quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Prefeitura inaugura primeiro Centro Educacional para crianças com necessidades especiais do NF

Prefeitura inaugura primeiro Centro Educacional  para crianças com necessidades especiais do NF
A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria municipal de Educação, inaugurou, na manhã desta quarta-feira (5), o primeiro Centro de Atendimento Educacional Especializado de Quissamã (CAEEQ). A instituição, a primeira do gênero no Norte Fluminense, é destinada a alunos com necessidades especiais leves, moderadas e graves, matriculados na rede municipal de ensino, desde a creche até o término do segundo segmento do ensino fundamental.
A cerimônia de inauguração contou com a apresentação do professor de música Aurênio Barreto e banda, na execução do Hino de Quissamã; e da apresentação da equipe do novo espaço; encerrando com uma oração, realizada pelo pastor Ramiro, presidente da Associação de Pastores de Quissamã. Participaram também o vice-prefeito e secretário de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Marcelo Batista; os vereadores Calico Leite; Léo da SIS, José Borba, Luiz de Acil e Chiquinho de Arué; secretários, subsecretários e coordenadores.
O Centrinho, como é carinhosamente chamado pela equipe da secretaria de Educação, tem como objetivo oferecer atendimento complementar e suplementar à rede regular de ensino, no sentido de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem e apoiar os profissionais para garantir aos educandos os atendimentos adequados às suas necessidades.
Fátima enfatizou sua alegria em estar na antiga Escola Maria Elza, após um ano de governo, podendo comemorar várias conquistas, mesmo diante da crise financeira que atingiu o município, a região e o Estado. “Conseguimos, com o empenho de nosso secretariado, servidores e colaboradores, retomar os programas sociais, colocar em dia a bolsa de estudos e garantir os salários em dia para o funcionalismo, entre outros avanços. Essa semana, tivemos a volta do ano letivo em todas as escolas da rede e quero destacar os pátios cheios de pais. Em 2017 falamos muito da importância da participação da família na escola e hoje temos aqui a inauguração do primeiro Centro de Atendimento Educacional Especializado do Norte Fluminense, com uma equipe de ponta, bem montada e capacitada, que em breve será visitado por vários municípios, que tem por principal objetivo cuidar e acolher essas crianças", ressaltou a prefeita.
A diretora de Departamento do CAAEQ, Adriana Rocha, expressou sua emoção ao falar sobre a inauguração, e de quantas pessoas sonharam com este momento. "Quero agradecer à prefeita Fátima e ao secretário Róbisson por todo apoio na realização desse sonho, e a toda equipe da secretaria de Educação e do Centrinho na organização do espaço. Vamos dar o melhor para nossas crianças e fazer que o espaço seja referência na região", destacou.
O secretário de Educação, Róbisson Serra, parabenizou toda a equipe do Centro Especializado pelo trabalho bem feito, por várias mãos, para receber as crianças que serão atendidas no espaço. "Estou muito feliz em ver o brilho nos olhos de nossos professores, que se especializaram buscando sempre o aperfeiçoamento profissional para que nossas crianças tenham acesso a inclusão social. Vejo que estamos no caminho certo e que essa parceria entre escola e família traga bons frutos para a Educação do município", salientou.

Na ocasião, Michele Monteiro, mãe do aluno Heitor, de 5 anos, falou em nome de todos os alunos matriculados no Centrinho. "Observamos o empenho de toda a equipe, assim como o engajamento da prefeita em inaugurar esse espaço para nossas crianças trabalharem suas dificuldades e também desenvolver suas habilidades", disse, em tom emocionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário