-vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário