domingo, 18 de março de 2018

Dia Mundial da Água é festejado na Cidade

Divulgação
Ações serão realizadas de 19 a 23 de março por equipe do Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras
Mais um projeto de Educação Ambiental movimenta Rio das Ostras. Na próxima semana, dos dias 19 a 23 de março, serão realizadas pelo Centro de Educação Ambiental do município – Cedro, diversas ações em comemoração ao Dia Mundial da Água. A ideia é fazer um trabalho de conscientização sobre a importância da água como um recurso natural de responsabilidade coletiva. 

Nos dias 19 e 20, a partir das 9h, profissionais do Cedro realizarão mais uma vez a ação “Praia não é Cinzeiro”, na Praça José Pereira Câmara, no Centro, com estudantes e comunidade. Também haverá cinema e oficina de artes. No dia 21, às 9h30, será feito o replantio de mangue no bairro Liberdade. 

Já no dia 22, será realizada a palestra “A água que não vemos”, na empresa Vallourec. Para finalizar a Semana da Água, no dia 23, a ação é com alunos da rede pública de Rocha Leão, que vão conhecer a nascente do Rio Jundiá, onde haverá plantio de nascente, a partir das 14h. Nos dias 19 e 20, o Cedro também fará uma campanha para troca de óleo de cozinha usado por mudas frutíferas. 

De acordo com a coordenadora do Cedro, Uellem Bilro, o objetivo dessas ações é a conscientização, alertando sobre o lixo jogado nas ruas de forma desordenada e lançamento de esgoto nas redes pluviais, que provocam a contaminação dos rios e trazem grandes transtornos à própria população. 

“A ação de replantio na área de mangue, por exemplo, é de fundamental importância para o Bioma, visto que o mangue serve como um filtro natural da água. Suas raízes altas ajudam a evitar a erosão e o assoreamento do Rio, que pode ocasionar em enchentes. Resolvemos criar ações quanto ao percurso do Rio até chegar ao mar e assim mostrar também a importância de preservá-lo”, destacou Uellem. 

HORA DO PLANETA – Após estas ações, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras também realizará através do Cedro, um evento alusivo à Hora do Planeta, que acontece no dia 24 de março. Na ocasião, haverá um cinema na Praça José Pereira Câmera, das 20h30 às 21h30, utilizando energia limpa por meio de placas fotovoltaicas, em parceria com a empresa Plano B Energia. 

A Hora do Planeta é uma iniciativa mundial da Rede WWF, para enfrentar mudanças climáticas. Neste dia, população, empresas e outras instituições são solicitadas a apagar as luzes pelo período de uma hora, mostrando apoio no combate ao aquecimento global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário